A presidente do partido Irmãos de Itália declarou vitória nas eleições e já reivindicou liderança do próximo Governo em Itália.

Partidos de direita radical na Europa celebram vitória de Giorgia Meloni em Itália
Partidos de direita radical na Europa celebram vitória de Giorgia Meloni em Itália© Antonio Masiello

Giorgia Meloni já declarou vitória nas eleições e afirmou que os italianos deram um sinal claro de apoio a um Governo de direita liderado pelo seu partido Irmãos de Itália.

Nas reações aos resultados, os partidos de direita radical na Europa celebram a vitória de Giorgia Meloni.

A nível nacional, o Chega saudou a vitória da direita em Itália e diz que estes ventos de mudança irão chegar a Portugal.

Na Hungria, o partido de Víctor Orbán também celebrou a vitória da coligação de direita, assim como o partido de Marine Le Pen, em França, que diz que os italianos deram uma lição de humildade à União Europeia. A líder do partido de extrema-direita francesa Rassemblement National considera que Itália elegeu um Governo “patriota e soberanista”.

"O povo italiano decidiu retomar o destino que tem em mãos ao eleger um Governo patriota e soberanista. Bravo a Giorgia Meloni e Matteo Salvini (Liga), por ter resistido à ameaça da União Europeia, antidemocrática e arrogante", escreveu Le Pen, numa mensagem difundida pela rede social Twitter.

O partido espanhol Vox considera que milhões de europeus depositam agora as esperanças em Itália. Também o primeiro-ministro da Polónia já deu os parabéns a Giorgia Meloni pela vitória nas eleições.

De acordo com resultados parciais, a coligação de direita e extrema-direita - liderada pelo partido Irmãos de Itália e que reúne ainda a Liga, de Matteo Salvini, e o partido conservador Força Italia, de Silvio Berlusconi - obteve entre 43% dos votos nas legislativas.

A participação nas eleições gerais da Itália no domingo foi de cerca de 63,81%, abaixo do valor de 72,9% registado nas eleições de 2018, disse a ministra do Interior italiana, Luciana Lamorgese.

No primeiro discurso após a votação de domingo, Meloni garantiu que o partido vai governar "para todos" e "para que os italianos se possam orgulhar de ser italianos".