domingo, 30 de maio de 2021

OBSERVADOR - 30 DE MAIO DE 2021

 

Observador

Manhã de domingo

As principais notícias do dia

Bom dia!

POLÍTICA

A saída de três vices que abalou unidade no Chega

Acusações de traição, nepotismo, rutura e ajustes de contas. O segundo dia de congresso do Chega ficou marcado pela despromoção de três vices e por críticas ao excesso de protagonismo de um clã.

SAÚDE

"Vergonha em pleno combate à pandemia", acusa Rio

Presidente do PSD diz que Governo e Câmara do Porto "deviam pedir desculpa aos portugueses" por desacatos de adeptos ingleses no Porto. Índia com número mais baixo de casos em 46 dias.

DESPORTO

Quando o Porto passou a "Oporto"

Por momentos, a cidade do Porto regressou a um tempo pré-pandémico, a fazer lembrar uma qualquer tarde do Europeu de 2004. A invasão inglesa e os banhos de cerveja de quem dava tudo por um bilhete.

DESPORTO

FC Porto ataca Governo e volta a pedir demissões

Dragões acusam responsáveis governamentais de mentirem em relação às anunciadas "bolhas" e criticam medidas diferentes entre Champions, concerto no Super Bock Rosa Mota e final da Liga de basquetebol.

DESPORTO

O dia em que Pep foi humano e Tuchel virou Deus

Espanhol vê o futebol como um constante início em busca da perfeição. Foi o seu fim. O alemão, fiel a uma ideia que faz do pragmatismo o seu lado mais romântico, colocou Chelsea campeão europeu (0-1).

POLÍTICA

Marta Trindade, Motta Veiga e Frazão são os vices

Ventura admitiu "dores de crescimento" do Chega e adia discussão do novo programa político. Despromove José Dias, Pacheco Amorim e Nuno Afonso e escolhe João Tilly para nº1 do Conselho Nacional.

POLÍTICA

Assis. "Ilegalizar o Chega não é o caminho"

Líder do Conselho Económico e Social diz que não há risco de André Ventura contaminar o PSD. Assis insiste nas críticas ao Governo por promover a raspadinha para financiar o setor cultural.

POLÍTICA

PSD sem Chega ou eleições? "Prefiro ir a votos"

Em entrevista à Rádio Observador, o grande ideólogo do Chega recusa ser chantageado: se o PSD não aceitar o partido no Governo, Pacheco Amorim prefere não dar a mão a Rui Rio e forçar eleições.

MUNDO

Boris Johnson casou-se em segredo

A notícia do casamento secreto é avançada pelo tabloide Mail on Sunday e é citada pela agência Reuters e por vários jornais britânicos. O casamento deveria acontecer apenas em 2022.

CIÊNCIA

Clima. "Jovens estão a sofrer lavagem ao cérebro"

Entrevista ao ativista Michael Shellenberger, que diz estar cansado do "ambientalismo apocalíptico" — e escreveu um livro para dizer que as alterações climáticas não são o fim do mundo.

LIFESTYLE

18 novos livros infantis para o Dia da Criança

Porque oferecer um livro é sempre boa ideia, reunimos diversas novidades que aproximam os mais pequenos da natureza, da arte, dos avós, do respeito pelos outros e até do método de Marie Kondo.

OPINIÃO

Fotografia do Colunista
Helena Matos

Marquises há muitas

Escolha o leitor a sua: a de Ronaldo. A dos adeptos. A das notícias inconvenientes. Há uma marquise para cada um de nós. Ou não fosse Portugal um país trancado na marquise do socialismo.

Fotografia do Colunista
Paulo Trigo Pereira

O SEF e Pedrogão: é a responsabilidade estúpido!

Em Pedrogão ou no SEF a questão é a mesma. O problema essencial não resulta de más leis, ainda que possam ser melhoradas, mas da forma como cada um assume, ou não, as suas responsabilidades.

Fotografia do Colunista
André Abrantes Amaral

We made a lot of mistakes

Quem viaja deve ir a Amesterdão. Nesta encontra-se o Portugal que mandámos embora. O país que escolhemos não ser. A Holanda é o maior concorrente com que Portugal se deparou ao longo da sua história.

Fotografia do Colunista
Teresa Roque

O interminável conflito israelo-palestiniano

Em muitos aspectos, os israelitas parecem criar ou, pelo menos, piorar os seus próprios problemas. Se a segurança é o objectivo final, os israelitas parecem cada vez mais longe de o poder alcançar.

Fotografia do Colunista
P. Nelson Faria, sj

A direita portuguesa e a tensão das cordas

A direita não está em crise, mas os seus partidos históricos sim. Se PSD e CDS-PP voltarem a ser uma casa para todas as sensibilidades que historicamente os constituem, então terão algo a dizer.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue