quinta-feira, 27 de agosto de 2020

PRIMEIRO VOO DO HEINKEL HE 178 (27-8-1939) - 27 DE AGOSTO DE 2020

 

Heinkel He 178

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Heinkel He 178
Caça
He 178 V2
Descrição
Tipo / MissãoAeronave experimental/marco da tecnologia aeronáutica, com motor turbojatomonomotor monoplano
País de origem Alemanha
FabricanteHeinkel
Primeiro voo em27 de agosto de 1939 (81 anos)
Tripulação1
Especificações
Dimensões
Comprimento7,48 m (24,5 ft)
Envergadura7,20 m (23,6 ft)
Altura2,10 m (6,89 ft)
Área das asas9,1  (98,0 ft²)
Alongamento5.7
Peso(s)
Peso vazio1 620 kg (3 570 lb)
Peso máx. de decolagem1 998 kg (4 400 lb)
Propulsão
Motor(es)1 x motor turbojato HeS 3
Força de empuxo (por motor)449 kgf (4 400 N)
Performance
Velocidade máxima598 km/h (323 kn)
Alcance (MTOW)200 km (124 mi)

Heinkel He 178 — foi o primeiro avião turbojato a voar. Foi uma iniciativa privada da empresa alemã Heinkel. Voou pela primeira vez em 27 de agosto de 1939 pilotado por Erich Warsitz. Voo relizado 21 meses antes [1] do caça britânico Gloster E.28/39.[2]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Vista posterior do
Heinkel He 178.
Três ângulos.
Réplica do He 178 no Rostock-Laage Airport de Rostock na Alemanha.

Em 1936, o jovem engenheiro Hans von Ohain havia obtido uma patente para usar a exaustão de uma turbina à gás como meio de propulsão. Ele mostrou sua ideia a Ernst Heinkel, que concordou em desenvolver o conceito. Von Ohain demonstrou seu primeiro motor em 1937. O He 178 foi desenhado sobre o terceiro projeto de motor de von Ohain, movido a diesel. O resultado foi uma aeronave pequena de construção e configuração convencional, com uma fuselagem metálica asas altas de madeira. A entrada de ar do motor era no nariz do avião e o trem de pouso convencional. O trem de pouso era retrátil, mas por razões de segurança, foi mantido travado para o primeiro voo.

O avião foi um grande sucesso, apesar de somente um protótipo era mais rápido que a aeronave mais rápida com motor à pistão existente, atingindo uma velocidade máxima de 650 km/h e velocidade de cruzeiro de 585 km/h. A velocidade projetada para as aeronaves de produção era de 700 km/h, uma velocidade não atingida em combate até 1944.

Os testes de taxiamento se iniciaram no dia 24 de agosto de 1939, então o grande dia chegou para Heinkel, Von Ohain e Warsitz: 27 de agosto de 1939,[1] ainda antes do alvorecer, o He 178 se preparava para decolar. O He 178 alça voo por sua própria força, se distancia, retorna e pousa, tudo de acordo com o programado. O Voo teve duração de seis minutos e se realizou a uma altitude de aproximadamente dois mil metros. Tudo correu bem, mas isso não impediu Heinkel de ter um pequeno desapontamento ainda neste dia. Logo em seguida à aterrissagem, (04:30 horas) Heinkel telefonou a Ernst Udet. O episódio aqui é narrado por Heinkel em sua autobiografia "Stürmische Leben" (Uma vida Tempestuosa):

Em 1 de novembro de 1939, Heinkel organizou uma demonstração do jato para o Ministério da Aeronáutica alemão Reichsluftfahrtministerium, onde tanto Ernst Udet e Erhard Milch testemunharam a performance da aeronave.

Entretanto devido à posição conservadora de ambos em relação ao projeto de aeronaves, não houve nenhum interesse oficial no projeto.[1]

Apesar disso Heinkel não se deteve e decidiu desenvolver um jato bimotor, o Heinkel He 280 [4][5][6] privadamente com o que tinha aprendido no desenvolvimento do He 178.

O He 178 foi enviado ao Deutsches Technikmuseum em Berlin, onde foi destruído em um ataque aéreo em 1943.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Aeronave de comparável missão, configuração e era

Referências

  1. ↑ Ir para:a b c «Heinkel He 178». Luftwaffe39-45. Consultado em 3 de julho de 2020
  2.  «Gloster G-40 (E.28/39)». Aviastar (em inglês). Consultado em 3 de julho de 2020
  3.  «Neste dia na História da Aviação: o primeiro voo a jato». Aero. 27 de agosto de 2016. Consultado em 3 de julho de 2020
  4.  (em alemão)Luftarchiv
  5.  (em português)Luftwaffe39-45
  6.  (em português)Deadlybirds Arquivado em 27 de setembro de 2011, no Wayback Machine.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
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