Quebra-cabeça
Quebra-cabeça[1] é um jogo onde um jogador deve resolver um problema proposto. Nesse tipo de jogo, o raciocínio lógico é bem mais importante que a agilidade e a força física. Os quebra-cabeças são normalmente usados como passatempo. Acredita-se que a história começou quando no século XVIII um cartógrafo colou um mapa a uma tábua de madeira.
Os primeiros quebra-cabeças eram desenhos feitos em tábuas de madeira que depois eram cortados em vários pedaços com uma serra. Atualmente os mais comuns são feitos em algum tipo papel resistente e possuem as mais variadas imagens impressas, sendo as mais comuns paisagens naturais, reproduções de obras de artes famosas e construções típicas de alguma cidade. A imagem é colada no papel e depois é cortada em uma prensa, onde lâminas definem o formato das peças. Além dos quebra-cabeças de papel, atualmente também são comercializados os 3D, os que possuem ilusões óticas e os dupla-face.
O maior quebra-cabeça existente, disponível para comercialização, tem 32.256 peças[2] e mede 5,44 x 1,92 metros, apresentando 32 imagens do artista Keith Haring. É produzido pela Ravensburger, da Alemanha.[3]
Alguns quebra-cabeças
De montagem
Nesse tipo de quebra-cabeça, as peças devem ser combinadas de modo a formar uma estrutura pré-determinada. Exemplos:
Regras para Quebra-Cabeças do MSN
Quando jogado por duas pessoas, ou mais pessoas, ganha aquela que consegue completá-lo com o menor uso de peças.
Tradução
- enigma
- quebra cabeça
Baseados em jogos de tabuleiro
- Baseados no xadrez
Sem comentários:
Enviar um comentário