domingo, 7 de março de 2021

JOSÉ CARLOS MALATO - APRESENTADOR DE TELEVISÃO - NASCEU EM 1964 - 7 DE MARÇO DE 2021

 


José Carlos Malato

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
José Carlos Malato
José Carlos Malato em 2015
Nascimento7 de março de 1964 (57 anos)
MonfortePortugal Portugal
NacionalidadePortugal Portuguesa
OcupaçãoApresentador de televisão

José Carlos Catalão Malato (Monforte7 de março de 1964) é um apresentador de televisão e locutor de rádio português.[1]

Andou nas vindimas em França,[2] foi empregado no Hotel Palácio, no Estoril,[3] auxiliar administrativo no Hospital de São José[4] e gerente de uma gelataria no Centro Comercial das Amoreiras, em Lisboa.[5]

Biografia

Em 1985 estreou-se como animador na Rádio A, em Tires,[1] na época das rádios pirata, com um programa chamado Modus Vivendi.[1] No ano seguinte foi para a Rádio Miramar, de Oeiras, onde criou o programa Trovas do vento que passa. Em 1988 ajudou a fundar a Rádio Comercial da Linha.

A colaboração de José Carlos Malato com a televisão remonta ao ano de 1991, como locutor de continuidade da SIC, precisamente no ano da sua fundação. Contudo, logo no ano seguinte, em 1992, optou por regressar à rádio, desta vez para a Renascença, para desempenhar as funções de repórter no programa Despertar, de António Sala. Entretanto, ajudou a fundar a XFM, onde esteve dois anos como realizador. Voltaria depois para o Grupo Renascença, ingressando na RFM. Aqui continuou com as funções de repórter, agora no programa Café da Manhã, assumindo a seguir a responsabilidade pela emissão de Dick Dees - Weekly Top 40. Em 1997 aceitou um convite da Rádio Comercial, estação onde passou a ser o realizador do programa As Manhãs da Comercial, assim como de Always on Top e Nota Máxima.

Paralelamente, Malato voltou a experimentar a televisão, mas desta vez como copywriter do Departamento de Autopromoção da SIC. Sem deixar a rádio, em 2002 passou a ser o responsável pelas emissões da manhã da Antena 3.

Seria na RTP que José Carlos Malato viria a fazer carreira na apresentação de programas. Começou no Top+, seguindo-se o programa de entretenimento das tardes de segunda a sexta-feira, Portugal no Coração, ao lado de Merche Romero. Neste programa criou tal empatia com o público que, em pouco mais de um ano, se tornou um dos principais rostos da estação em horário nobre.[6] Apresentou meia dezena de concursos — Um contra TodosA HerançaJogo DuploQuem Quer Ser Milionário? - Alta Pressão e Decisão Final. Conduziu também Sexta à Noite, um talk-show onde conversou com diversas personalidades (jornalistas, escritores, músicos, toureiros, etc.) e o magazine Cartaz RTP, programa destinado a mostrar os conteúdos produzidos pelos vários canais RTP, cabendo a José Carlos Malato sugerir o que ver, ouvir e ler.[7]

José Carlos Malato estudou Filosofia, na Universidade de Lisboa, e licenciou-se em Ciências da Comunicação, na Universidade Autónoma de Lisboa, onde foi assistente do Atelier de Rádio.[carece de fontes] O seu nome foi atribuído a um largo em Monforte.[8]

Em 2017 volta ao formato dos concursos, apresentando o programa A Minha Mãe Cozinha Melhor Que A Tua, na RTP1. Também em 2017 Malato foi o apresentador escolhido pela RTP para acompanhar a delegação portuguesa ao Festival Eurovisão, em Kiev, numa edição vencida com um resultado histórico, por Salvador Sobral; a primeira vitória de Portugal neste concurso.[9] No final deste mesmo ano apresentou a partir da Ilha da Madeira, o programa Volta ao Mundo com Licínia Macedo e Sofia Relva.

Em 2018 apresentou, juntamente com Jorge Gabriel, a 1ª semifinal do Festival RTP da Canção 2018, o programa Um Mar de Portugueses com Vanessa Oliveira, Catarina Camacho e Idevor Mendonça na RTP. Foi também neste ano que assumiu pública e explicitamente a sua homossexualidade.[10]

Entre 2018 e 2019 apresentou o concurso culinário As Receitas Lá de Casa na RTP1.

Em 2019 apresentou, juntamente com Jorge Gabriel, a 2ª semifinal do Festival RTP da Canção 2019, na RTP. Neste mesmo ano apresentou o Carnaval de Loures juntamente com Vanessa Oliveira e Isabel Angelino, apresentou o programa Mão Dada a Moçambique e ainda apresentou uma série de especiais da RTP denominadas Festa do Alvarinho e do Fumeiro em direto de Melgaço com Vanessa Oliveira e Tiago Goés Ferreira; Festa da Flor em direto do Funchal com Vanessa Oliveira e Licínia Macedo; Festas de Oeiras com Vanessa Oliveira e Idevor Mendonça, Festa de Verão em direto da Costa de Caparica com Tânia Ribas de Oliveira e Inês Carranca, Festa da Sardinha em direto de Portimão com Sónia Araújo e Isabel Angelino, o Festival de Gastronomia de Bordo em direto de Peniche com Joana Teles e Idevor Mendonça, Festival da Empada/Feira do Tapete de Arraiolos em direto de Arraiolos com Catarina Camacho e Idevor Mendonça e ainda as Festas da Cidade em direto de Torres Vedras com Joana Teles e Joana Dias. Neste mesmo ano apresentou as 7 Maravilhas Doces de Portugal, os programas Férias Cá Dentro e Turismo Militar, esteve encarregue à reportagem do "Festival RTP Andamento" com Inês Lopes Gonçalves, Idevor Mendonça e Inês Carranca, o Circo de Natal ao lado de Sónia Araújo, o Adeus 2019 ao lado de Joana Teles e Inês Carranca e ainda o programa Viva 2020 com Joana Teles.

Entre 2019 e 2020 substituiu pontualmente os apresentadores regulares do programa Aqui Portugal na RTP1.

Em 2020, apresentou o Carnaval de Loulé com Vanessa Oliveira, Joana Dias e Inês Carranca; juntamente com Sónia Araújo apresentou a 2ª semifinal do Festival RTP da Canção 2020 e com várias rostos do canal os formatos: 7 Maravilhas da Cultura PopularRota N2Férias cá Dentro e Jardins Históricos, apresentou também a Festa da Flor da Madeira com Tânia Ribas de Oliveira e Licínia Macedo e ainda os programas de fim de ano: Adeus 2020 e Viva 2021 com Joana Teles e Licínia Macedo na RTP.

Em 2021, apresentou a 2ª semifinal do Festival RTP da Canção 2021 com Tânia Ribas de Oliveira

Atualmente é um dos rostos do programa anual Natal dos Hospitais, dos programas Portugal no Mundo e Aqui Portugal da RTP1.

Homenagens

Em Monforte, sua terra natal, em 2005, uma praça foi denominada largo José Carlos Malato[11].

Referências

Ligações externas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue