Descarrilamento de trem em Brétigny-sur-Orge
Este artigo ou seção pode conter informações desatualizadas. |
Descarrilamento de trem em Brétigny-sur-Orge | |
Imagem do acidente na estação de Brétigny. | |
Localização | Estação Brétigny, Brétigny-sur-Orge França |
Dia do acidente | 12 de julho de 2013 |
Horário do acidente | 17h14 CET (UTC+2) |
Operadora | SNCF |
Trens | 1 |
Passageiros | 385 |
Fatalidades | 6 |
Feridos | 192 |
O descarrilamento de trem em Brétigny-sur-Orge ocorreu em 12 de julho de 2013, quando o trem intermunicipal de número 3657 que saía de Paris com destino a Limoges descarrilou e sofreu uma colisão na estação férrea de Brétigny em Brétigny-sur-Orge, matando seis pessoas e deixando dezenas de feridos. 385 passageiros estavam a bordo na hora da colisão,[1][2] que ocorreu às 17h14, horário local, 22 minutos após o trem deixar a estação parisiense de Austerlitz às 16h53.[3] O veículo era esperado na estação de Limoges-Bénédictins às 20:05. Os trens e as plataformas na estação de Brétigny estavam particularmente cheias naquele dia, uma vez que se tratava da sexta-feira anterior ao feriado nacional francês.[1]
Relatórios iniciais sugerem que o trem – um Corail da SNCF –, que não deveria parar na estação, se acidentou em alta velocidade e se partiu em dois após o terceiro e o quarto vagões descarrilarem.[2] O acidente fez com que os quatro vagões traseiros se colidissem com as plataformas da estação.[1][2] O acidente é o mais grave do tipo da história da França desde o acidente férreo da estação de Lyon, em Paris, que causou a morte de 56 pessoas.[4] O Departamento de Investigação sobre os Acidentes de Transporte Terrestre (Bureau d'Enquêtes sur les Accidents de Transport Terrestre – BEA-TT) anunciou que vai investigar o ocorrido. A SNCF divulgou suas considerações iniciais em 13 de julho, informando que o descarrilamento parece ter sido causado por uma falha nos trilhos. Segundo a SNCF, uma barra de metal ligando dois trilhos a 200 metros da estação se soltou em uma série de pontos.[5] Alguns especialistas ouvidos pela imprensa francesa questionaram como uma peça normalmente apertada por quatro parafusos poderia ter se soltado.[6]
Na manhã do dia 13, o ministro dos Transportes da França, Frédéric Cuvillier afirmou à imprensa que 30 pessoas ainda estavam internadas por causa do acidente, sendo que nove delas estavam em estado grave.[6] Em entrevista a uma emissora de televisão francesa, no dia seguinte, o presidente francês, François Hollande, disse que há muito a ser feito para garantir a segurança nas ferrovias do país.[7]
Referências
- ↑ ab c (em inglês) "Deadly French train crash at Bretigny-sur-Orge". BBC News. 12 de julho de 2013. Página acessada em 13 de julho de 2013.
- ↑ ab c (em inglês) "Packed train derails near Paris, 7 believed dead". Associated Press via The Big Story. 12 dejulho de 2013. Página acessada em 13 de julho de 2013.
- ↑ (em francês) "Six morts dans le déraillement d'un train dans l'Essonne". Libération. 12 de julho de 2013. Página acessada em 13 de julho de 2013.
- ↑ (em francês) "Un train déraille à Brétigny : au moins 6 morts, Hollande se rend sur place" Arquivado em 13 de julho de 2013, no Wayback Machine.. TF1. 12 de julho de 2013. Página acessada em 13 de julho de 2013.
- ↑ (em inglês) "Loose rail connector 'caused' France train crash". BBC News. 13 de julho de 2013. Página acessada em 13 de julho de 2013.
- ↑ ab (em português) "França investiga falha em mudança de trilhos de trem". Associated Press via Paraná Online. 13 de julho de 2013. Página acessada em 14 de julho de 2013.
- ↑ (em português) "'Havia sangue por todos os lados', diz homem que viu trem descarrilar na França". BBC Brasil. 14 de julho de 2013. Página acessada em 14 de julho de 2013.
Sem comentários:
Enviar um comentário