[ocultar]
Vítima
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Dezembro de 2017) |
O termo vítima vem do latim victus e victimia, "dominado" e "vencido", (ou ainda "oferta" e oblata). No sentido originário, vítima era a pessoa ou animal sacrificado aos deuses. Atualmente, a palavra vítima se estende por vários sentidos. No sentido geral, vítima é a pessoa que sofre os resultados infelizes dos próprios atos, dos de outrem ou do acaso.
No sentido jurídico
No sentido jurídico-geral, vítima é aquele que sofre diretamente a ofensa ou ameaça ao bem tutelado pelo direito (honra, vida, liberdade, por exemplo).
- No sentido jurídico-penal-restrito, vítima é a designação do indivíduo que sofre diretamente as conseqüências da violação das leis penais.
- No sentido jurídico-penal-amplo, vítima abrange o indivíduo e a sociedade que sofrem indiretamente as consequências dos crimes.
No direito e na criminologia, o estudo da vítima, de uma maneira vasta e multiforme, cabe à vitimologia, que abrange inclusive a Sociologia jurídica e numa especial atenção a Medicina Legal.
Fontes externas
- CALHAU, Resumo de Criminologia, 4ª edição, Rio de Janeiro, Impetus, 2009.
Sem comentários:
Enviar um comentário