Miguel Pinheiro
Diretor ExecutivoSegunda-feira, 13 abril 2020
Diretor ExecutivoSegunda-feira, 13 abril 2020
Enquanto dormia…
… ficámos a saber um pouco mais sobre Luís Pitarma, o enfermeiro português referido por Boris Johnson na sua primeira declaração depois de sair do hospital: tem 29 anos, é de Aveiro e trabalha no St Thomas’ Hospital, em Londres.
E ficámos a saber também um pouco mais sobre o que nos espera no futuro: afinal, que mundo vamos encontrar quando sairmos à rua? O que vai acontecer à política, à economia, à globalização, ao ambiente? Temos algumas pistas aqui.
Nesta newsletter tem ainda toda a informação sobre o que aconteceu nas últimas 24 horas — sobre o coronavírus e sobre outros temas também. Ao longo do dia pode seguir sempre o nosso trabalho aqui. Até amanhã.
NOTÍCIAS IMPORTANTES
O QUE SE PASSA LÁ FORA
OS NOSSOS ESPECIAIS
FACT CHECKS
SINAIS DE ESPERANÇA
A NOSSA OPINIÃO
A incerteza extrema exige um intervalo nas regras de política económica. As decisões têm de ser pragmáticas, de curto prazo. A Europa fá-lo à sua maneira. O Reino Unido e os EUA de forma mais directa.
Faz sentido renovar o Estado de Emergência se servir para preparar a reabertura da economia. Temos de construir uma nova normalidade para regressarmos à rua e ao trabalho a partir do início de maio.
Preparem-se para ajudar os vossos filhos entre os 10 e os 14/15. Os que imaginam controlar todas as “cenas”. Eles vão precisar de algum “músculo” e de uma exigência “mais apertada” da parte dos pais.
A verdade deixou de ser dever e passou a ser segredo. O dever de segredo estatístico é uma conveniência dependente do interesse do Governo.
A crise que estamos a cavar será a que iremos ter de suportar. Podemos fechar os olhos mas, os que ainda não cegamos, temos a obrigação de alertar: ninguém vai enfrentar a crise por nós.
OUTRAS LEITURAS
ECONOMIA
Fim da "guerra". Russos e sauditas fecham acordo
A Rússia e a OPEP (cartel informalmente liderado pela Arábia Saudita) chegaram, finalmente, a um acordo para um corte da produção que irá ajudar a estabilizar os mercados energéticos.
MUNDO
Itália quer abordar questão dos paraísos fiscais
Fontes do governo italiano dizem que o ministro dos Negócios Estrangeiros se prepara para abordar tema dos paraísos fiscais. Objetivo será o de acabar com um "duplo padrão" e criticar Holanda.
LIFESTYLE
Os 5 acessórios mais procurados do momento
Dos brincos statement ao animal print inspirado em Tiger King, o agregador de lojas Lyst divulgou cinco dos artigos de moda mais procurados nos últimos tempos, gerando inesperadas tendências.
LIFESTYLE
Passa ao Futuro. A nova vida dos nossos artesãos /premium
Queriam criar uma base de dados dos artesãos em Portugal, acabaram com um projeto social. Na Passa ao Futuro trabalham-se técnicas tradicionais de forma contemporânea. Por um negócio sustentável.
LIFESTYLE
A primavera em casa, dentro de um frasco /premium
Inspirados nas flores dos Açores, perfumados com hortelã ou com os ditos frutos de ouro (citrinos). Reunimos novos perfumes capazes de nos transportar para um dia de sol no campo – e bem precisamos.
SAÚDE
A voz de Bocelli encheu a catedral de Milão vazia
Tenor deu um concerto neste domingo de Páscoa dentro da Duomo de Milão, completamente vazia, à exceção de um organista que o acompanhou. Veja o vídeo.
CULTURA
Wordsworth: o poeta da vida simples faz 250 anos /premium
Chamaram-lhe o "poeta da humanidade", mas era à natureza, bela e assustadora, que Wordsworth dedicava a maioria dos seus poemas. A simplicidade da sua linguagem e temas revolucionou a poesia inglesa.
