segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

OBSERVADOR - 3 DE FEVEREIRO DE 2020

Observador 360º

360º

Fotografia de Miguel PinheiroMiguel Pinheiro
Diretor Executivo
Segunda-feira, 3 fevereiro 2020
Enquanto dormia…
… os portugueses regressados de Wuhan passaram a primeira noite em Lisboa. Nos Estados Unidos, foi madrugada de Super Bowl. E esta semana arranca com muitas notícias importantes: Azeredo Lopes é ouvido esta manhã em tribunal no caso Tancos; e no Parlamento começa a discussão e votação final do Orçamento (com uma cedência do Governo e um suspense na oposição).
E há ainda tempo para um recorde: os podcasts da Rádio Observador tiveram 1,1 milhões de downloads em Janeiro — o dobro dos números do mês anterior.

Os detalhes do regresso dos portugueses de Wuhan

Ao começo da noite de ontem chegaram a Portugal os portugueses vindos de Wuhan. Vão agora ficar 14 dias de quarentena, sem direito a visitas. A viagem Wuhan-Marselha-Lisboa foi singular: primeiro, num voo em que a tripulação esteve sempre com bata, máscara, óculos e luvas (incluindo os pilotos) e onde havia 30 passageiros isolados; depois, num voo militar que aterrou em Figo Maduro às 20h24. Todos os detalhes dessas longas horas estão contados aqui.
Esta manhã, as autoridades chinesas atualizaram o número de vítimas mortais para 362. O hospital construído em dez dias já recebeu os primeiros pacientes. Pode seguir todos os desenvolvimentos no nosso liveblog.
Dois estudos científicos publicados recentemente permitem perceber um pouco melhor o que se passa com o coronavírus. Um deles traça o perfil dos primeiros 99 doentes que deram entrada nos hospitais de Wuhan (são mais homens do que mulheres e têm uma média de idades de 55,5 anos); o outro analisa a velocidade de transmissão do vírus e estima que possa haver já mais de 75 mil infectados (as autoridades chinesas falam em apenas 17 mil).

Avança mega-acusação a Ricardo Salgado

É uma notícia Observador: o Ministério Público vai avançar com a mega-acusação contra Ricardo Salgado entre Abril e Junho. Os procuradores desistiram de esperar por provas que continuam retidas na Suíça e, por isso, vão agora deduzir a acusação no processo Universo Espírito Santo — que deverá ultrapassar as 4.083 páginas da acusação da Operação Marquês.

Orçamento: Governo cede nas pensões mas mantém-se suspense sobre IVA da eletricidade

Começa hoje a fase final de aprovação do Orçamento, com o debate e a votação na especialidade. Ontem, o primeiro-ministro recebeu o BE e o PCP em São Bento para acertar detalhes. E, como o Observador avançou em primeira mão, o Governo aceitou antecipar o aumento extraordinário das pensões: ele acontecerá logo no mês a seguir à entrada em vigor do Orçamento e não apenas em agosto, como previa o Executivo.
As reuniões entre o partidos da “geringonça” foram longas, mas não houve acordo sobre o IVA da eletricidade. Vai ser a grande dúvida destes dias: a coligação pontual entre o PSD, o BE e o PCP sempre avança? E, se sim, provoca uma crise política, como a que aconteceu por causa dos professores?

As muitas histórias da noite de Super Bowl

Esta madrugada foi de Super Bowl — e os Kansas City Chiefs venceram depois de um jejum de 50 anos. A oito minutos do fim, os Kansas City perdiam perante os San Francisco 49ers por 10-20, mas acabaram por ganhar 31-20. Fora de campo também houve muito para ver e para ouvir (como sempre):
  • Regressada de um período de desintoxicação, a ex-princesa da Disney Demi Lovato concretizou o sonho (revelado há 10 anos) de um dia cantar o hino nacional numa final do Super Bowl
  • Houve um recorde na arbitragem do jogo, Jay-Z atuou sem que o público desse por isso e tivemos um tributo a Kobe Bryant, mas nos anúncios.
  • Quanto aos anúncios milionários, que são sempre uma das atrações do Super Bowl, foram, como é hábito, das lágrimas às gargalhadas
  • Jennifer Lopez transformou o vestido com a bandeira dos EUA numa bandeira de Porto Rico (e Shakira mostrou a língua para a câmara).

MAIS NOTÍCIAS IMPORTANTES

OS NOSSOS ESPECIAIS

A NOSSA OPINIÃO

1q9a5401-1_467x467_acf_cropped-1.jpg
É difícil o Livre sobreviver ao autoritarismo e narcisismo de alguém que diz ter nascido para ser deputada e que já quer calar os "fascistas". Foi o partido a escolher Joacine — e não o inverso.
colunista_hgarrido_467.png
Pela primeira vez desde 1958 a União Europeia ficou mais pequena, sem o Reino Unido. Um dia depois, 17 estados membros reuniram em Beja a pedir mais dinheiro para a coesão que os outros não querem dar
colunista_jcespada_467.png
Lamento profundamente a saída do Reino Unido da União Europeia; mas receio ter de dizer que também a compreendo profundamente.
colunista_jmalmeida_467.png
Cada vez que o sistema ataca o Chega, está a dizer aos portugueses desiludidos e zangados para votarem no partido de André Ventura. E é isso que eles vão fazer.
colunista_hmatos_467.png
Passos Coelho foi o “africanista de Massamá”. Também tivemos o “escurinho do FMI” e a “África é dos africanos”. Foi isto racismo? Perguntem aos “efectivamente”.
colunista_agoncalves_467.png
Nas “presidenciais” do ano que vem, além de dois ou três exotismos leninistas, é provável que a direita-capacho, ou castrada, enfrente a direita-carrasco, ou sedenta de castrar.

NOTÍCIAS SURPREENDENTES

FotografiaLIFESTYLE

BAFTA. Uma noite vestida de preto e rosa

Na grande noite do cinema britânico, a gala pintou-se de uma cor inesperada: o cor-de-rosa. As escolhas garridas foram contrabalançadas com a sobriedade dos vestidos pretos. Veja as imagens.
FotografiaCULTURA

BAFTA: "1917" foi o grande vencedor com 7 prémios

Os prémios da academia de cinema britânica foram relevados este domingo. "O Irlandês" foi o grande derrotado, ao perder em todas as categorias para que estava nomeado. "Joker" conquistou três prémios.
FotografiaCULTURA

BAFTA. O discurso anti-racismo de Joaquin Phoenix

"Também faço parte do problema. Não fiz tudo o que estava ao meu alcance para garantir que os sets em que trabalhei eram inclusivos", disse Phoenix ao receber o prémio de Melhor Ator por "Joker".
FotografiaCULTURA

Para Taylor Swift, até os problemas podem ser pop

A poucos meses de começar uma nova digressão, Taylor Swift chega em modo documentário à Netflix. “Miss Americana” relata os dilemas de uma estrela pop. E é tudo mais complicado do que parece.
FotografiaLIFESTYLE

Earlybirds. Um voo pelo voluntariado internacional

Voluntariado, aventura, cultura e línguas? O projeto de Catarina Anastácio e Sofia Moura é destinado a ocupar e orientar adolescentes numa experiência internacional, a primeira saída do ninho.
FotografiaLIFESTYLE

Studio Neves. Cerâmica para emoldurar a comida

No Brasil, Alex e Gabi revolucionaram a cerâmica de autor. Para Portugal trouxeram dez anos de experiência e a certeza de que, por muito tosca que seja, qualquer peça pode ser digna de alta-cozinha.
FotografiaLIFESTYLE

Comer, beber, dormir. Hotéis com bons restaurantes

Para conjugar estes três verbos em sequência, sem viagens pelo meio, sugerimos dez grandes restaurantes – de hotel ou com hotel – em que a refeição não acaba na sobremesa mas sim no quarto.
FotografiaCULTURA

O homem que destruía livros para os salvar

Uma das obras mais relevantes do checo Bohumil Hrabal, "Uma Solidão Demasiado Ruidosa" é um hino à literatura, à sabedoria e a afirmação da necessidade de os preservar contra todas as dificuldades.
FotografiaCULTURA

O filósofo progressista que não chegou a ser

Bertrand Russell foi, ao mesmo tempo, uma espécie de relíquia e farol do Reino Unido do seu tempo. Foi tudo aquilo que se costuma dizer da filosofia inglesa. Morreu há 50 anos.
FotografiaOBSERVADOR

Rádio Observador: 1,1 milhões de downloads num mês

Em Janeiro, a procura pelos podcasts da Rádio Observador mais do que duplicou face a Dezembro. Recorde aqui alguns episódios de entre os mais populares de cada programa.

RÁDIO OBSERVADOR

Leia as últimas
em observador.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue