Exxon Valdez
Exxon Valdez | |
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O Exxon Valdez em 1989. | |
Carreira | |
Proprietário | Hong Kong Bloom Shipping Ltd. (2008-2012) SeaRiver Maritime (1989-2008) Exxon (1986-1989) |
Data de encomenda | 1 de agosto de 1984 |
Estaleiro | National Steel and Shipbuilding Company San Diego, California |
Lançamento | 14 de outubro de 1986 |
Estado | Vendido para o desmantelamento |
Destino | 2 de agosto de 2012 |
Outro(s) nome(s) | Exxon Valdez (1986-1989) Exxon Mediterranean (1990-1993) Sea River Mediterranean (1993-2005) S/R Mediterranean (1993-2005) Mediterranean (2005-2008) Dong Fang Ocean (2008-2011) Oriental Nicety (2011-2012) |
Características gerais | |
Tipo de navio | petroleiro, graneleiro |
Classe | VLCC |
Deslocamento | 214 861 t[1] |
Tonelagem | 240 291 t[1] |
Largura | 987 pé (300 m) total[1] |
Boca | 166 pé (51 m)[1] |
Calado | 88 pé (27 m)[1] |
Velocidade | 16,25 nós |
Tripulação | 21 |
Carga | 1,48 milhões barris (235 000 m³) de óleo cru[1] |
Notas | |
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Exxon Valdez foi um navio petroleiro que ganhou notoriedade em 24 de março de 1989, quando ~ 40 900 a 120 000 m³ (equivalente a 257 000 a 750 000 barris) de petróleo que transportava foram lançadas ao mar, após uma colisão contra rochas submersas, causando um rasgo no fundo do petroleiro. O acidente aconteceu na costa do Alasca, depois de o navio encalhar na Enseada do Príncipe Guilherme (Prince William Sound) .
Continuam sendo estudadas as consequências do acidente sobre a fauna e flora marinha da região atingida. As indenizaçóes e custos com limpeza assumidos pela Exxon acumulam mais de quinhentos milhões de dólares.[3]
Desastre ambiental
Centenas de milhares de animais morreram nos meses seguintes ao vazamento do óleo. De acordo com as estimativas, morreram 260 000 pássaros marinhos, 2 800 lontras marinhas, 250 águias e 22 orcas, além da perda de bilhões de ovos de salmão. Foi o segundo maior derramamento de petróleo da história dos Estados Unidos. Na época, o navio pertencia à ExxonMobil.[4]
Graneleiro
Em 2002, a União Europeia proibiu a utilização de navios petroleiros de casco simples e o “Valdez”, renomeado “Mediterranean”, foi enviado para as águas da Ásia. O Mediterranean em 2007 foi convertido em navio graneleiro transportador de minérios e renomeado como “Dong Fang Ocean”. No ano de 2011, com o nome de “Oriental Nicety”, o navio foi vendido a uma companhia de sucata da Índia, Priya Blue Industries, e no ano seguinte foi desmantelado.[5]
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