domingo, 13 de setembro de 2020

OS SAMS E OS BANCÁRIOS - E SE HÁ 45 ANOS EU NÃO TIVESSE TELEFONADO PARA O SBC E PARA O SBSI ??? - 13 DE SETEMBRO DE 2020

É  Verdade.

E se eu não tivesse telefonado para os Chefes dos Serviços Médicos do Sindicato dos Bancários do Centro e do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas, no dia 13 de Setembro de 1975 ?

Será que os Bancários de Portugal teriam tido oportunidade para fundar os SAMS - SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA MÉDICO-SOCIAL, 

da forma como ficou a funcionar ?

Se calhar, não ou possivelmente, talvez sim: 

talvez um Serviço de Saúde - paupérrimo  ou MELHOR do que existe?

São tudo meras hipóteses, mas de certeza que não seria o que existe presentemente com todas as suas dificuldades, com todos os seus méritos e com todos os seus defeitos.

Só se pode afirmar que foi uma experiência que os Bancários fizeram e deu bons frutos, apesar de vários tropeções que têm acontecido ao longo dos anos e apesar do COVID-19.

Mas vamos ao que interessa.

De facto, não tivesse eu tomado a iniciativa de contactar telefonicamente os chefes dos Serviços Médicos do SBC e do SBSI, (na qualidade de Chefe interino (ou oficioso) dos Serviços Médicos do SBN), já que o seu verdadeiro Chefe se encontrava de baixa prolongada há algum tempo  - tendo voltado ao serviço apenas em Maio de 1976 - e eu havia sido indicado pelos Corpos Gerentes do Sindicato para o substituir "em regime provisório".

Eu soube através da leitura de um Protocolo existente no ACTV dos Bancários (assinado pelos 3 Sindicatos e pela APB) que deveria ser nomeado um Grupo de Trabalho composto por representantes dos Sindicatos (Direcções, Chefias e Técnicos) para aprovar um Regulamento e um Estatuto para a Entidade que a partir de Janeiro de 1976 deveria dirigir os serviços de Assistência Médica e Medicamentosa e a partir de 3 Postos centrais em Coimbra, Porto e Lisboa, com o maior número de validades possíveis para serem utilizados pelos Bancários e suas Famílias (que ainda não tinham qualquer Serviço de saúde oficial, nem estavam incluídos na rede da Previdência então existente a nível nacional para as outras profissões).

Tendo perguntado à Direcção do SBN se já existia projecto para o referido Grupo de Trabalho, foi-me dito que de facto nada havia sobre o assunto, pois as Negociações em curso com a APB visavam apenas os assuntos contratuais de trabalho e nada mais. 

Surpreendido com a resposta, resolvi então contactar os Chefes dos Serviços Médicos do Sindicato dos Bancários do Centro e do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas, para quer fosse chamada a atenção das suas Direcções para a necessidade de efectuarem com a máxima brevidade reuniões tripartidas nos 3 meses que restavam (Outubro, Novembro e Dezembro) para se fazerem os respectivos estudos e planejarem o Regulamento e Estatutos (e tudo o mais necessário) para que em Janeiro de 1976, os Serviços de Assistência começassem a funcionar.

A minha proposta foi aceite de imediato (e sem discussão) e concretizada com a realização de reuniões em Coimbra (15 de Outubro), no Porto, em 25 de Novembro e em Lisboa (13 de Dezembro). Em todas as reuniões compareceram os representantes dos Corpos Gerentes, acompanhados do seu staff técnico e das respectivas Chefias. Nestes três meses foi possível planificar tudo ao milímetro para que os serviços começassem a funcionar em pleno, em Janeiro de 1976. Apenas na última reunião é que foi necessário apresentar o nome do Serviço: várias propostas foram lançadas, mas eram complicadas demais e não chegavam a acordo. Entretanto eu que estava numa Secretária a coligir os dados referentes ao SBN, de repente, escrevi numa folha que estava a meu lado a frase  SAMS - Serviços de Assistência Médico-Social dos Bancários 

Apresentei-a a um dos Directores e ao colega Advogado Dr. José Faria, que a leram aos colegas em voz alta e este aprovaram-na de imediato. Apenas foi retirada a palavra  - dos Bancários - porque lhes parecia redundante.

E foi assim, que por unanimidade foi aceite o nome SAMS-Serviços de Assistência Médico-social 

Volto a perguntar:



E SE EU NÃO TIVESSE TELEFONADO 


AOS COLEGAS DO SBC E DO SBSI 


EM 13 DE SETEMBRO DE 1975  ???


************



ANTÓNIO FONSECA





Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue