sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

RTP - O ESSENCIAL - 14 DE FEVEREIRO DE 2020

Versão Web    RecomendarSocial  Facebook  Twitter
 
14 Fevereiro, 2020
Partilhar Subscrever
Sérgio Alexandre
Jornalista
Sérgio Alexandre

Bem-vindo

PIB cresceu 2% em 2019. Acusações da Venezuela a Portugal “não fazem sentido”, enfatiza o governo português. CGTP abre o Congresso dos 50 anos sob o signo da renovação.


Contas fechadas


Contas fechadas

A Economia portuguesa cresceu 2% em 2019. As contas finais do Instituto Nacional de Estatística confirmam a estimativa da Comissão Europeia e do Banco de Portugal e superam em uma décima os cálculos do governo. Em 2018, o PIB havia crescido 2,4%. O INE explica esta variação negativa como resultado do “contributo positivo menos intenso da procura interna, refletindo o abrandamento do consumo privado”.

Acusações sem sentido


Acusações sem sentido

O regime venezuelano acusa a TAP de ter violado os padrões internacionais de segurança, ao permitir o alegado transporte de explosivos e ocultar a identidade do líder da oposição, Juan Guaidó, num voo para Caracas que partiu de Lisboa. O embaixador português na Venezuela é também visado pelo governo de Nicolás Maduro, por suposta interferência nos assuntos internos do país latino-americano. Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, qualifica de “sem sentido” estas alegações. e anunciou a abertura de uma averiguação para apurar os factos imputados à TAP.

Marcelo na Índia


Marcelo na Índia

A visita oficial do Presidente da República estende-se até domingo, com o objetivo de dar “passos importantes” na cooperação bilateral ao nível “económico, tecnológico, científico e cultural” entre dois interlocutores com créditos firmados: “A Índia é um poder global; Portugal é uma plataforma entre culturas, civilizações, oceanos e continentes, e o atual secretário-geral das Nações Unidas é português”, expôs Marcelo no início do seu encontro com o congénere indiano, Ram Nath Kovind.

50 anos de CGTP-In


50 anos de CGTP-In

A CGTP aprova hoje a passagem de testemunho na liderança da central sindical. A Arménio Carlos sucederá Isabel Camarinha no cargo de secretário-geral, nesse que será um dos pontos mais altos do Congresso que assinala os 50 anos da Inter. Mais de metade desse período foi passada com Carvalho da Silva na liderança. Hoje com 71 anos, este antigo operário eletricista, atualmente doutorado em Sociologia e Investigador no Laboratório Colaborativo sobre o Trabalho, o Emprego e a Proteção Social, falou com a Antena1 sobre o projeto sindical da CGTP e sobre os desafios que os trabalhadores enfrentam. Ambos os trabalhos que aqui sugiro são da lavra do jornalista da rádio pública Mário Galego, com imagens de Pedro Araújo Pina.

Diário do coronavírus


Diário do coronavírus

A contabilidade de vítimas do Covid-19 subiu para quase 1400 mortos entre mais de 64 mil infetados. Na Europa, a CE admite que a doença afete a Economia, mas não avança previsões. Os ministros da Saúde dos 27 estiveram reunidos para acertar medidas de preparação para os piores cenários. Para já, não estão previstas medidas mais restritivas, como o controle de fronteiras dentro da União, mas a Comissão Europeia também não descarta essa hipótese.

Bluff na Casa Branca?


Bluff na Casa Branca?

Está a ser tratada com pinças a – à partida – surpreendente repreensão do Procurador-Geral dos EUA a Donald Trump, na medida em que William Barr é um dos elementos do governo federal mais próximos do Presidente. Em causa, está a anulação da sentença atribuída a Roger Stone, ex-conselheiro de Donald Trump, após uma saraivada de críticas lançadas pelo Presidente no Twitter, o que foi imediatamente visto como cedência à pressão. Em entrevista à ABC News, Barr aconselhou Trump a parar de tweetar sobre casos criminais, sob pena de tornar impossível o seu trabalho na liderança do Departamento de Justiça.  Mas há quem pense que o distanciamento entre Barr e Trump é só aparente e esconde segundas intenções.

No dia dos Namorados


No dia dos Namorados

Um estudo nacional sobre o namoro feito pela associação Plano I mostra que a maioria dos estudantes universitários inquiridos já foi sujeita a, pelo menos, um ato de violência no namoro. O Observatório de Violência no Namoro recebeu um total de 74 denúncias durante o ano de 2019.



A NÃO PERDER
Viagem ao centro da Terra

Viagem ao centro da Terra

O manancial de conhecimento que esta fascinante infografia da BBC propõe é tão vasto que levaria meses a abarcá-lo com o merecido pormenor. Uma tarefa exaustiva, mas recompensadora, para quem gosta de saber mais sobre o espantoso mundo em que vivemos. Aceita o desafio?










    Facebook .Twitter .Google .Email    
App RTP Notícias, Versão iPhone
App RTP Notícias, Versão Android

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue