Ponte de Penão
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Ponte de Penão | |
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Ponte de Penão | |
Nome oficial | Jambatan Pulau Pinang |
Arquitetura e construção | |
Design | Estaiada, Viga-caixão |
Mantida por | PLUS Expressways |
Início da construção | 1970 |
Término da construção | 1982 |
Data de abertura | 3 de agosto de 1985 |
Comprimento total | 13,5 km |
Geografia | |
Via | E36 Expressway |
Cruza | Canal Sul |
Localização | Penão, Malásia |
A Ponte de Penão[1] (Jambatan Pulau Pinang, em malaio) é uma ponte rodoviária que liga George Town, na ilha de Penão, e Seberão Perai na Malásia continental. A ponte conecta também. A ponte foi oficialmente aberta ao tráfego em 14 de setembro de 1985, tendo comprimento total da ponte de 13,5 km (8,4 milhas). Figura entre as pontes mais longas do mundo, sendo a maior ponte do país, bem como um marco nacional.
Antes de 1985, o transporte entre a ilha e o continente era exclusivamente através de barcas do Penang Ferry Service, pertencente ao governo. A cobrança de pedágio era somente para quem acessa a Ilha, o que foi mantido após a inauguração da Ponte.
Nos anos 2000, a ponte passou por uma grande reforma visando sua expansão de 4 para 6 faixas de tráfego, ampliando a capacidade de veículos. Uma segunda ponte foi inciada em 2008 e está prevista para ser concluída no segundo semestre de 2013.
Referências
- ↑ Nascente 1932, p. 9.
Bibliografia[editar | editar código-fonte]
Nascentes, Antenor (1932). Dicionário etimológico da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves
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