terça-feira, 15 de dezembro de 2020

RTP - O ESSENCIAL - 15 DE DEZEMBRO DE 2020

 /12/2020 12:17

  •  Você
Se não conseguir visualizar a newsletter, clique aqui
15 Dezembro, 2020
Partilhar Subscrever
Sérgio Alexandre
Jornalista
Sérgio Alexandre

 

Bem-vindo

No auge da polémica, ministro da Administração Interna é hoje ouvido no parlamento. RTP iniciou com João Ferreira o ciclo de entrevistas aos candidatos à Presidência da República. Europa fecha-se para prevenir a chegada da terceira vaga pandémica. Sporting e Mafra dão hoje o pontapé de saída na Taça da Liga, este ano em formato reduzido.

 


Cabrita no parlamento

 

Cabrita no parlamento

 

Apesar de múltiplos apelos à demissão, Eduardo Cabrita mantém-se no cargo e recebeu o voto de confiança do primeiro-ministro. O ministro da Administração Interna é hoje ouvido no Parlamento sobre as repercussões políticas do caso do homicídio do cidadão ucraniano nas instalações do SEF do aeroporto de Lisboa. Os três funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras envolvidos estão acusados de homicídio qualificado. Nove meses depois dos trágicos acontecimentos, o Estado assumiu responsabilidades. O ministro Eduardo Cabrita está sob pressão, pela responsabilidade política que tem sob o SEF, cuja reforma profunda já foi anunciada, embora sem pormenores. A mediatização deste caso levou a que dezenas de queixas contra o SEF tenham recentemente reportadas à Ordem dos Advogados.


"Pode não excluir extinção"

 

"Pode não excluir extinção"

 

O facto de o “inqualificável” homicídio de Ihor Homeniuk não ser o o único caso referenciado de violações de direitos humanos pelo SEF leva o candidato presidencial apoiado pelo PCP a fazer a apologia da criação “imediata” de “métodos de funcionamento interno e de condições de fiscalização externa” que garantam o “escrupuloso cumprimento” dos direitos fundamentais. Isto sem prejuízo de uma reforma profunda, “que leva o seu tempo” e que “pode não excluir” a extinção do SEF. João Ferreira inaugurou ontem o ciclo de entrevistas da RTP com os candidatos à Presidência da República. Hoje será a vez de André Ventura.


Diário da pandemia

 

Diário da pandemia

 

Nas notícias do dia sobre a evolução da COVID-19 no país e no Mundo, e enquanto não é divulgado o novo balanço da Direção-Geral da Saúde, o destaque vai para o anúncio de que a Alemanha conta começar o seu programa de vacinação ainda antes do fecho deste ano.


Travão a fundo

 

Travão a fundo

 

A Alemanha, mas também outros países europeus como França, Itália, Holanda e Reino Unido endureceram ainda mais as medidas de restrição da atividade social durante este período festivo, no sentido de prevenir aquilo a que já se referem como a terceira vaga da pandemia.


Biden confirmado

 

Biden confirmado

 

Fim da linha para Donald Trump. O Colégio Eleitoral americano votou, como se antevia, Joe Biden como novo Presidente do país, acabando de uma vez por todas com as tentativas de contestação que o Presidente cessante vinha fazendo relativamente à votação de novembro. O próximo líder dos EUA toma posse no dia 20 de janeiro.


Pena de morte

 

Pena de morte

 

No Japão, foi condenado à morte no Japão o homem conhecido como o “assassino do Twitter”, que matou e desmembrou nove pessoas num dos casos mais chocantes dos últimos anos. Takahiro Shiraishi, de 30 anos, havia sido detido em 2017 depois de terem sido encontradas em sua casa provas inequívocas dos crimes sórdidos cuja autoria confessou.


Formato reduzido

 

Formato reduzido

 

Este ano apenas com oito participantes, devido à situação de pandemia, é hoje dado o pontapé de saída da Taça da Liga. Sporting e Mafra defrontam-se no estádio de Alvalade a partir das 20:15, em partida dos quartos-de-final da prova. Os restantes jogos realizam-se amanhã (FC Porto – Paços de Ferreira e Benfica – Vitória de Guimarães) e quinta-feira (Sporting de Braga – Estoril).


Fertilização in vitro

 

Fertilização in vitro

 

É sabido que as alterações climáticas ameaçam de morte a frágil e maravilhosa Grande Barreira de Coral. Nos últimos 30 anos, o imenso recife vivo que envolve parte do subcontinente australiano perdeu mais de metade dos corais devido ao aquecimento global. Mas a Ciência descobriu aquilo que poderá significar a sobrevivência deste paraíso da biodiversidade.




A NÃO PERDER
Sol negro

 

Sol negro

O único eclipse total do sol em 2020 foi ontem visível a partir de pontos mais setentrionais do continente americano. Milhares de pessoas juntaram-se nos locais mais privilegiados para assistir a este fenómeno de beleza mística, provocado pela passagem da Lua entre a Terra e o Sol.











    Facebook .Twitter .Google .Email    
App RTP Notícias, Versão iPhone
App RTP Notícias, Versão Android

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue