Heinkel He 178
Heinkel He 178 | |
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He 178 V2 | |
Descrição | |
Tipo / Missão | Aeronave experimental/marco da tecnologia aeronáutica, com motor turbojato, monomotor monoplano |
País de origem | Alemanha |
Fabricante | Heinkel |
Primeiro voo em | 27 de agosto de 1939 (81 anos) |
Tripulação | 1 |
Especificações | |
Dimensões | |
Comprimento | 7,48 m (24,5 ft) |
Envergadura | 7,20 m (23,6 ft) |
Altura | 2,10 m (6,89 ft) |
Área das asas | 9,1 m² (98,0 ft²) |
Alongamento | 5.7 |
Peso(s) | |
Peso vazio | 1 620 kg (3 570 lb) |
Peso máx. de decolagem | 1 998 kg (4 400 lb) |
Propulsão | |
Motor(es) | 1 x motor turbojato HeS 3 |
Força de empuxo (por motor) | 449 kgf (4 400 N) |
Performance | |
Velocidade máxima | 598 km/h (323 kn) |
Alcance (MTOW) | 200 km (124 mi) |
Heinkel He 178 — foi o primeiro avião turbojato a voar. Foi uma iniciativa privada da empresa alemã Heinkel. Voou pela primeira vez em 27 de agosto de 1939 pilotado por Erich Warsitz. Voo relizado 21 meses antes [1] do caça britânico Gloster E.28/39.[2]
Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]
Em 1936, o jovem engenheiro Hans von Ohain havia obtido uma patente para usar a exaustão de uma turbina à gás como meio de propulsão. Ele mostrou sua ideia a Ernst Heinkel, que concordou em desenvolver o conceito. Von Ohain demonstrou seu primeiro motor em 1937. O He 178 foi desenhado sobre o terceiro projeto de motor de von Ohain, movido a diesel. O resultado foi uma aeronave pequena de construção e configuração convencional, com uma fuselagem metálica asas altas de madeira. A entrada de ar do motor era no nariz do avião e o trem de pouso convencional. O trem de pouso era retrátil, mas por razões de segurança, foi mantido travado para o primeiro voo.
O avião foi um grande sucesso, apesar de somente um protótipo era mais rápido que a aeronave mais rápida com motor à pistão existente, atingindo uma velocidade máxima de 650 km/h e velocidade de cruzeiro de 585 km/h. A velocidade projetada para as aeronaves de produção era de 700 km/h, uma velocidade não atingida em combate até 1944.
Os testes de taxiamento se iniciaram no dia 24 de agosto de 1939, então o grande dia chegou para Heinkel, Von Ohain e Warsitz: 27 de agosto de 1939,[1] ainda antes do alvorecer, o He 178 se preparava para decolar. O He 178 alça voo por sua própria força, se distancia, retorna e pousa, tudo de acordo com o programado. O Voo teve duração de seis minutos e se realizou a uma altitude de aproximadamente dois mil metros. Tudo correu bem, mas isso não impediu Heinkel de ter um pequeno desapontamento ainda neste dia. Logo em seguida à aterrissagem, (04:30 horas) Heinkel telefonou a Ernst Udet. O episódio aqui é narrado por Heinkel em sua autobiografia "Stürmische Leben" (Uma vida Tempestuosa):
“ | Foi necessário aguardar um momento até que Udet, em tom sonolento, atendesse ao telefone. - Alô (Eu disse a ele), aqui é Heinkel, eu gostaria simplesmente de informá-lo que o capitão Warsitz acabou de realizar um vôo muito bem sucedido com o primeiro jato do mundo, o He-178, usando o primeiro propulsor a jato do mundo, o HeS-3B,[3] e que pousou sem dificuldade alguma. Após um longo silêncio, Udet respondeu num tom sonolento: - Hum, muito bem, felicitações, a Warsitz também. Mas agora deixe-me dormir!. | ” |
Em 1 de novembro de 1939, Heinkel organizou uma demonstração do jato para o Ministério da Aeronáutica alemão Reichsluftfahrtministerium, onde tanto Ernst Udet e Erhard Milch testemunharam a performance da aeronave.
Entretanto devido à posição conservadora de ambos em relação ao projeto de aeronaves, não houve nenhum interesse oficial no projeto.[1]
Apesar disso Heinkel não se deteve e decidiu desenvolver um jato bimotor, o Heinkel He 280 [4][5][6] privadamente com o que tinha aprendido no desenvolvimento do He 178.
O He 178 foi enviado ao Deutsches Technikmuseum em Berlin, onde foi destruído em um ataque aéreo em 1943.
Ver também[editar | editar código-fonte]
- Aeronave de comparável missão, configuração e era
Referências
- ↑ ab c «Heinkel He 178». Luftwaffe39-45. Consultado em 3 de julho de 2020
- ↑ «Gloster G-40 (E.28/39)». Aviastar (em inglês). Consultado em 3 de julho de 2020
- ↑ «Neste dia na História da Aviação: o primeiro voo a jato». Aero. 27 de agosto de 2016. Consultado em 3 de julho de 2020
- ↑ (em alemão)Luftarchiv
- ↑ (em português)Luftwaffe39-45
- ↑ (em português)Deadlybirds Arquivado em 27 de setembro de 2011, no Wayback Machine.
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
- Luftarchiv (em alemão)
- Aviastar (em inglês)
- The First Jet Pilot (em inglês)
- Deadlybirds (em português)
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