Dulce Neto
editora executivaQuinta-feira, 2 janeiro 2020
editora executivaQuinta-feira, 2 janeiro 2020
Enquanto dormia…
… Isabel dos Santos voltava às redes sociais para reagir ao arresto de parte dos seus bens pela justiça angolana agora com um direto no Instagram onde revelou as palavras do pai, José Eduardo dos Santos: a luta continua. Por cá, outras reações: quase todos os partidos comentaram a mensagem de Ano Novo de Marcelo Rebelo de Sousa e não estiveram todos de acordo. (Ah, Rui Rio preferiu nada comentar). Hoje é dia de estreias no cinema: Eurico de Barros dá-lhe duas sugestões, com destaque para o novo filme de Clint Eastwood.
“Jovens, poupem. O tempo é o vosso melhor amigo”
O conselho é de Charles Prideaux, o homem que gere 500 mil milhões na Schroders, quase três vezes o produto económico anual de Portugal. O recém-promovido a “global head of investment” de uma das maiores gestoras de ativos em todo o mundo, recusa generalizações, mas deixa um aviso para os jovens que trocam poupança para o futuro por “experiências no imediato”, nesta entrevista a Edgar Caetano:
“Os seus leitores têm de perceber os riscos de não poupar o suficiente. E sobretudo os jovens têm mesmo de prestar atenção a isto, porque quanto mais cedo se começa a poupar menos sacrifícios será necessário fazer. Os melhores investimentos que fiz na vida foram aqueles que fiz quando era muito jovem e até já me tinha esquecido deles.”
Isabel dos Santos diz que não vai poder pagar a fornecedores
A empresária angolana, filha do ex-Presidente José Eduardo dos Santos, desdobrou-se em reações à decisão de um tribunal de Luanda que arresta as suas contas bancárias e participações em empresas.
- Primeiro emitiu um comunicado na terça-feira em que considerava tratar-se de um julgamento “que ocorreu sem conhecimento das partes, de forma aparentemente arbitrária e politicamente motivado”.
- Ontem começou por dizer no Twitter que se tratava de um “ajuste de contas” contra a sua família e que pretendia “mascarar o falhanço da política económica imperfeita que está em vigor desde da saída” do seu pai da Presidência de Angola.
- Depois, numa entrevista à Al Jazeera queixou-se de não ter tido a oportunidade de se defender.
- E já de madrugada, num direto no Instagram em que respondeu a perguntas dos seguidores, disse que esta decisão vai trazer muitos problemas às suas empresas, que “estas coisas são fabricadas”, e que Angola “não é um sítio de paz”. E revelou a reação do pai, também visado na decisão judicial: “A luta continua”.
Mensagem de Ano Novo de Marcelo? “Generalista”, “muito significativo”, “sem foco”
Os partidos (aqueles que comentaram, pois nem o PSD nem o Livre o fizeram) dividiram-se nas reações ao discurso de Ano Novo de Marcelo Rebelo de Sousa, que dirigiu as primeiras palavras do ano aos portugueses em entrevista à Rádio Observador, com avisos ao Governo e o tabu da recandidatura (que pode ouvir aqui).
- O Bloco de Esquerda considerou-o “muito significativo”.
- Já o CDS-PP disse que a mensagem do Presidente da República foi “generalista” mas sem esconder realidade penalizadora.
- Os socialistas encontraram dificuldades em divergir de Marcelo, com Carlos César a elogiar as palavras do Presidente sobre os avanços conseguidos no país.
- Os comunistas não viram nada de novo: “Não se diferenciando de outras anteriores, suscita problemas que colocam em contradição o discurso e as opções que vêm sendo seguidas”.
- O PAN aplaudiu a ida de Marcelo ao Corvo e destacou que a aprovação do Orçamento do Estado vai ser uma “prova de força”.
- O Chega criticou a mensagem presidencial: não teve algo de “concreto ou concretizável”.
- E o PPM não teve dúvidas: jantar do fim de ano do PR no Corvo foi “fracasso monumental”.
A mini-série dos interrogatórios a Sócrates
“Sim, Sr Juiz” é a nova mini-série em vídeo do Observador, que segue os interrogatórios a José Sócrates na Operação Marquês. Ontem publicámos o quinto de seis episódios: O controlo da comunicação social e o ‘ghostwriter. Se perdeu os anteriores pode ouvi-los aqui:
- Episódio 1: “Quando recebi a notícia da falência do BES, ri-me para dentro”;
- Episódio 2: “As heranças da mãe, os cofres e o ski na Covilhã”;
- Episódio 3: “A casa de Paris, a secretária de 7 mil euros e o contrato que não valia nada”.
- Episódio 4: “A vida de luxo e as férias “de classe média
MAIS NOTÍCIAS IMPORTANTES
OS NOSSOS ESPECIAIS
A NOSSA OPINIÃO
Perante um problema auto-infligido, Francisco Rodrigues dos Santos, candidato a líder do CDS, mimetizou as respostas de Pedro Nuno Santos no Familygate. E ainda dizem que não há consensos na política.
Os actos valem mais do que discursos. Pouco importa que, agora, Marcelo saúde a diáspora e os que “sentem que nem sempre são lembrados”. Nas legislativas, nem ele nem ninguém esperou pelos seus votos.
A imposição, num país pobre em que quase tudo de essencial funciona mal, de uma obra paga a 300.000 euros pelos contribuintes manifesta falta de pudor.
A reversão sistemática das medidas tomadas perante a irresponsabilidade do PS de 2005 a 2011, não só não resolveu nenhum dos problemas do país como continuamos a enfrentá-los sem solução à vista.
Partindo da premissa de que a Biblioteca Escolar deverá funcionar como um centro promotor de conhecimento, achou-se por bem integrar as atividades do clube de robótica nesta estrutura pedagógica.
NOTÍCIAS SURPREENDENTES
MUNDO
A Holanda vai deixar de se chamar Holanda
A partir de janeiro, o país terá de ser designado oficialmente como Países Baixos. Mudança de nome custou 200.000 euros ao Governo e faz parte de uma campanha para dar uma nova imagem ao país.
LIFESTYLE
Como as celebridades deram as boas vindas a 2020
Na praia, em casa, junto ao lago, com a família ou amigos. Os famosos deram as boas-vindas a 2020 e partilharam o momento nas redes sociais. Uns mais vestidos a rigor do que outros.
CULTURA
Os concertos para ver nos próximos meses
Não é infalível, mas queremos acreditar que é a mais completa lista dos principais concertos para ver até ao fim de agosto. Em setembro, voltaremos para a reentré.
SOCIEDADE
Calendário 2020. Guia para aproveitar os feriados
Três feriados perdidos ao fim de semana, quatro fins de semana prolongados e uma semana perfeita para tirar férias. O calendário de 2020 olhado para marcar as férias e aproveitar as pontes.
CULTURA
Teatro e dança: 10 novidades para 2020
Peça inspirada na história verídica de Valentim de Barros. Nuno Carinhas com Elfriede Jelinek em Almada. Fernanda Lapa encena Orlando da Costa. Martha Graham pela CNB. E o regresso de John Romão.
JUSTIÇA
Homem mata filha com tiro acidental de caçadeira
Mulher tinha 43 anos e o marido também foi atingido. O homem que disparou o tiro foi detido pela GNR e a arma, que ia ser usada para os festejos de ano novo, foi apreendida.
AUTO
Motor do Golf mild hybrid só trabalha 4 minutos
No que respeita ao futuro, o sistema mild hybrid não é certamente a solução. Mas o novo Golf desafia este princípio ao provar que apenas tem o motor a funcionar 4 minutos durante o teste de consumo.
MUNDO
Estes bares espanhóis sorteiam cabazes incríveis
Em Espanha, há bares e restaurantes a sortear cabazes que valem milhares de euros. Oferecem desde o típico presunto, a Porsches, barcos, apartamentos... e até caixões. Há rifas desde os 5 euros.
RÁDIO OBSERVADOR
Leia as últimas
Sem comentários:
Enviar um comentário