Curtiss Model D
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O Curtiss Model D de 1911, também conhecido como "Curtiss Pusher" foi um avião biplano, monomotor norte americano em configuração por impulsão com o motor e a hélice atrás do banco do piloto.
Características marcantes
O Curtiss Model D foi o primeiro avião do Mundo do qual foram produzidos mais de um exemplar, todos eles tendo sido produzidos durante a Era pioneira da aviação (1900-1914), um período de desenvolvimento baseado em tentativa e erro, no qual também ocorreram importantes desenvolvimento na tecnologia dos motores de quatro tempos.
O Curtiss Model D foi também o modelo que fez a primeira decolagem do convés de um navio (voo efetuado por Eugene B. Ely partindo do USS Birmingham em 14 de novembro de 1910, perto de Hampton Roads, Virgínia), e também o primeiro pouso no convés de um navio (o USS Pennsylvania) em 18 de janeiro de 1911 perto de São Francisco, Califórnia.
Originalmente, esse modelo era equipado com um plano de controle (profundor) frontal, no entanto ele foi descartado quando descobriram acidentalmente que era desnecessário. A nova versão sem esse plano frontal ficou conhecida como Headless Pusher.[1] Como todos os projetos Curtiss, esse modelo usava ailerons derivados do June Bug de 1908 para controlar a rolagem em voo, evitando com isso o uso do sistema de arqueamento das asas patenteado pelos irmãos Wright.
Projeto e desenvolvimento
O Model D era um biplano equipado com trem de pouso em triciclo. A construção básica da estrutura, era feita com tipos diferentes de madeira, e usava linho tratado esticado sobre ela. Os suportes de estruturas de controle eram feitos de bambu.[2] Impedido de usar a técnica de arqueamento das asas patenteada pelos irmãos Wright para o controle lateral, Curtiss asava ailerons no lugar, o que acabou demonstrando ser uma solução melhor.
Quase todos os modelos "D" foram construídos usando a configuração por impulsão, com a hélice atrás do piloto. Devido a essa configuração, eles eram também conhecidos como "Curtiss Pusher". Os primeiros exemplares usavam uma configuração canard, com profundores montados em suportes na frente da aeronave além de um estabilizador horizontal na parte traseira. Mais tarde, os profundores foram incorporados na estrutura da cauda, e a disposição em canard foi desfeita, resultando no que passou a ser conhecido como "Curtiss Headless Pushers".
Histórico operacional
Além de aviadores civis, o Model D foi adquirido em abril de 1911 pela Divisão Aeronáutica do Signal Corps como um avião de treinamento (S.C. No. 2), e pela Marinha como avião de reconhecimento. Alguns deles foram exportados para militares estrangeiros, incluindo a Marinha Russa. Em 14 de novembro de 1910, Eugene Ely decolou do USS Birmingham num Model D. Esta foi a primeira vez que um avião decolou de um navio.[3] Em 18 de janeiro de 1911, o mesmo piloto pousou um Model D no USS Pennsylvania. Essa foi a primeira vez que um avião pousou num navio.
Depois de sua eleição em novembro de 1915, o congressista Orrin Dubbs Bleakley tornou-se o primeiro membro oficial do governa a voar do seu estado natal para Washington, D.C.. A viagem foi feita num Model D de 75 hp que partiu da Filadélfia, pilotado pela sargento William C. Ocker, pertencente à Seção de Aviação do Signal Corps na época. A viagem demandou 3 horas e 15 minutos, incluindo uma parada não planejada num campo de trigo em Maryland.[4]
Variantes
Essas foram as variantes do Curtiss Model D
- Model D-4
- com um motor Curtiss de 4 cilindros em linha e 40 hp.[3]
- Model D-8-75
- com um motor Curtiss V8 de 75 hp.[3]
- Burgess Model D
- apenas um único protótipo construído sob licença pela Burgess Company de Marblehead, Massachusetts.[5]
Operadores
- Exército dos Estados Unidos
- Divisão Aeronáutica do Signal Corps
- S.C. No.2 (1911-1914)
- Divisão Aeronáutica do Signal Corps
- Marinha dos Estados Unidos
Especificação
Estas são as características do Curtiss Model D (tipo IV)
- Características gerais:
- Tripulação: um a dois (piloto e passageiro)
- Comprimento: 8,92 m
- Envergadura: 11,66 m
- Altura: 2,39 m
- Peso vazio: 318 kg
- Peso na decolagem: 590 kg
- Motor: 1 x Curtiss E-4, de 40 hp.
- Performance:
- Velocidade máxima: 80 km/h
- Autonomia: 2 horas e 30 minutos
Ver também
Referências
- ↑ Casey 1981, pp. 73–95.
- ↑ Jarrett 2002, p. 154.
- ↑ ab c d Eden, Paul and Soph Moeng, eds. The Complete Encyclopedia of World Aircraft. London: Amber Books Ltd., 2002, ISBN 0-7607-3432-1.
- ↑ "The Changing Scene, Vol. I, VCHS". Venango County Historical Society, Venango County, Franklin Pennsylvania, 2000, pp. 127–128.
- ↑ Taylor 1989, p. 216.
Bibliografia
- Casey, Louis S. Curtiss, The Hammondsport Era, 1907-1915, New York: Crown Publishers, 1981, pp. 12–15, ISBN 978-0-517543-26-9.
- Jarrett, Philip, editor. Pioneer Aircraft Early Aviation to 1914. London: Putnam Aeronautical Books, 2002. ISBN 0-85177-869-0.
- Taylor, Michael J. H. Jane's Encyclopedia of Aviation. London: Studio Editions, 1989. ISBN 978-0-71534-647-1.
Ligações externas
- Curtiss D-III Headless Pusher (em inglês)
- CURTISS 1911 MODEL D (em inglês)
- 1911 Curtiss Pusher Model D (em inglês)
- 1911 Curtiss Model D Reproduction (em inglês)
- 1911 Curtiss "Model D" Pusher (em inglês)
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Eugene Ely
Eugene Ely | |
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Nascimento | 21 de outubro de 1886 Iowa |
Morte | 19 de outubro de 1911 (24 anos) Macon |
Cidadania | Estados Unidos |
Alma mater | Iowa State University |
Ocupação | aviador |
Prêmios | Distinguished Flying Cross (Estados Unidos), Quadro de Honra da Aviação Nacional |
Eugene Burton Ely (Williamsburg, Iowa, 21 de outubro de 1886 — Macon, Georgia, 19 de outubro de 1911) foi um pioneiro da aviação.
Biografia
Nascido em Williamsburg, Iowa e criado em Davenport, Iowa. Frequentou a Iowa State University, graduando-se em 1904. Após a formatura, mudou-se para São Francisco, Califórnia, onde foi ativo nos primeiros dias de vendas e corridas de automóveis.
Foi transferido para Portland, Oregon, no início 1910, onde conseguiu um emprego como vendedor, trabalhando para o empresário do automobilismo e aviação E. Henry Wemme.
Os aviões
Pouco depois, Wemme comprou um avião Glenn Curtiss um dos primeiros biplanos com motor de quatro cilindros e adquiriu a franquia para o Pacific Northwest.
Foi incapaz de pilota-lo, mas Ely, acreditando que voar era tão fácil como conduzir um automóvel, ofereceu-se para tentar. Acabou por acidentar-se, e sentindo-se responsável, comprou a aeronave de Wemme. Alguns meses depois ele tinha reparado a aeronave e aprendido a pilota-la.
Voou intensamente na área Portland, dirigindo-se a Winnipeg para participar de uma exposição, e indo para Minneapolis, Minnesota, em Junho de 1910, onde encontrou-se com Glenn Hammond Curtiss e começou a trabalhar para ele.
Feitos históricos
Em Outubro, Ely e Curtiss associaram-se ao Capitão Washington Chambers, que tinha sido nomeado pelo secretário da Marinha George von Lengerke Meyer, para investigar usos militares para a aviação na área naval.
Isto levou a dois experimentos conduzidos por Eugene Ely. Ele foi o primeiro piloto a alçar voo a partir de um navio em 14 de Novembro de 1910.
O navio era cruzador USS Birmingham onde uma rampa para a decolagem foi improvisada, ancorado em Hampton Roads, Virgínia, Estados Unidos. Pousou em Willoughby Spit também na Virgínia depois de um voo de 5 minutos.
Em 18 de janeiro de 1911 tornou-se o primeiro piloto a pousar em um navio ancorado. Decolou da pista de corridas de Tanforan e realizou o pouso no USS Pennsylvania ancorado em São Francisco (Califórnia).
Fatalidade
Eugene Ely faleceu em 19 de outubro de 1911, enquanto voava em uma exposição em Macon Geórgia quando seu avião caiu.
Reconhecimento
Em 1933, foi condecorado postumamente pelo presidente Franklin D. Roosevelt, com a medalha Distinguished Flying Cross em reconhecimento da sua contribuição para a aviação naval.
Uma exposição de antigas aeronaves navais, na Norfolk Naval Air Station - Virgínia, leva o nome de Ely.
Um marco de granito em Newport News, Virginia, defronte as águas onde aconteceu o histórico voo de 1910 recorda a contribuição de Eugene Ely para a aviação militar, naval, em particular.
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