RÁDIO OBSERVADOR
Leia as últim
Coronavírus
Tudo o que tem de saber
SAÚDE
Como fica a saúde mental em tempos de quarentena
A pandemia fechou milhões em casa e as limitações duram há semanas. Especialistas explicam o impacto da quarentena na saúde mental e dão conselhos para crianças, adultos e idosos.
SAÚDE
Em 48h, só 20 casos em Lisboa (e VT). 850 no norte
Em 48 horas foram confirmados apenas 20 casos na zona de Lisboa e Vale do Tejo. No mesmo espaço de tempo, no norte do país foram confirmados 850 casos. Veja aqui os destaques do boletim deste domingo.
SAÚDE
Marta Temido: "Nada vai ser como antes"
Depois de ter admitido isolar idosos até ao aparecimento de uma vacina, a ministra da Saúde afastou ideia de deixar sair, com máscara, a população com teste negativo: "Fosse assim tão simples...".
SAÚDE
Quem é Luís, o enfermeiro de Boris?
Chama-se Luís Pitarma, tem 29 anos, é de Aveiro e trabalha no St Thomas' Hospital, em Londres. Depois de Boris Johnson lhe ter agradecido publicamente, Marcelo Rebelo de Sousa fez o mesmo.
SAÚDE
Boris Johnson agradece a enfermeiro português
O primeiro ministro britânico deixou o hospital este domingo, após uma semana internado. Num vídeo do Twitter, agradece a um enfermeiro português que o acompanhou durante 48 horas.
SAÚDE
Mais de cem pessoas detidas por desobediência
Número de detidos desde renovação do estado de emergência, a 2 de abril, ascendeu a 117. E 311 estabelecimentos foram fechados por incumprimento. Portugal ultrapassou hoje os 500 mortos por Covid-19.
SAÚDE
Moura tem 33 infetados: 17 são crianças e jovens
Foco de infeção na cidade está concentrado em comunidade cigana — só um dos 33 casos de infeção foi registado fora do Espadanal. "Ninguém sai, ninguém entra", disse o autarca local à Rádio Observador.
SAÚDE
Dois lares onde o vírus entrou, assustou e matou
Helena vê agora o filho pela janela, Adelaide não acredita conseguir chegar aos 100 anos daqui a dois meses, Alice mantém a fé. Fomos a um lar ainda livre de infetados e a outro onde o vírus já matou.
SAÚDE
Bastidores da celebração do Domingo de Páscoa
Realizou-se esta manhã a habituação celebração do Domingo de Páscoa na Sé de Lisboa com uma única diferença: a Sé completamente vazia. No fim, D. Manuel Clemente abençoou a cidade de Lisboa.
SOCIEDADE
Crucifixo viajou de carro em Matosinhos
Das janelas, muitas enfeitadas com colchas, velas ou flores, a população da Senhora da Hora, em Matosinhos, viu o crucifixo passar-lhe à porta de carro, numa visita pascal adaptada às contingências.
SAÚDE
Crimes perdoados: estrada e furtos qualificados
Crimes na estrada e de desobediência, furtos qualificados e ofensas — eis os crimes por que tinham sido condenados grande parte dos 289 reclusos libertados este sábado, no âmbito da pandemia.
PAÍS
Avenida da Liberdade: poluição em baixa histórica
A concentração média de dióxido de azoto na Avenida da Liberdade, em Lisboa, foi a menor verificada neste século, de acordo com a associação ambientalista Zero.
MUNDO
Eurobonds. Ser ou não ser?
Eduardo Catroga e Jorge Barros Luís analisam as soluções para os custos desta crise única. E alertam é preciso entender que a recessão vem agora de uma pandemia, não de indisciplina orçamental.
SAÚDE
Von der Leyen quer idosos isolados até fim do ano
Enquanto não houver uma vacina, o que, acredita, poderá acontecer até ao fim de 2020, a presidente da Comissão Europeia defende que os idosos devem ficar isolados e com contactos limitados.
SAÚDE
Comissão Europeia desaconselha reservas de férias
A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, desaconselhou reservas para férias de verão devido à impossibilidade de previsões fiáveis acerca dos efeitos da pandemia do novo coronavírus.
MUNDO
Com Covid, governos criam "arquitetura opressiva"
Leis de emergência que perduram bem após o fim da emergência, vigilância acrescida e populações localizadas, identificadas e, até, diagnosticadas, por smartphones. A pandemia, segundo Edward Snowden.
SAÚDE
Os que ganham menos estão a perder mais rendimento
Inquérito da Universidade Católica revela que mais de um terço (36%) dos portugueses viu diminuir os seus rendimentos do trabalho. Os que ganham menos tiveram, em média, maior perda de rendimento.
SAÚDE
OMS. Portugal ignorou avisos para comprar material
Desde fevereiro que a OMS alertava para a escassez de equipamento de proteção, como máscaras, luvas ou óculos. Portugal seguiu a tendência da Europa e só fez as primeiras grandes encomendas em março.
SAÚDE
Reino Unido. Médicos vão classificar doentes
Idade, fragilidade e doenças associadas — são estas as variáveis que os médicos do NHS vão ter de começar a contabilizar para decidir se os pacientes com Covid-19 podem ou não ser internados nas UCI.
SAÚDE
Londres reabriu parques e multidões regressaram
Alguns parques no Reino Unido reabriram portas este sábado. As temperaturas amenas levaram centenas de pessoas a aproveitar o espaço ao ar livre e nem sempre se conseguiram distâncias de segurança.
SAÚDE
Itália. Mortes diárias em mínimos de 3 semanas
Desde 19 de março que o número diário de mortes não era tão baixo. Nas últimas 24 horas morreram no país 431 pessoas. Há 4.092 novos infetados, o que também significa um abrandamento face a sábado.
SAÚDE
EUA: Regresso "não vai ser como acender lâmpada"
Diretor do Instituto de Doenças Infecciosas dos EUA diz que regresso à normalidade no país terá de ser gradual e duvida que americanos possam votar presencialmente em novembro.
SAÚDE
Cuomo anuncia mais 758 vítimas em Nova Iorque
Governador diz que taxa de mortalidade é "terrivelmente alta" e fala em "notícias trágicas": "Era suposto o 11 de setembro ser a tragédia da minha vida". Já morreram mais de 9 mil pessoas no estado.
ECONOMIA
Fim da "guerra". Russos e sauditas fecham acordo
A Rússia e a OPEP (cartel informalmente liderado pela Arábia Saudita) chegaram, finalmente, a um acordo para um corte da produção que irá ajudar a estabilizar os mercados energéticos.
SAÚDE
As "aldeias gaulesas" que resistiram à Pneumónica
Em 1918, o mundo enfrentou outra pandemia, a chamada "Gripe Espanhola" ou "Pneumónica". Chegou a todos os continentes e matou 50 milhões. Mas houve sítios onde quase não entrou.
SAÚDE
O "SNL" foi feito em casa e Tom Hanks apresentou-o
Recuperado da Covid-19 e a "tentar ter piada em tempos estranhos", o ator americano foi o anfitrião do primeiro episódio do programa de humor num novo formato. Veja aqui o monólogo de abertura.
SAÚDE
Kenny Dalglish teve alta após 4 dias internado
O antigo jogador de futebol escocês Kenny Dalglish, 'lenda' do Liverpool, teve alta hospitalar no sábado, depois de ter testado positivo à covid-19, foi hoje anunciado.
SAÚDE
Maioria dos países da UE não paga eletricidade?
A informação de que na maioria dos países da UE não se paga eletricidade é falsa e circula no Facebook através de um cartaz que aponta o dedo à EDP e ao Governo por não fazerem o mesmo em Portugal.
OPINIÃO
Nunca os cães foram tão passeados. Nem os gatos andaram tão fartos de dividir a casa com os humanos. Nunca notámos tanto nos sintomas das doenças deles. E quando acabar? Milhões de animais deprimidos?
Heroína é a minha filha, que sendo filha de dois médicos infeciologistas não recebe um beijo nem um abraço há mais de um mês. Heróis são os portugueses que respeitam o isolamento a que foram obrigados
Dou nota de até ao momento que escrevo este artigo ter sido contactado por quatro pessoas cujos conjugues estavam afetados, e que após terem informado o SNS os testes foram marcados para 4 de maio!
Procurar ganhos políticos no combate à Covid-19 pode ser um ato de absoluta nulidade. Os partidos têm que perceber o seu papel, sob pena de se descredibilizarem ou, pior, tornarem-se irrelevantes.
Tal como a saúde sofreu um “golpe” tão inesperado quanto indesejado, também no que toca à alimentação e ao fornecimento de produtos de primeira necessidade pode vir a ocorrer uma situação de rotura.
RÁDIO OBSERVADOR
OBSERVADOR
Comunidade cigana infectada em Moura
Moura tem 33 infectados, incluindo crianças. O presidente da câmara de Moura, Álvaro Azedo, diz que no município "ninguém sai e ninguém entra."
OBSERVADOR
16h. Boris Johnson agradece a enfermeiro português
Nesta edição, as declarações do primeiro-ministro britânico depois de ter tido alta. Boris Johnson está infetado com o novo coronavírus.
Leia as últimas
em observadorHelena vê agora o filho pela janela, Adelaide não acredita conseguir chegar aos 100 anos daqui a dois meses, Alice mantém a fé. Fomos a um lar ainda livre de infetados e a outro onde o vírus já matou.
O primeiro ministro britânico deixou o hospital este domingo, após uma semana internado. Num vídeo do Twitter, agradece a um enfermeiro português que o acompanhou durante 48 horas.
Depois de ter admitido isolar idosos até ao aparecimento de uma vacina, a ministra da Saúde afastou ideia de deixar sair, com máscara, a população com teste negativo: "Fosse assim tão simples...".
Em 48 horas foram confirmados apenas 20 casos na zona de Lisboa e Vale do Tejo. No mesmo espaço de tempo, no norte do país foram confirmados 850 casos. Veja aqui os destaques do boletim deste domingo.
Leis de emergência que perduram bem após o fim da emergência, vigilância acrescida e populações localizadas, identificadas e, até, diagnosticadas, por smartphones. A pandemia, segundo Edward Snowden.
Em 1918, o mundo enfrentou outra pandemia, a chamada "Gripe Espanhola" ou "Pneumónica". Chegou a todos os continentes e matou 50 milhões. Mas houve sítios onde quase não entrou.
Idade, fragilidade e doenças associadas — são estas as variáveis que os médicos do NHS vão ter de começar a contabilizar para decidir se os pacientes com Covid-19 podem ou não ser internados nas UCI.
Alguns parques no Reino Unido reabriram portas este sábado. As temperaturas amenas levaram centenas de pessoas a aproveitar o espaço ao ar livre e nem sempre se conseguiram distâncias de segurança.
Na homilia que proferiu este domingo, numa Sé de Lisboa vazia de fiéis, o cardeal patriarca da cidade lembrou que a Páscoa de Cristo se experimenta "na caridade praticada".
Foi quatro vezes vice-campeão mundial de Fórmula 1, mas nunca subiu ao primeiro lugar do pódio. Em 1962, retirou-se do circuito profissional. Stirling Moss morreu aos 90 anos.
Recuperado da Covid-19 e a "tentar ter piada em tempos estranhos", o ator americano foi o anfitrião do primeiro episódio do programa de humor num novo formato. Veja aqui o monólogo de abertura.
Opinião
Helena Matos
No socialismo, quando há dinheiro as vacas voam. Quando chega a crise não se diz a palavra austeridade mas sim tempo de vacas magras. É sempre o tempo de fazer socialismo. Na versão ruminante, claro.
João Marques de Almeida
Os ataques de António Costa à Holanda, em grande medida, devem-se à política nacional e à disputa que o PS tem com o Bloco por uma parte comum do eleitorado de esquerda.
Inês Domingos
Confiar no BCE para apagar fogos, inundando o mercado de liquidez e comprando ativos para lá de todos os limites, pode parecer um almoço grátis. Mas é bom que se saiba que não é.
Paulo Farinha
Nunca os cães foram tão passeados. Nem os gatos andaram tão fartos de dividir a casa com os humanos. Nunca notámos tanto nos sintomas das doenças deles. E quando acabar? Milhões de animais deprimidos?
Miguel Esperança Martins
A Páscoa vivida e revisitada do lado de lá de uma unidade de isolamento de doentes infectados com SARS-CoV-2. Ausências e presenças de lados opostos da fronteira.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilh
Desde fevereiro que a OMS alertava para a escassez de equipamento de proteção, como máscaras, luvas ou óculos. Mas Portugal seguiu a tendência da Europa e só fez as primeiras encomendas em março.
Presidente da Comissão Europeia diz que sabe que é difícil, mas que o isolamento dos mais velhos "é uma questão de vida ou de morte". "Sem uma vacina, temos de limitar o contacto", avisa. Siga aqui.
O economista Vítor Bento prevê que Portugal vá passar por uma "recessão grande" este ano em resultado da covid-19, restando saber qual será a sua duração e como será a recuperação económica.
No socialismo, quando há dinheiro as vacas voam. Quando chega a crise não se diz a palavra austeridade mas sim tempo de vacas magras. É sempre o tempo de fazer socialismo. Na versão ruminante, claro.
Os ataques de António Costa à Holanda, em grande medida, devem-se à política nacional e à disputa que o PS tem com o Bloco por uma parte comum do eleitorado de esquerda.
Confiar no BCE para apagar fogos, inundando o mercado de liquidez e comprando ativos para lá de todos os limites, pode parecer um almoço grátis. Mas é bom que se saiba que não é.
Crimes na estrada e de desobediência, furtos qualificados e ofensas — eis os crimes por que tinham sido condenados grande parte dos 289 reclusos libertados este sábado, no âmbito da pandemia.
Quando escutou o apelo do Governo britânico, Alexandra Freitas não hesitou e juntou-se à linha de combate à pandemia da covid-19 no Reino Unido, que mobiliza vários enfermeiros portugueses.
Inquérito da Universidade Católica revela que mais de um terço (36%) dos portugueses viu diminuir os seus rendimentos do trabalho. Os que ganham menos tiveram, em média, maior perda de rendimento.
Sporting fecha acordo com jogadores para corte salarial de 40% (depois 20%). Administradores da SAD abdicam de 50%. Benfica e FC Porto ponderam cenário. "Grandes" trabalham em conjunto noutras áreas.
Decreto de renovação do estado de emergência já previa que o Governo disponibilizasse dados sobre os doentes com Covid-19. Informação será anónima e inclui dados como idade, sexo e doenças prévias.
Opinião
Helena Matos
No socialismo, quando há dinheiro as vacas voam. Quando chega a crise não se diz a palavra austeridade mas sim tempo de vacas magras. É sempre o tempo de fazer socialismo. Na versão ruminante, claro.
João Marques de Almeida
Os ataques de António Costa à Holanda, em grande medida, devem-se à política nacional e à disputa que o PS tem com o Bloco por uma parte comum do eleitorado de esquerda.
Inês Domingos
Confiar no BCE para apagar fogos, inundando o mercado de liquidez e comprando ativos para lá de todos os limites, pode parecer um almoço grátis. Mas é bom que se saiba que não é.
Miguel Esperança Martins
A Páscoa vivida e revisitada do lado de lá de uma unidade de isolamento de doentes infectados com SARS-CoV-2. Ausências e presenças de lados opostos da fronteira.
Paulo Farinha
Vamos tentar dar o nosso melhor e os professores estão a fazer das tripas coração para aprender. Parabéns a eles pelo esforço. Mas ensino à distância é outra coisa.
Partilhe esta ediçã
Sem comentários:
Enviar um comentário