HMS Hood (51)
HMS Hood | |
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Carreira Reino Unido | |
Operador | Marinha Real Britânica |
Fabricante | John Brown & Company |
Homônimo | Samuel Hood, 1.º Visconde Hood |
Batimento de quilha | 1 de setembro de 1916 |
Lançamento | 22 de agosto de 1918 |
Comissionamento | 15 de março de 1920 |
Indicativo visual | 51 |
Estado | Naufragado |
Destino | Afundado em 24 de maio de 1941 |
Características gerais | |
Tipo de navio | Cruzador de batalha |
Classe | Admiral |
Deslocamento | 46 680 t (carregado) |
Maquinário | 4 turbinas a vapor 24 caldeiras |
Comprimento | 262,3 m |
Boca | 31,8 m |
Calado | 9,8 m |
Propulsão | 4 hélices triplas |
Velocidade | 31 nós (57 km/h) (1920) 28 nós (52 km/h) (1941) |
Autonomia | 5 332 milhas náuticas à 20 nós (9 870 km à 37 km/h) (1931) |
Armamento | 1920: 8 canhões de 381 mm 12 canhões de 140 mm 4 canhões antiaéreos de 101 mm 1941: 8 canhões de 381 mm 7 canhões de 101 mm 3 canhões automáticos de 40 mm 5 metralhadoras de 12 mm |
Blindagem | Cinturão de 152 a 305 mm Convés de 19 a 76 mm Barbetas de 127 a 305 mm Torretas de 279 a 381 mm Anteparas de 102 a 127 mm |
Tripulação | 1 433 (1920) 1 325 (1934) |
O HMS Hood foi um cruzador de batalha operado pela Marinha Real Britânica no início da Segunda Guerra Mundial. Foi atingido em cheio no vapor e partido ao meio pelo couraçado alemão Bismarck a 24 de maio de 1941.[1]
O projeto original para o cruzador data de antes da Batalha da Jutlândia. Ele e suas três naves irmãs projetadas destinavam-se a contrabalançar os cruzadores de batalha alemães da Classe MacKensen, os quais dispunham de canhões de 381mm calibre 42 BL Mark 1. Originalmente o Hood deveria ter armamento pesado e alta velocidade, porém proteção relativamente leve.
Depois da Batalha da Jutlândia os planos foram rapidamente refeitos e a espessura de sua blindagem acrescida em 50%, resultando em um deslocamento de 5.080 ton maior que o projeto original, com uma perda de 2 nós (3,7 Km/h) na velocidade. Entretanto, a produção de suas três naves irmãs foram canceladas em 1917, quando a marinha inglesa detectou que a produção de cruzadores alemães da mesma classe haviam sido cancelados.
No entanto o Hood, foi devidamente concluído em 1920, permanecendo por muitos anos como o maior e mais rápido nau-capitânia do mundo, com alta reputação na marinha real.
Em Dezembro de 1938, propôs-se que o Hood sofresse uma reconstrução semelhante ao que havia sido feito na classe Renown, porém com o acréscimo de 16 canhões de 133mm da classe King George V. A substituição da maquinaria foi considerada extremamente urgente. Entretanto a reconstrução foi cancelada assim que a guerra se iniciou, permanecendo em grande parte inalterado.
Em 1941, junto com couraçado HMS Prince of Wales foi incumbido de interceptar o Bismarck e o Prinz Eugen no Estreito da Dinamarca.
Durante a Batalha do Estreito da Dinamarca, a quinta salva de tiros disparada pelo Bismarck atingiu o paiol de munições do Hood que explodiu e afundou em menos de três minutos. Eram exatamente 6h da manhã.
De uma tripulação de 1.418 pessoas, apenas 3 sobreviveram. Isto desencadeou um ódio na Marinha Real britânica, o que tornou o afundamento do Bismarck uma questão de honra.
Referências
- ↑ «HMS Hood (51) Battlecruiser Warship». Military Factory. Consultado em 11 de abril de 2019
Bibliografia
- Guias de Armas de Guerra, Editora Nova Cultural, 1985
- Grenfell, Russel. The Bismarck Episode - The Mackmillam Co. 1948
- Reader´s Digest. História Secreta da Última Guerra - Editora Ypiranga, 1962
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