quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

CONCORDE - 1ª VIAGEM - (1977) - 21 DE JANEIRO DE 2021

 


Concorde

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Concorde
Avião
O Concorde G-BOAC da British Airways.
Descrição
Tipo / MissãoAvião comercial turbojato supersônico quadrimotor
País de origem Reino Unido /  França
FabricanteBAC
Aerospatiale
Período de produção1965-1978
Quantidade produzida20
Custo unitário£ 23 milhões (1977),
equivalente a £128 milhões em 2015.
Primeiro voo em2 de março de 1969
Introduzido em21 de janeiro de 1976
Aposentado em23 de novembro de 2003
Tripulação3 - piloto, copiloto e engenheiro de voo
Passageiros92–120
Especificações
Dimensões
Comprimento61,66 m (202 ft)
Envergadura25,6 m (84,0 ft)
Altura12,2 m (40,0 ft)
Área das asas358,25  (3 860 ft²)
Alongamento1.8
Peso(s)
Peso vazio78 700 kg (174 000 lb)
Peso carregado111 130 kg (245 000 lb)
Propulsão
Motor(es)4 x turbojatos de pós combustão Rolls-Royce/Snecma Olympus 593 Mk 610
Força de empuxo (por motor)17 233 kgf (169 000 N)
Performance
Velocidade máxima2 179 km/h (1 180 kn)
Velocidade de cruzeiro2 158 km/h (1 160 kn)
Velocidade máx. em Mach2,04 Ma
Alcance (MTOW)7 222,8 km (4 490 mi)
Teto máximo18 300 m (60 000 ft)
Razão de subida25,41 m/s
Aviônica
Tipo(s) de radar(es)EKCO E390/564 radar meteorológico
Notas
Dados de: The concorde Story,[1] The International Directory[2] e Richard Seaman aircraft museum[3]

Concorde é um avião comercial supersônico de passageiros, que foi produzido entre abril de 1965 (fabricação da primeira peça)[4] e o final de 1978, pelo consórcio formado pela britânica British Aircraft Corporation (BAC) e a francesa Aérospatiale. Seus voos comerciais começaram em 21 de janeiro de 1976 e terminaram em 24 de outubro de 2003, tendo sido operado apenas pelas companhias British Airways e Air France.[5]

História

O Concorde F-WTSS (Protótipo nº 001), em 2 de março de 1969

No final da década de 1950, era de interesse das agências americana, francesa, inglesa e soviética, a criação de uma aeronave supersônica de transporte de passageiros. Cada um desses países possuía seu próprio projeto, porém, no começo da década de 1960, devido aos enormes custos demandados, os governos da Inglaterra e França decidiram juntar forças, e em 25 de outubro de 1962, assinaram um tratado que criou o consórcio franco-britânico e tornou possível o desenvolvimento do projeto e produção da aeronave.[4]

No início, o Concorde tinha cerca de 100 pedidos das companhias mais importantes do mundo, além da Air France, Pan Am e BOAC, atual British Airways, que eram as companhias lançadoras do tipo, a Japan AirlinesLufthansaAmerican AirlinesQantas e TWA também manifestaram interesse de compra.

A construção do primeiro protótipo francês (nº 001) começou em abril de 1965 pela Aérospatiale em ToulouseFrança e foi concluída em 11 de dezembro de 1967.[4] Após quinze meses de testes em solo, decolou para seu primeiro voo em 2 de março de 1969.[6] O segundo protótipo (nº 002) foi construído pela BAC em Filton [en]Inglaterra e decolou para seu primeiro voo um mês depois, em 9 de abril de 1969.

O protótipo nº 001 foi o primeiro a atingir, em 1º de outubro de 1969, a velocidade transônica (Mach1, aproximadamente 1 100 km/h à altitude operacional). Em 4 de novembro de 1970, atingiu a velocidade supersônica Mach 2 (aproximadamente 2 200 km/h).[4]

O Concorde G-BSST (Protótipo nº 002) na primeira visita ao aeroporto de Heathrow, em 1 de julho de 1972.

Em 4 de setembro de 1971 o Concorde começou a sua série de voos de demonstração em uma turnê mundial, inclusive inaugurando o Aeroporto Internacional de Dallas-Fort Worth em 1973, quando a aeronave visitou os Estados Unidos. Estes voos de demonstração fizeram com que a aeronave acumulasse sessenta pedidos de compra.

Entretanto, uma avalanche de cancelamentos ocorreu devido a uma conjunção de vários fatores, como a crise do petróleo dos anos 1970, dificuldades financeiras por parte dos parceiros das companhias aéreas, a queda do concorrente russo do Concorde, o Tupolev Tu-144, e alegados problemas ambientais, como o elevado ruído ao ultrapassar a barreira do som e poluição atmosférica. No final, apenas Air France e British Airways restaram como compradoras.

Ambas as companhias europeias realizaram uma série de voos testes e voos de demonstração ao redor do globo, a partir do ano de 1974, quando recordes aeronáuticos foram estabelecidos, e até hoje não superados. No total, foram 5 070 horas voadas com os seis primeiros modelos do Concorde (que não foram utilizados comercialmente), sendo 1 619 horas de testes em voo supersônico.

O Concorde tinha um nariz que se inclinava durante a aterrissagem, para uma melhor visibilidade da pista. Na imagem, a unidade G-AXDN (N/S 101) - Aeroporto de Farnborough, 7 de setembro de 1974.

Voos comerciais

Em 21 de janeiro de 1976 o Concorde iniciou voos comerciais, ligando Paris ao Rio de Janeiro, com uma escala em Dacar. Voar no Concorde era uma experiência única. Tendo uma velocidade de cruzeiro em torno de 2,5 vezes a de qualquer aeronave de passageiros - 1 150 nós contra 450 nós, sendo 1 292 nós o recorde em 19 de Dezembro de 1985 - ele foi capaz de um feito memorável: um Concorde e um Boeing 747 da Air France decolaram ao mesmo tempo, o Concorde de Boston e o Boeing 747 de Paris. O Concorde chegou em Paris, ficou uma hora no solo e retornou a Boston, pousando 11 minutos antes do Boeing 747.

Turbulência era uma coisa que raramente o Concorde enfrentava, devido à sua grande altitude de voo. Olhando pela janela podia-se ver claramente a curvatura do globo terrestre. A aeronave era mais rápida que a velocidade de rotação da Terra, e isso se fazia notar quando a decolagem em Londres era após o pôr do sol, chegando em Nova Iorque ainda de dia. Porém, por se tratar de um avião supersônico, o Concorde emitia muito ruído e poluição, e assim, por muito tempo, restrições ambientais impediram sua operação nos Estados Unidos.

Interior do Concorde G-BBDG (N/S 202) da British Airways.

O serviço de passageiros no Concorde permaneceu sem acidentes por cerca de 24 anos, atendendo regularmente, além de Nova Iorque e Washington, as cidades de MiamiBridgetown (Barbados), CaracasIlha de Santa Maria, Dacar, BarémSingapuraCidade do México e Rio de Janeiro. Ao longo destes anos, o avião rodou o mundo nas duas direções, visitando todos os continentes, exceto a Antártica.

Acidente

Ver artigo principal: Voo Air France 4590

Em 25 de julho de 2000, uma das unidades da Air France (Voo Air France 4590) teve um acidente fatal, causado por uma peça de um DC-10 da Continental Airlines, que se soltara na pista minutos antes da decolagem do Concorde. Este acidente levou à paralisação de toda a frota francesa e britânica e considerado como a principal causa do fim dos voos do Concorde.[7]

Após o acidente, o Concorde sofreu algumas modificações, retornando ao transporte comercial de passageiros em novembro de 2001. Meses antes do retorno comercial, foi realizado o primeiro voo experimental com passageiros em 17 de julho de 2001. Uma aeronave da British Airways decolou do aeroporto de Heathrow por volta das 14h20 (horário local), sobrevoou o Atlântico, e retornou à Grã-Bretanha quando estava sobre o sudoeste da Islândia , pousando em uma base aérea em Oxfordshire. O voo teve como objetivo simular uma viagem para Nova Iorque, demonstrando que a aeronave estava em condições seguras de voo depois das modificações técnicas. A velocidade chegou a 1 350 mph (2 200 km/h) e a altitude chegou a 60 000 ft (18 000 m). O tempo total de voo foi de 3h20 e estavam a bordo autoridades da aviação civil e da British Airways.[8][9]

Aposentadoria

O Concorde G-BOAF (N/S 216) aterrissando no Aeródromo de Filton [en], no seu último voo em 26 de novembro de 2003

Em 10 de abril de 2003, Air France e British Airways decidiram juntas encerrar os voos comerciais da aeronave. A Air France em 31 de maio de 2003 e a British Airways em 24 de outubro do mesmo ano. O último voo oficial foi realizado pela aeronave G-BOAF da British Airways, em 26 de novembro de 2003, para Filton, cidade onde foi produzido o primeiro Concorde, quando homenagens e manobras foram realizadas, como o movimento do "Bico" (levantamento e abaixamento). Logo depois seus motores foram desligados fechando um dos mais gloriosos capítulos da aviação.[10]

Foram fabricados vinte Concordes ao longo de um período de treze anos. Apenas a British Airways e Air France operaram a aeronave comercialmente.

Dois protótipos (001 e 002) foram produzidos para aperfeiçoamentos no projeto inicial. Mais duas aeronaves foram construídas (101 e 102), como aeronaves de pré-produção, e também serviram para refinar o projeto, de forma a aproximá-lo da configuração ideal para o serviço comercial. Foram feitas alterações no projeto dos motores, ensaios de rolagem em pista molhada, ensaios de altitude, em altas e baixas temperaturas e testes de sistemas e componentes com as novas tecnologias que estavam surgindo, como reversores e freios de carbono. Também foi reprojetada a seção de nariz, com inclinação para uma melhor visibilidade do piloto. As unidades 201 e 202 também nunca entraram em serviço comercial, sendo utilizadas em testes como as anteriores, como treinamento da tripulação, testes de rotas, de resistência, refinamento técnico e desenvolvimento. Portanto, das vinte unidades produzidas, apenas quatorze operaram comercialmente, sete pela British Airways e sete pela Air France.[11][12]

Dos vinte Concordes produzidos, dezessete estão expostos (um na fábrica da Airbus, em Toulouse, quatro em aeroportos e doze em museus aeroespaciais).

Nº de sérieRegistro1º voo1º OperadorÚltimo vooDetalhesOnde está
001F-WTSS2 de março de 1969Aerospatiale19 de outubro de 1973
  • Protótipo, francês
  • 812 h de voo
  • Imagem[13]
Museu Aeroespacial de Le Bourget [en]Le BourgetFrança.[14]
002G-BSST9 de abril de 1969Gov. Reino Unido4 de março de 1976
  • Protótipo, inglês
  • 836 h de voo
  • Imagem[15]
Museu Aeronáutico de Yeovilton [en]SomersetInglaterra.[16]
101G-AXDN17 de dezembro de 1971Gov. Reino Unido20 de agosto de 1977
  • Pré-produção, inglês
  • 575 h de voo
  • Imagem[17]
Museu de DuxfordCambridgeshire, Inglaterra.[18]
102F-WTSA10 de janeiro de 1973Aerospatiale20 de maio de 1976
  • Pré-produção, francês
  • 656 h de voo
  • Imagem[19]
Museu Delta [fr]Orly, França.[20]
201F-WTSB6 de dezembro de 1973Aerospatiale19 de abril de 1985
  • Produção, francês
  • 909 h de voo
  • Imagem[21]
AirbusToulouse, França (exposto).
202G-BBDG13 de fevereiro de 1974BAC24 de dezembro de 1981
  • Produção (teste) inglês
  • 1 282 h de voo
  • Uso de partes em outras aeronaves a partir de 1984
  • Imagem[22]
Restaurado (2006), Museu de Brooklands [en], Inglaterra.[23]
203F-BTSC31 de janeiro de 1975Aerospatiale25 de julho de 2000
  • Produção (teste), francês
  • 11 989 h de voo
  • Destruído em acidente (25 de julho de 2000)
  • Imagem[24]
Restos no Aeroporto de Le Bourget, França
204G-BOAC27 de fevereiro de 1975BAC31 de outubro de 2003
  • Produção, inglês
  • 22 260 h de voo
  • Imagem[25]
Aeroporto de Manchester, Inglaterra.[26]
205F-BVFA27 de outubro de 1975Air France12 de junho de 2003
  • Produção, francês
  • 17 824 h de voo
  • Imagem[27]
Museu Aeroespacial SmithsonianWashingtonEUA.[28]
206G-BOAA5 de novembro de 1975BAC12 de agosto de 2000
  • Produção, inglês
  • 22 786 h de voo
  • Imagem[29]
Museu Nacional de Aeronáutica [en]EdimburgoEscócia.[30]
207F-BVFB6 de março de 1976Air France24 de junho de 2003
  • Produção, francês
  • 14 771 h de voo
  • Imagem[31]
Museu do Automóvel e da Tecnologia de SinsheimBaden-WürttembergAlemanha.[32]
208G-BOAB18 de maio de 1976BAC15 de agosto de 2000
  • Produção, inglês
  • 22 297 h de voo
  • Imagem[33]
Aeroporto de Londres Heathrow, Inglaterra (exposto ao lado da pista de taxiamento)
209F-BVFC9 de julho de 1976Air France27 de junho de 2003
  • Produção, francês
  • 14 332 h de voo
  • Imagem[34]
Museu Aeronáutico AeroscopiaToulouse, França.[35]
210G-BOAD25 de agosto de 1976BAC10 de novembro de 2003
  • Produção, inglês
  • 23 397 h de voo
  • Imagem[36]
Museu Marítimo e Aeroespacial Intrepid [en]Nova YorkEUA.[37]
211F-BVFD10 de fevereiro de 1977Air France27 de maio de 1982
  • Produção, francês
  • 5 821 h de voo
  • Fora de serviço e abandonado por 12 anos, sofreu séria corrosão. A seção de "nariz" foi vendida a um colecionador.
  • Imagem[38]
Partes no Aeroporto de Le Bourget, França
212G-BOAE17 de março de 1977BAC17 de novembro de 2003
  • Produção, inglês
  • 23 376 h de voo
  • Imagem[39]
Aeroporto Internacional Grantley AdamsBarbados.[40]
213F-BTSD26 de junho de 1978Air France14 de junho de 2003
  • Produção, francês
  • 12 974 h de voo
  • Imagem[41]
Museu Aeroespacial de Le Bourget [en] Le BourgetFrança.[42]
214G-BOAG21 de abril de 1978British Aerospace5 de novembro de 2003
  • Produção, inglês
  • 16 239 h de voo
  • Imagem[43]
Museu Aeroespacial de SeattleSeattleEUA.[5]
215F-BVFF26 de dezembro de 1978Aerospatiale11 de junho de 2000
  • Produção, francês
  • 12 420 h de voo
  • Imagem[44]
Aeroporto de Paris-Charles de GaulleFrança (exposto ao lado da pista de taxiamento).[45]
216G-BOAF20 de abril de 1979British Aerospace26 de novembro de 2003
  • Produção, inglês
  • 18 257 h de voo
  • O último Concorde a realizar um voo
  • Imagem[46]
Centro Aeroespacial de Bristol [en]BristolInglaterra.[47]

Dados técnicos

Cabine de comando do Concorde F-BVFB (N/S 207)
Entrada dos motores do Concorde F-BVFA (N/S 205)
Saídas dos motores do Concorde G-AXDN (N/S 101)

Dimensões

  • Comprimento: 61,65 m
  • Envergadura: 25,6 m
  • Altura: 12,2 m
  • Lugares: 110 poltronas

Pesos

  • Peso Básico Operacional: 78 700 kg
  • Peso Máximo Zero Combustível: 92 080 kg
  • Capacidade de carga paga (payload): 13 380 kg
  • Peso Máximo de Descolagem: 185 000 kg
  • Peso Máximo de Pouso: 111 130 kg

Desempenho

  • Velocidade Máxima de Operação: Mach 2,04
  • Velocidade Normal de Cruzeiro: Mach 2,00
  • Altitude Máxima de Operação: 60 000 pés / 18 300 m
  • Alcance oficial: 3 700 NM ou 6 852 km (O recorde da aeronave é de 3 965 NM no voo Washington – Nice em 11 de setembro de 1984)

Motor

  • Modelo do Motor: Olympus 593 Mk 610-14-28 (versão final, de produção)[48]
  • Fabricante do Motor: Rolls-Royce / SNECMA
  • Potência Máxima produzida por Motor na decolagem (pós-combustores acionados): 38 050 lbf (169,2 KN)
  • Capacidade de Combustível: 119 500 Litros / 95 680 kg
  • Consumo de Combustível (1 motor em Idle, no solo): 1 100 kg/hora ou 2 400 libras/hora
  • Consumo de Combustível (1 motor em potência máxima "seca", no solo): 17 500 kg/hora ou 23 150 lbs/hora
  • Consumo de Combustível (1 motor em potência máxima + pós-combustor, no solo/decolagem): 38 500 kg/hora ou 49 604 lbs/hora

Ver também

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