segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

OBSERVADOR - 23 DE FEVEREIRO DE 2020

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
SAÚDE
Está confinado a uma cabine de 2,5 metros quadrados e, até há bem pouco tempo, nem tinha o que comer. Adriano Maranhão, o português infetado com coronavírus, continua sem assistência médica.
DEFESA
O Exército português abriu um concurso em janeiro para preencher 70 vagas. Recebeu 145 candidaturas, quando devia ter recebido pelo menos 304.
PAÍS
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera esperam-se ondas de sueste com dois metros na costa sul, pelo que até às 21h deste domingo todo o distrito de Faro vai estar sob aviso amarelo.
ECONOMIA
Ricardo Salgado terá proposto em 2010 uma aliança estratégica ao então presidente Hugo Chávez. BES e GES terão recebido 6,4 mil milhões de euros de várias empresas públicas venezuelanas.
SOCIEDADE
Um dia depois de a Associação Nacional de Toureiros ter considerado “irresponsável e indigna” a associação da tauromaquia ao caso do cavaleiro João Moura, a ProToiro veio também repudiar a situação.
SOCIEDADE
O Papa Francisco comparou este domingo os discursos dos líderes populistas atuais aos que na década de 30 do século passado "semearam medo e ódio". E admitiu: está com medo.
DESPORTO
Depois do hat-trick ao Espanyol, Diogo Jota só precisou de dois remates para bisar e colocar o Wolverhampton na frente com o Norwich, antes de Jiménez fazer o 3-0... num remate ao poste do português.
DESPORTO
O primeiro golo e duas assistências: Bruno Fernandes esteve em destaque na vitória do Man. United sobre o Watford (3-0), que valeu a subida da equipa de Solskjaer ao 5.º lugar que dá acesso à Europa.
CULTURA
Os frutos secos foram relegados no mundo moderno à condição de aperitivos ou snacks, mas já representaram importante papel na alimentação humana em algumas regiões e períodos.
CULTURA
Filmou com Terry Gilliam e é uma das atrizes no programa Shooting Star, palco privilegiado na Berlinale. Em entrevista, fala das novelas, da arquitetura que quase seguiu e de uma rara cena de dança.
Opinião

Helena Matos
Algures entre chamar rei a Eusébio e sr. a Máŕio Coluna e guinchar diante de Marega, Portugal ajavardou. O PREC tornou-se no PGEC: Processo de Grunhificação em Curso. O amanhã que ia cantar é o hoje.
Paulo Trigo Pereira
O mais difícil, redigir uma lei equilibrada que compatilize a auto-determinação do doente com um adequado envolvimento médico e familiar é agora da responsabilidade dos deputados ouvindo a sociedade.
João Marques de Almeida
Vasco Pulido Valente escrevia e dizia sempre o que pensava, e sempre sem qualquer medo e sem calculismos. Nada nem ninguém o condicionava.
Miguel Pinheiro
Não quero parecer demasiado sentimental, mas a verdade é que Vasco Pulido Valente escreveu crónicas e livros de História e lutou e arriscou politicamente para nos tornar na melhor versão de nós mesmos
Alberto Gonçalves
Uma noite, após o jantar, o Vasco soltou inadvertidamente um cliché, não recordo qual. Ficou envergonhado durante cinco minutos, e deprimido outros dez. Estas lições não têm preço.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue