Prêmio Nobel da Paz de 2021 vai para dois jornalistas que lutam por liberdade de expressão
8 de outubro de 2021
A filipina Maria Ressa e o russo Dmitry Andreyevich receberam hoje a notícia de que eram os vencedores do Prêmio Nobel da Paz de 2021. Segundo o comitê selecionador, os dois venceram "por seus esforços para salvaguardar a liberdade de expressão, que é uma pré-condição para a democracia e uma paz duradoura".
Ambos lideram jornais que criticam ações governamentais, ela o Rappler, e ele o Novaya Gazeta, que viu seis de seus jornalistas serem mortos em anos recentes.
O Prêmio Nobel da Paz é um dos cinco prêmios Nobel estabelecidos pela vontade do industrial, inventor e fabricante de armamentos sueco Alfred Nobel, junto com os prêmios de Química, Física, Fisiologia , Medicina e Literatura. Por vontade de Alfred, o destinatário é selecionado pelo Comitê Norueguês do Nobel, um comitê de cinco membros nomeado pelo Parlamento da Noruega. Desde 1990, o prêmio é concedido em uma cerimônia no dia 10 de dezembro na Prefeitura de Oslo a cada ano, precedida pelo Rei Haroldo V da Noruega.
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Referências
- Nobel da Paz, Wikipédia.
Notícias Relacionadas
- Três dividem o Prêmio Nobel de Física por Trabalhos sobre Mudança Climática
- Tanzânia: Abdulrazak Gurnah vence o Nobel de Literatura de 2021
Fontes
- The Nobel Peace Prize 2021 — Nobel Prize Outreach, 8 de outubro de 2021.
- Nobel da Paz 2021 vai para os jornalistas Maria Ressa e Dmitry Muratov por defesa da liberdade de expressão — G1, 8 de outubro de 2021.
Compartilhe essa notícia: |
Esta página está arquivada e não é mais editável. |
Sem comentários:
Enviar um comentário