Dez distritos de Portugal continental vão estar a partir de segunda-feira em alerta amarelo para tempo quente.

Dez distritos de Portugal continental vão estar a partir de segunda-feira em alerta amarelo para tempo quente.
© iStockDez distritos de Portugal continental vão estar a partir de segunda-feira em alerta amarelo para tempo quente.

A semana vai arrancar com dez distritos de Portugal continental em alerta amarelo devido ao tempo quente. Além destes dez distritos, também todo o arquipélago da Madeira estará sob o mesmo alerta. 

Amanhã, segunda-feira, os termómetros vão chegar aos 38 graus [Celsius] em alguns distritos ou andar muito próximos dessas temperaturas. 

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a previsão aponta para "céu geralmente limpo, com nebulosidade matinal no litoral oeste" e vento por vezes forte no litoral oeste e nas terras altas". 

Estima-se ainda a "subida da temperatura máxima no Norte e Centro, em especial no litoral". 

Quantitativamente, falamos de temperaturas máximas que andarão entre os 38 graus (Castelo Branco e Évora) nos distritos mais quentes e 25 e 26 (Sagres e Aveiro) nos distritos onde as temperaturas não subirão tanto. Relativamente às temperaturas mínimas, não serão inferiores a 16 graus. 

Quanto aos arquipélagos, a Madeira estará sob alerta amarelo para tempo quente com temperaturas máximas de 26 e 27 graus. Já os Açores não irão além dos 28 graus, sendo que a ilha de São Miguel só atingirá os 25 graus. 

Recorde-se que o país entrou hoje em situação de alerta devido ao tempo quente e, consequentemente, risco extremo de incêndio. 

A situação de alerta, que deverá manter-se até, pelo menos, terça-feira, prevê medidas extraordinárias e será reavaliada pelo Governo na segunda-feira.

Leia Também: Incêndios. Portugal em situação de alerta de hoje até terça-feira