Solar Impulse
Solar Impulse | |
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Solar Impulse 1 aterrissando em Bruxelas após seu primeiro voo internacional e 13 de maio de 2011 | |
Descrição | |
Tipo / Missão | Aeronave experimental movido a energia solar |
País de origem | Suíça |
Fabricante | Solar Impulse |
Período de produção | 2006-2013 |
Quantidade produzida | 2 |
Primeiro voo em | 3 de dezembro de 2009 (10 anos) |
Tripulação | 1 |
Notas | |
Dados e fontes: Ver texto | |
Impulso Solar (em inglês: Solar Impulse) é projeto de avião solar de longo alcance atualmente estudado na Escola Politécnica Federal de Lausana (EPFL), na Suíça. O projeto é promovido por Bertrand Piccard, e visa uma volta ao mundo utilizando-se somente energia solar.
A aeronave deverá ter somente um lugar, ser capaz de navegar autonomamente, de modo a manter o navegante a bordo durante dias. Se a eficiência das baterias tornar possível reduzir o peso, poderá ser criado um modelo de dois lugares, para tornar a façanha de volta ao mundo menos difícil. Em 2016, o Solar Impulse 2, completou a primeira circum-navegação da Terra feita por uma aeronave de asa fixa movida somente através de energia solar.[1]
Solar Impulse 1 (HB-SIA)[editar | editar código-fonte]
Proposta de cronograma[editar | editar código-fonte]
- 2003: Estudo de viabilidade na EPFL.
- 2004-2005: Desenvolvimento do conceito.
- 2006: Simulação de voos de longos cursos.
- 2006-2007: protótipo.
- 2008-2009: voos de teste do protótipo
- 2009-2010: construção do avião final
- 2011: vários dias de missões, atravessando o Oceano Atlântico e tentando dar a volta ao globo em cinco estágios
A decolagem foi em maio de 2011, para um voo ao redor do mundo realizando-se um rota próxima à linha equador, mas essencialmente no hemisfério norte. Cinco paradas foram planeadas, para trocar os pilotos. Cada perna teve a duração de três a quatro dias, limitadas pela fisiologia humana dos pilotos.
Aerodinâmica[editar | editar código-fonte]
A envergadura do Solar Impulse é de 80 metros, ligeiramente maior do que a envergadura de um Airbus A380, a fim de minimizar o a quantidade de energia necessária para mantê-lo no ar, e oferecerá uma superfície máxima para as células solares. Essa característica, que proporciona um auto-sustentação de 8 kg/m², cria uma sensibilidade maior a turbulências. A estrutura ultraleve foi construída com fibra de carbono.
Estrutura[editar | editar código-fonte]
Enquanto tradicionalmente se tem uma densidade de área na ordem dos 10 kg/m², no projeto Solar Impulse deverá ser obtido algo na ordem de 0.5 kg/m². Estes materiais podem também ter funcionalidade integrada, sensores interpretados de maneira automática, controle ativo, etc.
Uma camada de células solares ultrafinas foi integrada à asa. Estas células são projetadas de modo a serem flexíveis o suficiente para resistir a deformações e vibrações.
Energia[editar | editar código-fonte]
Células fotovoltaicas gerarão eletricidade durante o dia, que servirá tanto para propulsionar o avião, como para recarregar baterias que possibilitarão o voo noturno. A energia acumulada durante o dia será armazenadas em baterias de lítio localizadas dentro das asas; a densidade de cada uma delas deverá ser algo próximo de 200 Wh/kg, e elas deverão suportar que a temperatura varie entre +80 C e –60 C.
Propulsão[editar | editar código-fonte]
A média da força fornecida aos motores será da ordem de 12 hp, comparável à média do projeto en:Wright Flyer.
Cockpit[editar | editar código-fonte]
O cockpit proporcionará pressurização, oxigênio e várias características ambientais que permitirão ao piloto uma altitude de cruzeiro de 12,000 metros.
Parceiros[editar | editar código-fonte]
O projeto é parcialmente financiado por companhias privadas tais como Schindler Group, Solvay, Omega, Deutsche Bank e Altran. A EPFL, a Agência Espacial Europeia (ESA) e o Dassault fornecem conhecimentos técnicos especializados.
Especificações[editar | editar código-fonte]
Solar Impulse 1 (HB-SIA) | Solar Impulse 2 (HB-SIB) | |
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Tripulação | 1 | |
Comprimento | 21,85 m (71,7 ft) | 22,4 m (73,5 ft) |
Envergadura | 63,4 m (208 ft) | 71,9 m (236 ft) |
Altura | 6,40 m (21,0 ft) | 3,37 m (11,1 ft) |
Área alar | 200 m² (2 150 ft²) | 269,5 m² (2 900 ft²) |
Nº de células fotovoltaicas | 11628 com pico de 45 kW (60,3 hp) | 17248 com pico de 66 kW (88,5 hp) |
Peso carregado | 1 600 kg (3 530 lb) | 2 300 kg (5 070 lb) |
Peso máx. de decolagem (MTOW) | 2 000 kg (4 410 lb) | N/D |
Motorização | 4 x motores elétricos; 4 x baterias de íon-lítio com consumo de 21 kWh | 4 x motores elétricos ; 4 x baterias de íon-lítio com consumo de 41 kWh |
Velocidade máx. | N/D | 140 km/h (87,0 mph) 140 km/h (75,5 kn) |
Velocidade de cruzeiro | 70 km/h (43,5 mph) 70 km/h (37,8 kn) | 90 km/h (55,9 mph) 90 km/h (48,6 kn) |
Autonomia | 36 horas (projetado) | N/D |
Teto de serviço | 8 500 m (27 900 ft) com uma altitude máxima de 12 000 m (39 400 ft) | |
Fontes | Solar Impulse Project (2009),[2] Diaz[3] e Solar Impulse Project[4] |
Solar Impulse 2 (HB-SIB)[editar | editar código-fonte]
Construção[editar | editar código-fonte]
A construção da segunda aeronave, conhecida como Solar Impulse 2, com o registro suíço HB-SIB, começou em 2011. A conclusão estava inicialmente prevista para 2013, com uma circum-navegação de 25 dias do globo terrestre prevista para 2014. No entanto, uma falha estrutural da longarina principal da aeronave ocorreu durante os ensaios estáticos em julho de 2012, levando a atrasos no cronograma de testes de voo para permitir reparos. O primeiro voo do Solar Impulse 2 ocorreu na base aérea de Payerne, Suíça, em 2 de junho de 2014.[5]
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O trabalho de reparo da aeronave atrasou a circum-navegação da Terra do Solar Impulse 2 de 2012 para 2015.[6] A aeronave foi entregue à Masdar, em Abu Dhabi para a Cúpula Mundial de Energia do Futuro, no final de janeiro de 2015,[7] e começou a viagem em 9 de março de 2015.[8][9] Ele foi programado para retornar ao mesmo local em agosto de 2015.[10][11] Um centro de controle da missão para a circum-navegação foi criado em Mônaco, utilizando links de satélite para receber a telemetria em tempo real do voo e permanecer em constante contato com a aeronave e a equipe de apoio.[12]
A rota seguida pelo Solar Impulse 2 passou inteiramente pelo Hemisfério Norte.[11][13] Doze paradas foram originalmente planejadas ao longo da rota, sendo que os pilotos Borschberg e Piccard alternavam turnos entre si; em cada parada, a tripulação aguardava boas condições climáticas ao longo do próximo trecho do percurso.[14] Na maior parte do seu tempo no ar, o Solar Impulse 2 cruzou a uma velocidade que variou entre 50 e 100 quilômetros por hora, geralmente na extremidade mais lenta do intervalo durante a noite para economizar energia. Os trechos do voo que cruzaram os oceanos Pacífico e o Atlântico foram as etapas mais longas da circum-navegação, tendo até cinco dias e noites.[10][15] Em voos de vários dias, os pilotos cochilavam de 20 minutos e utilizaram yoga ou outra exercícios para promover o fluxo de sangue e manter o estado de alerta.[16]
Piccard pilotou a aeronave através do Oceano Atlântico, chegando em Sevilha, Espanha, em 23 de junho.[17] A aeronave parou próxima de Cairo, Egito, em 13 de julho,[18] e, finalmente, desembarcou em Abu Dhabi, no Emirados Árabes Unidos, em 26 de julho, completando o viagem ao redor do mundo, em um total de 17 etapas; foi a primeira circum-navegação da Terra por uma aeronave de asa fixa movida somente através de energia solar.[1]
Ver também[editar | editar código-fonte]
Referências
- ↑ ab "Solar Impulse completes historic round-the-world trip", BBC News, 26 de julho de 2016
- ↑ Solar Impulse (2009). "Around the World in a Solar Airplane: Solar Impulse"
- ↑ Diaz, Jesus (23 May 2007). "Solar Impulse: Around the World in a 100% Sun-powered Airplane". Gizmodo.
- ↑ "Building a Solar Airplane". Solar Impulse.
- ↑ «First Flight for Solar Impulse 2». Sport Aviation: 14. Julho de 2014
- ↑ Timeline: "Without a spar, what's next?", Solar Impulse, 19 de julho de 2012. Acessado em 28 de junho de 2013
- ↑ «Our Adventure». Solar Impulse. Consultado em 19 de janeiro de 2015
- ↑ Batrawy, Aya (9 de março de 2015). «Solar-powered plane takes off for flight around the world». Associated Press. Consultado em 14 de março de 2015
- ↑ Schreck, Adam (20 de janeiro de 2015). «Solar plane pioneers lay out round-the-world flight plan». Associated Press. Consultado em 21 de janeiro de 2015. Arquivado do original em 1 de abril de 2015
- ↑ ab Al Wasmi, Naser (25 de setembro de 2014). «Pilots to take off from Abu Dhabi for historic solar-powered flight». The National. Consultado em 7 de janeiro de 2015
- ↑ ab Mudallal, Zainab (16 de janeiro de 2015). «This solar-powered airplane is about to take its first around-the-world flight». Quartz. Consultado em 19 de janeiro de 2015
- ↑ «Solar Impulse launches Mission Control Center in Monaco». ABB Conversations. 23 de fevereiro de 2015. Consultado em 21 de março de 2015
- ↑ "Solar Impulse lands in California after Pacific crossing", BBC, 24 de abril de 2016
- ↑ Molko, David. "Solar-powered plane on round-the-world flight gets stuck in China", CNN, 17 April 2015
- ↑ Keyrouz, Wissam (7 de março de 2015). «Solar plane revs up for historic round-the-world flight». AFP via Yahoo. Consultado em 22 de março de 2015
- ↑ Reisinger, Don. "Solar-powered plane embarks on longest leg of round-the-world flight", CNET, 29 de junho de 2015
- ↑ Amos, Jonathan. "Solar Impulse completes Atlantic crossing with landing in Seville", BBC, 23 de junho de 2016
- ↑ Amos, Jonathan. "Solar Impulse: Zero-fuel plane lands in Cairo", BBC News, 13 de julho de 2016
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
- Web Site do Projeto Solar Impulse (em inglês)
- Web Site de Bertrand Piccard (em inglês)
- Artigo sobre o Projeto Solar Impulse , com imagens da construção de algumas partes (em inglês)
- sobre o Projeto Solar Impulse (em inglês)
- Demonstração de vôo virtual de 25 horas (em inglês)
- Vídeo do voo inaugural do Solar Impulse (em inglês)
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