quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

SANTA JOSEFINA BAKHITA - 8 DE FEVEREIRO DE 2023

 

Josefina Bakhita

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Santa Josefina Bakhita
Santa Josefina Bakhita
NascimentoOlgossaDarfurSudão 
c. 1869
MorteSchioVênetoItália 
8 de fevereiro de 1947 (78 anos)
Veneração porIgreja Católica
Beatificação17 de maio de 1992
por Papa João Paulo II
Canonização1 de outubro de 2000
Vaticano
por Papa João Paulo II
Festa litúrgica8 de fevereiro
Padroeirado Sudão, dos Sequestrados e escravizados
Gloriole.svg Portal dos Santos

Josefina Bakhita (em italianoGiuseppina Bakhita) foi uma religiosa italiana da Igreja Católica da ordem canossiana. Tem origem sudanesa.[1]

Vida e obras

O nome "Bakhita", que significa "afortunada", "sortuda" ou "bem-aventurada", não lhe foi dado ao nascer mas lhe foi atribuído pelos raptores. Foi capturada e vendida por mercadores de escravos negros no mercado de El Obeid e de Cartum ao cônsul da Itália no Sudão, D. Calixto Legnani, que logo lhe deu uma carta de liberdade. No período de escravidão, Bakhita sofreu as humilhações, sofrimento físico, psicológico e moral dos escravos.

Na casa do cônsul Legnani, Bakhita trabalhava como mulher livre e isto lhe deu momentos de serenidade. Quando Legnani teve de regressar ao país, Bakhita decidiu acompanhá-lo, e chegando a Gênova é transferida para a localidade de Zianigo, ao serviço da família Michieli como "ama-seca", e posteriormente, passou à Congregação das Filhas da Caridade de Santa Madalena de Canossa (Canossianas) de Veneza, onde recebeu os primeiros sacramentos do catecumenato, em 9 de janeiro de 1890, foi batizada com o nome de Josefina e em 8 de dezembro de 1896 tomou o habito e ingressou na ordem das Irmãs Canossianas, com o nome religioso de Irmã Josefina.

Josefina Bakhita se destacou pela piedade e amor a Cristo e à Eucaristia, também pelo serviço social pelos demais pobres e desamparados, o que fez com que ficasse conhecida como o apelido em vêneto de "Madre Morèta" (Mãe Moreninha).

Faleceu no convento canosiano de Schio, em 1947, com a idade de 78 anos; foi enterrada no começo na capela de uma família de Schio, os Gasparella, provavelmente na espera de um sepultamento definitvo no Templo da Sagrada família. E assim foi em 1969, quando o corpo encontrado incorrupto de Bakhita foi sepultados sob o altar da Igreja do mesmo convento.

Foi beatificada em 1992 e canonizada em Roma, pelo Papa João Paulo II, em outubro de 2000.

Ligações externas

Ícone de esboçoEste artigo sobre a biografia de um(a) santo(a) ou um(a) beato(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1.  «Irmã Josefina Bakhita»www.vatican.va. Consultado em 20 de setembro de 2020

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue