quarta-feira, 24 de março de 2021

EXXON VALDEZ - NAVIO PETROLEIRO ENCALHOU EM 1989 - 24 DE MARÇO DE 2021

 


Exxon Valdez

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Exxon Valdez
Exxon Valdez em 1989.
Carreira
ProprietárioHong Kong Bloom Shipping Ltd. (2008-2012)
SeaRiver Maritime (1989-2008)
Exxon (1986-1989)
Data de encomenda1 de agosto de 1984
EstaleiroNational Steel and Shipbuilding Company
San DiegoCalifornia
Lançamento14 de outubro de 1986
EstadoVendido para o desmantelamento
Destino2 de agosto de 2012
Outro(s) nome(s)Exxon Valdez (1986-1989)
Exxon Mediterranean
 (1990-1993)
Sea River Mediterranean (1993-2005)
S/R Mediterranean (1993-2005)
Mediterranean (2005-2008)
Dong Fang Ocean (2008-2011)
Oriental Nicety (2011-2012)
Características gerais
Tipo de naviopetroleirograneleiro
ClasseVLCC
Deslocamento214 861 t[1]
Tonelagem240 291 t[1]
Largura987 pé (300 m) total[1]
Boca166 pé (51 m)[1]
Calado88 pé (27 m)[1]
Velocidade16,25 nós
Tripulação21
Carga1,48 milhões barris (235 000 m³) de óleo cru[1]
Notas
[2]

Exxon Valdez foi um navio petroleiro que ganhou notoriedade em 24 de março de 1989, quando ~ 40 900 a 120 000  (equivalente a 257 000 a 750 000 barris) de petróleo que transportava foram lançadas ao mar, após uma colisão contra rochas submersas, causando um rasgo no fundo do petroleiro. O acidente aconteceu na costa do Alasca, depois de o navio encalhar na Enseada do Príncipe Guilherme (Prince William Sound) .

Continuam sendo estudadas as consequências do acidente sobre a fauna e flora marinha da região atingida. As indenizaçóes e custos com limpeza assumidos pela Exxon acumulam mais de quinhentos milhões de dólares.[3]

Desastre ambiental

Limpeza da costa, durante a maré negra provocada pelo Exxon Valdez.

Centenas de milhares de animais morreram nos meses seguintes ao vazamento do óleo. De acordo com as estimativas, morreram 260 000 pássaros marinhos, 2 800 lontras marinhas, 250 águias e 22 orcas, além da perda de bilhões de ovos de salmão. Foi o segundo maior derramamento de petróleo da história dos Estados Unidos. Na época, o navio pertencia à ExxonMobil.[4]

Graneleiro

Em 2002, a União Europeia proibiu a utilização de navios petroleiros de casco simples e o “Valdez”, renomeado “Mediterranean”, foi enviado para as águas da Ásia. O Mediterranean em 2007 foi convertido em navio graneleiro transportador de minérios e renomeado como “Dong Fang Ocean”. No ano de 2011, com o nome de “Oriental Nicety”, o navio foi vendido a uma companhia de sucata da Índia, Priya Blue Industries, e no ano seguinte foi desmantelado.[5]

Referências

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