quinta-feira, 6 de abril de 2023

GUERRA NA UCRÂNIA - MAIS DE 400 DIAS DEPOIS - 6 DE ABRIL DE 2023

 

Por Volodymyr Zelensky, France Presse

 


Avião MIG-29 da Força Aérea polaca durante un voo na Polônia — Foto: Reuters/Kacper Pempel

Avião MIG-29 da Força Aérea polaca durante un voo na Polônia — Foto: Reuters/Kacper Pempel

O presidente da Polônia afirmou nesta quarta-feira (5) que o país está disposto a entregar à Ucrânia toda a frota restante de caças MiG-29 de concepção soviética, quase 30 aeronaves.

Varsóvia já entregou a Kiev oito MiG-29 e enviará outros seis em breve.

Durante uma visita de Volodymyr Zelensky, líder ucraniano, à Varsóvia, o presidente da Polônia, Andrzej Duda, afirmou em entrevista coletiva que a Ucrânia poderá receber "o conjunto de sua frota de MiG" em breve.

Antes disso, no entanto, Duda precisa da aprovação dos aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Zelensky na Polônia

Zelensky, chegou nesta quarta-feira (5) à vizinha Polônia para fortalecer o apoio regional diante de uma nova contraofensiva que planeja iniciar nas próximas semanas.

Além de ter aberto as fronteiras para receber mais de um milhão de refugiados ucranianos nos últimos 13 meses de guerra, a Polônia também chamou a atenção do Ocidente para a guerra e angariou parte do apoio político e militar de países europeus ao governo de Zelensky.

O assessor do governo polonês, Marcin Przydacz, afirmou que a visita "é um sinal de confiança e de agradecimento à Polônia e aos poloneses".

Além de receber refugiados, a Polônia desempenhou um papel importante em persuadir outras potências ocidentais a fornecer tanques de guerra e outras armas à Ucrânia.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue