segunda-feira, 29 de junho de 2020

OBSERVADOR - 29 DE JUNHO DE 2020

Observador 360º

360º

Fotografia de Miguel PinheiroMiguel Pinheiro
Diretor Executivo
Segunda, 29 jun 2020

Enquanto dormia…

… Portugal esperava uma decisão do Reino Unido, que divulga hoje a lista de países que farão parte dos primeiros “corredores aéreos” a partir do início de julho. Há dúvidas quanto à inclusão de Portugal — e ficar de fora pode ter consequências sérias para o turismo. Mais duas más notícias para a economia: uma sondagem divulgada esta manhã mostra que 60% dos portugueses ainda não voltaram a frequentar restaurantes desde o desconfiamento; e os números mostram que o negócio das máscaras — onde muitos viram a salvação do têxtil — está em queda devido à saturação do mercado nacional e às dificuldades na exportação.

Os bancos estão numa “guerra de spreads” e isso quer dizer que as 390 mil famílias que pediram crédito à habitação entre 2011 e 2018 podem poupar milhares de euros mudando de banco. O nosso cliente-mistério explica como.

Nesta newsletter tem ainda toda a informação essencial para começar o dia. Para ficar sempre informado, já sabe que só precisa de vir ao nosso site ou ouvir a Rádio Observador. Até amanhã.

NOTÍCIAS IMPORTANTES

O QUE SE PASSA LÁ FORA

SINAIS DE ESPERANÇA

OS NOSSOS ESPECIAIS

O REGRESSO DO FUTEBOL

rui-tovar_467x467_acf_cropped.jpg
É hoje o aniversário do primeiro título de campeão mundial do Brasil, em 1958, com dois golos do rei na final com a anfitriã Suécia.

A NOSSA OPINIÃO

colunista_hgarrido_467.png
Ninguém duvida que enfrentamos uma crise sanitária muito difícil de gerir. O Governo teve uma gestão inicial muito eficaz, mas são incompreensíveis as falhas no pós-confinamento.
1q9a5401-1_467x467_acf_cropped-1.jpg
Seria bom termos um PM fiel à nobreza do cargo e que assumisse a responsabilidade das ações ou das omissões do Governo. Mas Costa não é esse tipo de líder. Pela razão de que a culpa nunca é sua.
1q9a6578_467x467_acf_cropped.jpg
A depressão começa num desamparo. Depois transforma-se numa desolação e numa mágoa. A seguir,num desespero. É o desespero, quando nos cerca, que arrasa quaisquer vestígios de esperança que nos restem.
colunista_jcespada_467.png
Quando continua a “revolução cultural” contra as estátuas nas universidades britânicas e americanas, pode ser útil recordar algumas ideias robustamente antiquadas sobre A Ideia de Universidade.

MAIS PARA LER

FotografiaCULTURA

O bicho voltou, porque o bicho nunca foi embora

100 mil voltaram a ligar-se no Instagram de Bruno Nogueira para quase três horas de directo. Porque saudades, porque Campo Pequeno e porque o bicho, afinal, ainda mexe.
FotografiaCULTURA

Fomos nós que tornámos Pessoa apenas poeta /premium

Ficou conhecido como poeta e foi como poeta que se afirmou, mas a maioria dos papéis de Pessoa estão prosa. Uma nova antologia de Jerónimo Pizarro mostra este lado menos divulgado do escritor.
FotografiaCULTURA

Tome nota: estes são os lançamentos de julho /premium

O novo livro de José Eduardo Agualusa, o segundo volume da nova trilogia de Philip Pullman, os contos de Graça Pina de Morais e a autobiografia de Woody Allen: eis algumas das novidades de julho.
FotografiaCULTURA

Como Tristany canta: as dores, os sonhos e Sintra /premium

Com o primeiro (e desconcertante) álbum "Meia Riba Kalxa", Tristany justifica o rótulo de revelação da música portuguesa. Só não lhe chamem apenas cantor: também veio contar a vida, sua e dos seus.
FotografiaCULTURA

Rolling Stones ameaçam processar Trump

Os Rolling Stones ameaçaram o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com uma ação na justiça se continuar a usar as suas músicas em ações de campanha.
FotografiaSAÚDE

Depressão. Os homens vivem mais em silêncio /premium

Procuram menos ajuda e usam uma linguagem mais cinzenta. Os preconceitos de que um homem não pode chorar ou mostrar fraqueza têm um impacto real. Pedro Lima terá sido uma das vítimas.
FotografiaLIFESTYLE

L'Oréal remove palavra "branqueamento" de produtos

É a segunda marca a tomar uma decisão destas. Depois de ser criticada (incluindo pela modelo negra que foi dispensada pela empresa), a L'Oréal decidiu excluir expressões como "branquear" dos produtos.

RÁDIO OBSERVADOR

Leia as últimas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue