Lançamento de foguetão falha segundos depois de estar no ar
O momento foi registado em vídeo.
A Blue Origin foi obrigada a cancelar, esta segunda-feira, uma missão espacial devido a uma falha no funcionamento do propulsor do foguetão. A nave esteve no ar pouco mais de um minuto, tendo sido ativado o mecanismo de proteção da cápsula.
O lançamento do New Shepard 23 – uma nave não tripulada – ocorreu esta segunda-feira, pelas 10:24 (hora local, 14:24 em Lisboa), mas o foguetão apenas esteve no ar pouco tempo. O propulsor deixou de funcionar a um minuto e quatro segundos de voo, estando a nave a cerca de 8,5 quilómetros de altitude.
“Estamos a responder a um problema desta manhã [segunda-feira] no Local de Lançamento 1, no oeste do Texas. Os sistema de escape da cápsula funcionou como projetado”, publicou a empresa no Twitter, anunciado que mais informação iria ser disponibilizada.
A cápsula do foguetão, onde iam experiências científicas e outros materiais da Blue Origin, aterrou em segurança.
Na transmissão em direto do lançamento – que foi disponibilizada em vídeo no Twitter – é possível ver o foguetão a inclinar-se, segundos antes de ser ativada o mecanismo de proteção da cápsula. A Blue Origin está ainda a investigar o que levou ao mau funcionamento do propulsor.
Esta é a 23.ª missão oficial do foguetão New Shepard. Foi num foguetão deste modelo que o Jeff Bezos – fundador da Blue Origin e da Amazon – fez a primeira viagem tripulada ao espaço, a 20 de julho de 2021. Depois disso, várias celebridades – incluindo o ator William Shatner e Laura Shepard, filha do astronauta Alan Shepard – integraram o grupo de turistas espaciais a bordo de naves da Blue Origin.
A corrida ao turismo espacial tem colocado frente a frente Jeff Bezos e Richard Branson, fundador da Virgin Galactic. Branson conseguiu vencer Jeff Bezos ao promover a primeira viagem turística ao espaço no dia 11 de julho de 2021, cerca de uma semana antes da viagem de Bezos. Também Elon Musk criou a empresa de exploração espacial SpaceX, que se foca quase exclusivamente em providenciar serviço de transporte de astronautas da NASA.
Sem comentários:
Enviar um comentário