quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

OBSERVADOR - 13 DE JANEIRO DE 2021

 

Ver no browser
Observador

360º

Fotografia de Nuno Vinha
Nuno Vinha
Editor de Economia
Quarta,13 Jan 2021

Enquanto dormia… os candidatos às eleições presidenciais de 24 de janeiro travaram o primeiro e único debate a sete. Com Marcelo Rebelo de Sousa ausente do estúdio (irritado por não ter recebido das autoridades de saúde uma confirmação por escrito em como poderia participar em pessoa), o debate acabou por se tornar numa sessão de “bullying” político, com grande parte dos ataques centrados no atual presidente.

Marcelo foi alvo de 38 ataques, 22 deles (quase um terço) vindos de Ana Gomes e André Ventura, como conta a equipa de Política do Observador neste especial. Impávido e de máscara, o presidente ouviu um pouco de tudo: foi acusado de estar colado ao governo de António Costa e ao PS; de distribuir mal os afetos, de bloquear os avanços que a “Geringonça” poderia ter feito, de não cumprir a Constituição ou de “não exercer o magistério de influência”. Mas também o acusaram de querer favorecer o setor privado na área da Saúde, em detrimento do SNS.

Restou assim muito pouco fôlego para outros confrontos de ideias. Os candidatos da esquerda – João Ferreira, Marisa Matias e Ana Gomes – não se atacaram entre si. E André Ventura – forçado a conter-se devido ao modelo coletivo do debate – deu uma noite de folga à esquerda, concentrando-se quase só em Marcelo.

O Governo aprova hoje em Conselho de Ministros as medidas do novo confinamento, na sequência de uma reunião no Infarmed em que os especialistas pareceram concordar em dois pontos: mesmo com confinamento haverá 150 mortes por dia e ninguém quer mandar para casa os alunos até aos 12 anos. Mas faltou consenso sobre o que fazer aos alunos mais velhos. Aliás, se o debate presidencial foi morno, o mesmo não se pode dizer da reunião no Infarmed, com os epidemiologistas Henrique Barros e Manuel Carmo Gomes a desentenderam-se sobre o eventual fecho das escolas, numa discussão “ao vivo e a cores”, como conta a Rita Tavares e o Miguel Santos Carrapatoso. No final, o primeiro-ministro viu-se novamente na posição desconfortável de outras reuniões: terá de decidir sem o respaldo de uma posição científica clara.

António Costa – que já tinha dito que o formato do novo confinamento seria “muito próximo do que aconteceu em março” e abril – afirmou ontem que a duração será de um mês. As creches, o pré-escolar e o ensino básico deverão ficar abertos, permanece a dúvida sobre se o governo decide mandar para casa os alunos do secundário.

O caso e-Toupeira continua a dar que falar na justiça portuguesa. Uma procuradora do Ministério Público mandou a PSP vigiar dois jornalistas para perceber quem eram as suas fontes de informação, acedeu às contas de um deles e esteve na PJ a recolher computadores e telemóveis, conta a Sónia Simões. A magistrada pretendia saber com quem os jornalistas se relacionavam para descobrir como ambos conseguiram noticiar em primeira mão a detenção Paulo Gonçalves, o assessor jurídico da SAD do Benfica detido no âmbito do processo e-Toupeira (que envolve crimes de corrupção). Ambos os jornalistas são agora arguidos por violação do segredo de justiça.

Nesta newsletter pode ler outras notícias essenciais para começar esta quarta-feira bem informado e já sabe que ao longo do dia terá todas as notícias  no nosso site e na Rádio Observador.
Até já.

AS NOTÍCIAS DO DIA

O QUE SE PASSA LÁ FORA

Fotografia
PENA DE MORTE

EUA. Primeira mulher executada em sete décadas

Fotografia
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

EUA vota processo de destituição do Trump

Fotografia
FBI

FBI "não vai tolerar" novo ataque nos EUA

Fotografia
ELEIÇÕES EUA

Mike Pence: "O nosso tempo acabou"

Fotografia
RÚSSIA

Rússia. Navalny ameaçado com prisão efetiva

Fotografia
ESPANHA

Duas mulheres atacadas com ácido em Espanha

COVID-19

Fotografia
CORONAVÍRUS

Mesmo confinados, haverá 150 mortos por dia /premium

Fotografia
CORONAVÍRUS

Ninguém quer mandar alunos de 12 anos para casa /premium

Fotografia
CORONAVÍRUS

Os países que vacinaram os seus políticos primeiro /premium

Fotografia
CORONAVÍRUS

Vacinas. Sucesso em Israel, fracasso em França /premium

OS NOSSOS ESPECIAIS

Fotografia
PRESIDENCIAIS 2021

Adiar as eleições: impossibilidade ou imperativo? /premium

Fotografia
SEGREDO DE JUSTIÇA

Jornalistas vigiados durante dois meses pela PSP /premium

Fotografia
TEATRO

Sandra Faleiro. "É difícil envelhecer e ser atriz" /premium

A NOSSA OPINIÃO

Fotografia do Colunista
Jorge Fernandes

Portugal em transe: eleições em tempo de pandemia /premium

Caminhamos, alegremente, para um plebiscito, onde arriscamos a ter uma abstenção superior a 80 por cento. António Costa ficará contente. Um Marcelo fragilizado em Belém é o seguro de vida do governo.

Fotografia do Colunista
João Marques de Almeida

O momento Orban de António Costa /premium

O ataque a Paulo Rangel foi um ataque aos seus eleitores e à democracia portuguesa. A declaração de António Costa é própria de um ditador, e não de um primeiro ministro de um país democrático.

Fotografia do Colunista
Tiago Dores

Confinar, sempre. Marcelo, talvez. Trump, nunca! /premium

Em menos de 23 horas, Marcelo foi capaz de agradar a todo o tipo de resultado possível num teste à COVID. Desconfio que se fizer de novo o teste o resultado será um magnânimo, e esclarecedor, “Talvez”

Fotografia do Colunista
André Abrantes Amaral

Respirar fundo e abrir os olhos /premium

O que resta da liberdade individual quando só falarmos pelo WhatsApp, deixarmos de ir à empresa, comprarmos o que queremos através um click e reduzirmos a informação às notificações do telemóvel?

Fotografia do Colunista
Patrícia Fernandes

O apelo da tribo

O crescimento dos movimentos populistas, de esquerda ou de direita, justifica-se pelo aproveitamento do clima de incerteza, insegurança e medo, pois oferecem uma narrativa de pertença à tribo.

FACT CHECK

Fotografia
FACT CHECK

Antifas infiltrados invadiram o Capitólio?

Fotografia
FACT CHECK

Costa e Marcelo recusaram novo confinamento?

Fotografia
FACT CHECK

Barack Obama foi preso por espionagem em 2020?

MAIS PARA LER

Fotografia
FESTIVAIS

Festival Andanças passará a decorrer em Reguengos

Realizado durante anos em Castelo de Vide, Portalegre, onde em 2016 um incêndio destruiu centenas de viaturas, vai passar a decorrer em Reguengos de Monsaraz, Évora, numa aldeia perto do Alqueva.

Fotografia
CULTURA

Cinemas com quebras de 75,55% devido à Covid-19

Os cinemas registaram uma quebra de 75,55% em audiência e receitas no ano passado face a 2019. Os dados do Instituto do Cinema Audiovisual revela que a faturação caiu em 62,7 milhões de euros.

Fotografia
MORTE

Morreu o letrista Paulo Abreu Lima. Tinha 68 anos

Paulo Abreu Lima tinha 68 anos. Autor de letras cantadas por Mariza e Rui Veloso, morreu esta terça-feira em Beja, de acordo com o fadista Buba Espinho. Destacou-se como autor e intérprete musical.

RÁDIO OBSERVADOR

Fotografia
RÁDIO OBSERVADOR

Hoje devia ser o último dia da PGR no cargo

Fotografia
RÁDIO OBSERVADOR

Dr. Costa, onde estão os computadores das escolas?

Fotografia
RÁDIO OBSERVADOR

Como a banca está a fechar a torneira a Trump

Fotografia
RÁDIO OBSERVADOR

Noiva recebe instruções da sogra para tratar filho

Fotografia
RÁDIO OBSERVADOR

O que é que irrita Marcelo?

Fotografia
DESPORTO

FC Porto "foi melhor". Benfica "com recuperação"

Fotografia
COMIDA

Os benefícios cognitivos do abacate

Fotografia
RÁDIO OBSERVADOR

Por este andar, estaremos todos vacinados em 2027

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

MURÇA - MUNICIPIO E VILA PORTUGUESA - FERIADO - 8 DE MAIO DE 2024

  Murça 21 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Coordenadas :  41° 24'...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue