sexta-feira, 20 de novembro de 2020

CRISTIANISMO - 20 DE NOVEMBRO DE 2020

 11/2020 10:47

  •  Você

Origem da Igreja Católica


Do Tratado sobre o Reino de Jesus, de São João Eudes, presbítero(Pars 3,4:Operaomnia 1,310-312) (Séc.XVI)O mistério de Cristo em nós e na Igreja

Posted: 20 Nov 2020 12:11 AM PST

Do Tratado sobre o Reino de Jesus, de São João Eudes, presbítero

(Pars 3,4:Operaomnia 1,310-312) (Séc.XVI)

O mistério de Cristo em nós e na Igreja

Cabe-nos imitar e completar em nós os estados e mistérios de Cristo e pedir-lhe continuamente que os leve a termo e os perfaça em nós e na Igreja inteira.

Porque os mistérios de Jesus ainda não estão totalmente levados à sua perfeição e realizados. Na pessoa de Jesus, sim, não, porém, em nós, seus membros, nem na Igreja, seu Corpo místico. Por querer o Filho de Deus comunicar, estender de algum modo e continuar seus mistérios em nós e em toda a sua Igreja, determinou tanto as graças que nos concederá,quanto os efeitos que quer produzidos em nós por esses mistérios. Por esta razão deseja completá-los em nós.

Por isso, São Paulo diz que Cristo é completado na Igreja e que todos nós colaboramos para sua edificação e para a plenitude de sua idade (cf. Ef 4,13), isto é, a idade mística que tem em seu Corpo místico, mas que só no dia do juízo será plena. Em outro lugar, diz o mesmo Apóstolo que completa em sua carne o que falta aos sofrimentos de Cristo (cf. Cl 1,24).

Deste modo, o Filho de Deus decidiu que seus estados e mistérios seriam completados e levados à perfeição em nós. Quer levar à perfeição em nós o mistério de sua encarnação, nascimento, vida oculta, quando se forma e renasce em nossa alma pelos sacramentos do santo batismo e da divina eucaristia e nos dá vivermos a vida espiritual e interior, escondida com ele em Deus (Cl 3,3).

Quer ainda levar à perfeição em nós o mistério de sua paixão, morte e ressurreição que nos fará padecer, morrer e ressurgir com ele. E, finalmente, quer completar em nós o estado de vida gloriosa e imortal, quando nos fará viver com ele e nele a vida gloriosa e perpétua nos céus. Assim quer consumar e completar seus outros estados, outros mistérios em nós e em sua Igreja; deseja comunicá-los a nós e partilhá-los conosco e por nós continuá-los e propagá-los.

Assim, os mistérios de Cristo não estarão completos antes daquele tempo que marcou para o término destes mistérios em nós e na Igreja, isto é,  antes do fim do mundo.

Responsório Cl 1,24.29

R. Eu me alegro por sofrer,

* E completo em minha carne o que falta aos sofrimentos

de Cristo por seu corpo, que é a sua Igreja.

V. Esforço-me e luto, amparado por Jesus,

cuja força poderosa opera dentro em mim.

* E completo.


Oração

Senhor nosso Deus, fazei que a nossa alegria consista em vos servir de todo o coração, pois só teremos felicidade completa, servindo a vós, criador de todas as coisas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

33ª Semana do Tempo ComumI Semana do Saltério I SEXTA-FEIRA Laudes

Posted: 20 Nov 2020 12:09 AM PST

33ª Semana do Tempo Comum
I Semana do Saltério
I SEXTA-FEIRA
Laudes
V. Vinde, ó Deus em meu auxílio. 
R. Socorrei-me sem demora. 
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. 
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. 
(Aleluia)

Hino
Sois do céu a glória eterna, 
esperança dos mortais, 
sois da casta Virgem prole, 
Unigênito do Pai.
Dai àqueles que despertam 
seja a mente vigilante. 
Em louvor e ação de graças, 
nossa voz seja vibrante.
Nasce o astro luminoso, 
nova luz ele anuncia. 
Foge a noite, foi a treva, 
vossa luz nos alumia.
Nossa mente torne clara, 
faça a noite cintilar, 
purifique nosso íntimo 
até a vida terminar.
Cresça a nossa fé primeira 
dentro em nosso interior; 
a esperança acompanhe, 
e maior seja o amor.
A vós, Cristo, rei piedoso, 
e a vós, Pai, glória também 
com o Espírito Paráclito 
pelos séculos. Amém.

Salmodia 
Ant. 1 Aceitareis o verdadeiro sacrifício 
no altar do coração arrependido.
Salmo 50(51) 
Tende piedade, ó meu Deus!
Renovai o vosso espírito e a vossa mentalidade. Revesti o homem novo (Ef 4,23-24). 
3 Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! * 
Na imensidão de vosso amor, purificai-me! 
4 Lavai-me todo inteiro do pecado, *
e apagai completamente a minha culpa! 

5 Eu reconheço toda a minha iniquidade, * 
o meu pecado está sempre à minha frente. 
6 Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei, * 
e pratiquei o que é mau aos vossos olhos! 

– Mostrais assim quanto sois justo na sentença, * 
e quanto é reto o julgamento que fazeis. 
7 Vede, Senhor, que eu nasci na iniquidade * 
e pecador já minha mãe me concebeu. 

8 Mas vós amais os corações que são sinceros, * 
na intimidade me ensinais sabedoria. 
9 Aspergi-me e serei puro do pecado, *
e mais branco do que a neve ficarei. 

10 Fazei-me ouvir cantos de festa e de alegria, * 
e exultarão estes meus ossos que esmagastes. 
11 Desviai o vosso olhar dos meus pecados * 
e apagai todas as minhas transgressões! 

12 Criai em mim um coração que seja puro, * 
dai-me de novo um espírito decidido. 
13 Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, * 
nem retireis de mim o vosso Santo Espírito! 

14 Dai-me de novo a alegria de ser salvo * 
e confirmai-me com espírito generoso! 
15 Ensinarei vosso caminho aos pecadores, * 
e para vós se voltarão os transviados. 

16 Da morte como pena, libertai-me, *
e minha língua exaltará vossa justiça! 
17 Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, * 
e minha boca anunciará vosso louvor! 

18 Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, * 
e, se oferto um holocausto, o rejeitais. 
19 Meu sacrifício é minha alma penitente, * 
não desprezeis um coração arrependido! 

20 Sede benigno com Sião, por vossa graça, * 
reconstruí Jerusalém e os seus muros! 
21 E aceitareis o verdadeiro sacrifício, * 
os holocaustos e oblações em vosso altar! 
- Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. 
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Aceitareis o verdadeiro sacrifício 
no altar do coração arrependido. 
Ant. 2 Será vitoriosa no Senhor 
e gloriosa toda a raça de Israel.

Cântico Is 45,15-25 
Todos os povos se converterão ao Senhor
Ao nome de Jesus todo o joelho se dobre (Fl 2,10). 
15 Senhor Deus de Israel, ó Salvador, *
Deus escondido, realmente, sois, Senhor! 
=16 Todos aqueles que odeiam vosso nome, † 
como aqueles que fabricamos seus ídolos, * 
serão cobertos de vergonha e confusão. 

17 Quem salvou a Israel, foi o Senhor, * 
e é para sempre esta sua salvação. 
– E não sereis envergonhados e humilhados, * 
não o sereis eternamente pelos séculos! 

18 Assim fala o Senhor que fez os céus, * 
o mesmo Deus que fez a terra e a fixou, 
– e a criou não para ser como um deserto, * 
mas a formou para torná-la habitável: 

= ‘Somente eu sou o Senhor, e não há outro! † 
19 Não falei às escondidas e em segredo, * 
nem falei de algum lugar em meio às trevas; 
– nem disse à descendência de Jacó: * 
‘Procurai-me e buscai-me inutilmente!’ 

– Eu, porém, sou o Senhor, falo a verdade * 
e anuncio a justiça e o direito! 
20 Reuni-vos, vinde todos, achegai-vos, * 
pequeno resto que foi salvo entre as nações: 

= como são loucos os que levam os seus ídolos † 
e os que oram a uma estátua de madeira, * 
a um deus que é incapaz de os salvar! 
21 Apresentai as vossas provas e argumentos, * 
deliberai e consultai-vos uns aos outros: 

– Quem predisse estas coisas no passado? * 
Quem revelou há tanto tempo tudo isso? 
= Não fui eu, o Senhor Deus, e nenhum outro? † 
Não existe outro Deus fora de mim! * 
Sou o Deus justo e Salvador, e não há outro! 

22 Voltai-vos para mim e sereis salvos, * 
homens todos dos confins de toda a terra! 
– Porque eu é que sou Deus e não há outro, * 
23 e isso eu juro por meu nome, por mim mesmo! 

– É verdade o que sai da minha boca, * 
minha palavra é palavra irrevogável! 
= Diante de mim se dobrará todo joelho, † 
e por meu nome hão de jurar todas as línguas: * 
24 ‘Só no Senhor está a justiça e a fortaleza!’ 

– Ao Senhor hão de voltar envergonhados * 
todos aqueles que o detestam e o renegam. 
25 Mas será vitoriosa no Senhor * 
e gloriosa toda a raça de Israel’. 
- Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. 
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. Será vitoriosa no Senhor 
e gloriosa toda a raça de Israel. 
Ant. 3 Vinde todos ao Senhor com cantos de alegria!

Salmo 99(100) 
A alegria dos que entram no templo
O Senhor ordena aos que foram salvos que cantem o hino de vitória (Sto. Atanásio). =2Aclamai o Senhor, ó terra inteira, †
servi ao Senhor com alegria, * 
ide a ele cantando jubilosos! 

=3 Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, †
Ele mesmo nos fez, e somos seus, * 
nós somos seu povo e seu rebanho. 

=4 Entrai por suas portas dando graças, † 
e em seus átrios com hinos de louvor; * 
dai-lhe graças, seu nome bendizei! 

=5 Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, †
sua bondade perdura para sempre, * 
seu amor é fiel eternamente! 
- Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. 
Como era no princípio, agora e sempre. Amém. 
Ant. Vinde todos ao Senhor com cantos de alegria!

Leitura breve Ef 4,29-32 
Nenhuma palavra perniciosa deve sair dos vossos lábios, mas sim alguma palavra boa, capaz de edificar oportunamente e de trazer graça aos que a ouvem. Não contristeis o Espírito Santo com o qual Deus vos marcou como com um selo para o dia da libertação. Toda a amargura, irritação, cólera, gritaria, injúrias, tudo isso deve desaparecer do meio de vós, como toda a espécie de maldade. Sede bons uns para com os outros, sede compassivos; perdoai-vos mutuamente, como Deus vos perdoou por meio de Cristo. 

Responsório breve 
R. 
Fazei-me cedo sentir,
* Ó Senhor, vosso amor! R. Fazei-me.
V. Indicai-me o caminho, que eu devo seguir. 
Ó Senhor. Glória ao Pai. R. Fazei-me.

Cântico evangélico: Benedictus Lc 1,68-79
Ant. O Senhor visitou o seu povo e o libertou.
O Messias e seu Precursor
68 Bendito seja o Senhor Deus de Israel, * 
porque a seu povo visitou e libertou; 
69 e fez surgir um poderoso Salvador *
na casa de Davi, seu servidor, 

70 como falara pela boca de seus santos, * 
os profetas desde os tempos mais antigos, 
71 para salvar-nos do poder dos inimigos * 
e da mão de todos quantos nos odeiam. 

72 Assim mostrou misericórdia a nossos pais, * 
recordando a sua santa Aliança 
73 e o juramento a Abraão, o nosso pai, * 
de conceder-nos 
74 que, libertos do inimigo, 
= a ele nós sirvamos sem temor † 
75 em santidade e em justiça diante dele, * 
enquanto perdurarem nossos dias. 

=
76 Serás profeta do Altíssimo, ó menino, † 
pois irás andando à frente do Senhor * 
para aplainar e preparar os seus caminhos, 
77 anunciando ao seu povo a salvação, *
que está na remissão de seus pecados; 

78 pela bondade e compaixão de nosso Deus, * 
que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,
79 para iluminar a quantos jazem entre as trevas *
= e na sombra da morte estão sentados
e para dirigir os nossos passos, * 
guiando-os no caminho da paz. 
– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. * 
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ant. O Senhor visitou o seu povo e o libertou. 

Preces 
Adoremos a Cristo, que por sua cruz trouxe a salvação do gênero humano; e rezemos, dizendo:
R. Mostrai-nos, Senhor, vossa misericórdia!
Cristo, sol nascente e luz sem ocaso, iluminai os nossos passos, 
 e, desde o amanhecer, afastai de nós toda inclinação para o mal. R.
Vigiai sobre nossos pensamentos, palavras e ações, 
 para que vivamos todo este dia de acordo com a vossa vontade. R.
Desviai o vosso olhar dos nossos pecados, 
– e apagai todas as nossas transgressões. R.
Pela vossa cruz e ressurreição, 
– dai-nos a consolação do Espírito Santo. R.
(intenções livres)
Pai nosso…

Oração
Senhor nosso Deus, que dissipais as trevas da ignorância com a luz de Cristo, vossa Palavra, fortalecei a fé em nossos corações, para que nenhuma tentação apague a chama acesa por vossa graça. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Conclusão da Hora
O Senhor nos abençoe, 
nos livre de todo o mal 
e nos conduza à vida eterna. Amém.

Que nossa casa seja um local de oração

Posted: 20 Nov 2020 12:05 AM PST

Que nossa casa seja um local de oração
Sexta, 20 de Novembro de 2020

"Naquele tempo, Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores. E disse: 'Está escrito: Minha casa será casa de oração'" (Lucas 19,45-46).

O zelo de Jesus pela Casa do Pai, o zelo de Jesus pelo Templo, pelo lugar sagrado, deve ser também o zelo da nossa alma e do nosso coração por aquilo que é sagrado. São muitas coisas sagradas, a começar a nossa própria vida.

Somos a primeira morada de Deus, a unção batismal nos colocou na condição de sermos propriedades sagradas d'Ele. É Deus que habita em nós, Ele mora em nós, e como precisamos tomar consciência dessa verdade e dessa realidade!

Infelizmente, muitas vezes, não cuidamos do nosso próprio interior, e a bagunça que há no mundo trazemos para dentro de nós. Tanta coisa desgovernada, perdida, e dentro de nós as coisas estão em ebulição, mas é preciso cuidar bem do coração, porque é aqui que Jesus mora.

Assim como Jesus entrou no Templo e de lá expulsou os vendedores, deixemos que Ele também entre dentro de nós para expulsar tudo aquilo que está causando confusão, divisão, tudo aquilo que está colocando o nosso coração a venda.
Uma casa que não é uma casa de oração vive tantos desordenamentos
Não podemos comercializar, não podemos, de forma alguma, entregar aquilo que é mais sagrado para Deus, que é a nossa própria vida. Tudo aquilo que causa confusão dentro de nós precisa do senhorio e da autoridade de Jesus para colocar ordem na casa e no coração.

A mesma coisa precisa acontecer na nossa casa. Por favor, não a deixemos virar uma casa de bagunça, uma casa desordenada e bagunçada, onde entra tudo, pode tudo, acontece tudo, onde se faz tudo.

A nossa casa é um local sagrado, é o lugar da morada de Deus. Não podemos assistir a tudo que se passa nos veículos de comunicação, na TV; não podemos ouvir tudo que há nas rádios, não podemos deixar que a internet traga tudo aquilo que tem de lixo, de coisas estragadas do mundo para dentro da nossa casa. É preciso agir com autoridade, invocar a autoridade de Jesus para que a nossa casa não vire uma casa desordenada.

O zelo que Jesus teve pela Casa do Pai, que é o Templo, expulsando, colocando para fora aqueles que estavam bagunçando a Casa do Senhor, porque a Casa de Deus é uma casa de oração, é o zelo que Ele quer que tenhamos pela nossa vida e pela casa de cada um de nós.

Precisamos reconhecer e falar a verdade; e, muitas vezes, a nossa casa está se perdendo. Se não conseguimos arrumar nem o nosso quarto, a bagunça que está ali, não vamos conseguir ordenar as coisas que estão dentro de nós.

Se não ordenarmos o que entra em nossa casa, se não ordenarmos aquilo que não deve permanecer em nossa casa, ela será uma casa desordenada. Com a mesma autoridade que Jesus exerceu sobre a Sua casa, que era Casa do Pai, o Templo, o lugar do ensino da Palavra, precisamos também fazer com a nossa casa. Ela precisa ser uma casa de oração.

Precisamos assumir cada vez mais: "Minha casa é uma casa de oração". Uma casa que não é uma casa de oração vive tantos desordenamentos, e não é isso que Deus quer para nenhum de nós.

Deus abençoe você!

Santo Edmundo

Posted: 20 Nov 2020 12:07 AM PST

Santo Edmundo
Sexta, 20 de Novembro
Edmundo é um santo mais vivo na memória do povo da Inglaterra do que nos documentos históricos. Os registros trazem dados sobre o seu reinado e sua morte, mas sobre sua origem poucas são as informações. Sabemos que Edmundo era cristão, filho do rei da Saxônia que foi educado na Inglaterra.

Aos catorze anos de idade tornou-se rei deste território. Era um tempo duríssimo para toda a Inglaterra, agredida constantemente pelos bárbaros dinamarqueses que invadiam a saqueavam seus vilarejos.

No ano de 869, os dinamarqueses irromperam uma grande invasão nos domínios do rei Edmundo. Para defender seu povo e o reino, ele reuniu seu pequeno exército e combateu os invasores, mais equipados e em maior número. Desse modo, ele acabou como prisioneiro de seus opositores.

Os dinamarqueses ofereceram ao rei Edmundo a possibilidade de manter sua vida e a coroa caso renegasse a fé e se proclamasse vassalo. O rei rejeitou a proposta por duas vezes. Dessa maneira selou seu destino. Morreu traspassado pelas flechas dos bárbaros pagãos, no dia 20 de novembro de 870.

Reflexão: 

A defesa da fé cristã custou a vida de muitos homens e mulheres ao longo da história. O sangue dos mártires irriga a vida da Igreja e faz brotar continuamente novos missionários para a propagação da Boa Nova. Ainda hoje somos chamados a buscar a união profunda com Cristo, fazendo dele a grande referência da nossa vida.

Oração: 

Pai de justiça e bondade, que chamaste São Edmundo para testemunhar a fé no vosso nome e dispuseste toda a vida dele em função da evangelização, daí-nos seguir seus exemplos e nos converter sempre mais ao vosso amor. Por Cristo nosso Senhor. Amém.

Celebra também hoje.

• Beata Maria Fortunata, religiosa (1827-1922)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

EFEMÉRIDES - WIKIPEDIA - 9 DE MAIO DE 2024

  9 de maio 192 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. ◄ Maio ► Dom Seg Ter ...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue