Instituto Nacional de Educação de Surdos
Este artigo foi proposto para eliminação semirrápida. |
O INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos) é o centro nacional de referência na área da surdez no Brasil, sendo um órgão do Ministério da Educação. Localizado na cidade do Rio de Janeiro, no bairro das Laranjeiras, foi a primeira instituição nesta área no Brasil, fundada por Édouard Huet em 1857.
Entre os objetivos institucionais do INES estão a produção, o desenvolvimento e a divulgação de conhecimentos científicos e tecnológicos na área da surdez em todo o Brasil, além de subsidiar a Política Nacional de Educação de Surdos.
Possui ensino:
- Educação Infantil - CAP/DEBASI (Colégio de Aplicação)
- Ensino Fundamental - CAP/DEBASI
- Ensino Médio - CAP/DEBASI
- Ensino Superior - DESU
- Curso de Pedagogia
- Curso de Extensão
- Pós graduação Lato Sensu
- Pós graduação Stricto Sensu - Mestrado Profissional
Presta assessoria técnica nas seguintes áreas:
- PRONAEBS - DICTE/COPET
- Parceria com CAS - DICTE/COPET
- Curso de Libras como Segunda Língua aos Ouvintes - DFCRH/DDHCT
- Curso de Extensão a comunidade - DFCRH/DDHCT
- Prevenção à surdez - DIAU/DDHCT;
- Audiologia;
- Fonoaudiologia;
- Orientação familiar - DISOP/DEBASI;
- Orientação profissional - DIEPRO/DEBASI;
- Artes;
- Biblioteca infantil e acadêmica;
- Repositório - NEO/DESU
- Distribuição gratuita de Material Didático - DIESP/DDHCT
- Convênios - DFCRH/DDHCT
- Grupo de Pesquisa - DIESP/DESU
- Estágios - DFCRH/DDHCT
Referências
Instituto Imperial de Surdos Mudos - http://mapa.an.gov.br/index.php/menu-de-categorias-2/365-instituto-dos-surdos-mudos
BRASIL. Lei n. 939, de 26 de setembro de 1857. Fixa a despesa e orça a receita para o exercício de 1858-1859. Coleção das leis do Império do Brasil, Rio de Janeiro, parte 1, p. 37, 1857.
____. Decreto n. 4.046, de 19 de dezembro de 1867. Aprova o Regulamento Provisório do Instituto dos Surdos-Mudos. Coleção das leis do Império do Brasil, Rio de Janeiro, v. 1, parte 2, p. 452, 1867.
____. Decreto n. 5.435, de 15 de outubro de 1873. Aprova o Regulamento que dá nova organização ao Instituto dos Surdos-Mudos. Coleção das leis do Império do Brasil, Rio de Janeiro, v. 2, p. 797, 1873.
____. Ministério da Justiça e Negócios Interiores. Noticia histórica dos serviços, instituições e estabelecimentos pertencentes a esta repartição. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1898.
____. Relatório apresentado à Assembleia Geral Legislativa na segunda sessão da décima legislatura pelo ministro e secretário de Estado dos Negócios do Império marquês de Olinda. Rio de janeiro: Tipografia Universal de Laemmert, 1858.
____. Relatório apresentado à Assembleia Geral Legislativa na primeira sessão da décima legislatura pelo ministro e secretário de Estado dos Negócios do Império José Antônio Saraiva. Rio de Janeiro: Tipografia Nacional, 1861.
____. Relatório apresentado à Assembleia Geral Legislativa na segunda sessão da décima terceira legislatura pelo ministro e secretário de Estado dos Negócios do Império José Joaquim Fernandes Torres. Rio de Janeiro: Tipografia Nacional, 1868.
JANUZZI, G. M. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2006.
ROCHA, Solange. O INES e a educação de surdos no Brasil: aspectos da trajetória do Instituto Nacional de Educação de Surdos em seu percurso de 150 anos. Rio de Janeiro: INES, 2007.
RIBEIRO, Adalberto. O Instituto Nacional de Surdos Mudos. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1942.
Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Rio de Janeiro, v. 326, jan.-jun 1980, p. 215.
LANNA JÚNIOR, Mário Cléber Martins (Comp.). História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil. Brasília: Secretaria de Direitos Humanos. Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2010.
LIMEIRA, Aline de Morais. Espaços mistos: o público e o privado na instrução do século XIX. Revista Brasileira de História da Educação, v. 11, n. 3 (27), p. 99-129, set./dez. 2011.
Sem comentários:
Enviar um comentário