domingo, 5 de janeiro de 2020

OBSERVADOR

Logo Observador

Manhã de domingo

As principais notícias do dia
Bom dia!
CULTURA
Há 450 anos, a “Peste Grande” de Lisboa matou 50 mil pessoas. Em muitas casas, como na de António Rodrigues, da freguesia de Santiago, morreu toda a família. Foi a pior epidemia desde o século XIV.
MUNDO
O debate aqueceu no segundo dia, em que os partidos mais pequenos interpelam Sánchez. Deputada criticou "autoritarismo enraizado" no regime e foi muito apupada . Siga aqui em direto.
MUNDO
Troca de elogios e até um abraço no Congresso, mas a Catalunha não deixa de incomodar o acordo para governar em Espanha e ocupou grande parte da sessão de investidura, da esquerda à direita.
SOCIEDADE
Seis pessoas morreram e pelo menos onze ficaram feridas, algumas com gravidade, depois de um condutor embriagado atropelar um grupo de turistas alemães às primeiras horas da manhã, em Tirol do Sul.
SAÚDE
Tutela da saúde ainda está a avaliar a hipótese de dedicação exclusiva ao SNS. Ministra "não crê" que sejam necessários mais 20 mil enfermeiros no SNS, mas assume necessidade de reforço.
POLÍTICA
António Costa referiu ter definido como “prioridade maior” deste orçamento o reforço das condições do SNS, lembrando que a saúde vai ver o orçamento inicial reforçado em mais de 900 milhões de euros.
ECONOMIA
Catarina Martins disse este sábado que "não há condições para votar a favor". E Livre discute abstenção. Atualizamos as contas aos votos para saber que conjugações são precisas para o OE passar.
MUNDO
Não era, de longe, a hipótese mais provável mas Trump decidiu numa reunião no seu resort que ia eliminar o general iraniano. Deu a luz verde, foi jantar e ninguém percebeu o que se estava a passar.
MUNDO
O ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano alertou Trump sobre as novas ameaças que fez ao Irão e o exército iraniano também disse que Donald Trump não se atreverá a atacar o seu país.
CULTURA
As especiarias não são, numa óptica estritamente nutricional, indispensáveis à alimentação humana, mas suscitaram mais paixões e empreendimentos temerários do que qualquer outro alimento.
Opinião

João Pedro Marques
Será ingenuidade pensar que a luta contra o tráfico de escravos e a escravidão foi propulsionada pela ideologia, pela política e, também, por um desejo de fazer bem?
José Ribeiro e Castro
A hora de Johnson chegou apenas por estas duas alavancas políticas, habilmente accionadas: o Brexit e Corbyn. Ora, não há Brexit, nem Corbyn fora do Reino Unido.
Inês Domingos
Os anos vinte serão cruciais para semear o caminho do crescimento sustentável e para preservar as nossas liberdades individuais no futuro.
Alberto Gonçalves
Achar que um produto é “arte” porque três patetas o dizem ou porque se encontra exposto na Tate Modern é uma confissão comovente de insegurança, de ignorância e de discutível equilíbrio mental.
Carlos Eduardo Reis
Decidir em quem votar nas eleições internas, sendo autista em relação ao sentimento do povo e tentando impor-lhe uma solução diferente daquela que tem mais adesão, acantonará o partido.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue