domingo, 10 de novembro de 2019

DIA MUNDIAL DA CIÊNCIA AO SERVIÇO DA PAZ E PELO DESENVOLVIMENTO - 10 DE NOVEMBRO DE 2019

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura

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Small Flag of the United Nations ZP.svgOrganização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO
Emblema da UNESCO
TipoÓrgão Executivo da Organização das Nações Unidas
AcrônimoUNESCO
ComandoFrança Audrey Azoulay
StatusAtiva
Fundação4 de novembro de 1946 (73 anos)
SedeParisFrança
Websitewww.unesco.org
Organização das Nações Unidas
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) - (acrônimo de United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) é uma agência especializada das Nações Unidas (ONU) com sede em Paris, fundada em 4 de novembro de 1946 com o objetivo de contribuir para a paz e segurança no mundo mediante a educaçãociências naturaisciências sociais/humanas e comunicações/informação.
As atividades culturais procuram a salvaguarda do patrimônio cultural o estímulo da criação e a criatividade e a preservação das entidades culturais e tradições orais, assim como a promoção dos livros e a leitura. Em matéria de informação, a UNESCO promove a livre circulação de ideias por meios audiovisuais, fomenta a liberdade de imprensa e a independência, o pluralismo e a diversidade dos meios de informação, através do Programa Internacional para a Promoção da Comunicação.
UNESCO persegue seus objetivos através de cinco grandes programas: educação, ciências naturais, ciências sociais/humanas, cultura e comunicação/informação. Projetos patrocinados pela UNESCO incluem programas de alfabetização, técnicos e de formação de professores, programas científicos internacionais, promoção de mídia independente e liberdade de imprensa, projetos de história regional e cultural, promoção de diversidade cultural, traduções de literatura mundial, acordos de cooperação internacional para garantir o patrimônio cultural e natural mundial (Patrimônio Mundial) e para preservar os direitos humanos, e tenta superar a divisão digital mundial. É também membro do Grupo de Desenvolvimento das Nações Unidas.[1]
Seu principal objetivo é reduzir o analfabetismo no mundo. Para isso a UNESCO financia a formação de professores, uma de suas atividades mais antigas, é a criação de escolas em regiões de refugiados. Na área de ciência e tecnologia, promoveu pesquisas para orientar a exploração dos recursos naturais. Outros programas importantes são os de proteção dos patrimônios culturais e naturais além do desenvolvimento dos meios de comunicação. A UNESCO criou o World Heritage Centre para coordenar a preservação e a restauração dos patrimônios históricos da humanidade, com atuação em 112 países.

História[editar | editar código-fonte]

A UNESCO surgiu ainda no tempo da Liga das Nações que criou uma comissão em 21 de setembro de 1921, para estudar a questão da Educação e Cultura.[2] O Comitê Internacional de Cooperação Intelectual (ICIC) foi oficialmente criado em 4 de janeiro de 1922, como um órgão consultivo composto por pessoas eleitas com base em suas qualificações pessoais. O Instituto Internacional de Cooperação Intelectual (IIIC) foi criado em Paris em 9 de agosto de 1925, para atuar como uma agência executora para a CICI.[3] Em 18 de Dezembro de 1925, o Bureau Internacional de Educação (IBE) começou a trabalhar como uma organização não-governamental a serviço do desenvolvimento educacional internacional.[3] No entanto, o trabalho destas organizações foi interrompida com o início da Segunda Guerra Mundial.
Depois a assinatura da Carta do Atlântico e da Declaração das Nações Unidas, a Conferência de Ministros Aliados da Educação (CAME) iniciou reuniões em Londres, que continuaram entre 16 novembro de 1942 a 5 de Dezembro de 1945. Em 30 de outubro de 1943, a necessidade de uma organização internacional foi expressa na Declaração de Moscou, acordado entre a China, o Reino Unido, os Estados Unidos e a União Soviética. Isto foi seguido pelas propostas da Conferência de Dumbarton Oaks, de 9 de outubro de 1944. Sobre a proposta da CAME e de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Organização Internacional (UNCIO), realizada em San Francisco em abril a junho de 1945, uma Conferência das Nações Unidas foi feita para estabelecimento de uma organização educacional e cultural (ECO/CONF), que foi convocada em Londres entre 1 a 16 novembro de 1945. Quarenta e quatro governos estavam representados. Na conferência da Constituição da UNESCO foi apresentada e assinada por 37 países, e uma Comissão Preparatória foi estabelecida.[4] A Comissão Preparatória foi feita entre 16 de novembro de 1945 a 4 de novembro de 1946 - a data em que Constituição da UNESCO entrou em vigor após sua ratificação.[4]
O primeiro diretor-geral, Julian Huxley
A primeira Conferência Geral aconteceu entre 19 deley para o cargo de Diretor-Geral.[5] A Constituição foi alterada em novembro de 1954, quando a Conferência Geral decidiu que os membros do Conselho Executivo seriam representantes pelos governos dos Estados, e não pelos interesses pessoais.[6] Esta mudança distingue a UNESCO de seu antecessor, o CICI, em termos de como os Estados-Membros trabalham juntos em campos da Organização de competência. Como os Estados-Membros trabalharam juntos ao longo do tempo da UNESCO, fatores políticos e históricos moldaram o funcionamento da Organização, em particular durante a Guerra Fria, o processo de descolonização, e a dissolução da URSS.
Entre as principais realizações da Organização é o seu trabalho contra o racismo, com declarações e discursos feito pela organização,[7] e concluindo com a Declaração de 1978 sobre a Raça e o Preconceito Racial.[8] Em 1956, a África do Sul se retirou da UNESCO, alegando que algumas das publicações da Organização ascenderam a "interferência" nos "problemas raciais" do país.[9] A África do Sul voltou a ser membro da Organização em 1994, na presidência de Nelson Mandela.
Os primeiros trabalhos da UNESCO no campo da educação incluiu o projecto-piloto de ensino fundamental no Vale Marbial, no Haiti, iniciado em 1947.[10] Este projeto foi seguido por missões de peritos em outros países, incluindo, por exemplo, uma missão no Afeganistão em 1949.[11] Em 1948, a UNESCO recomendou que os Estados-Membros deveriam tornar o ensino primário obrigatório e universal.[12] Em 1990 a Conferência Mundial sobre Educação realizada em Jomtien, na Tailândia, lançou um movimento global para oferecer educação básica para todas as crianças, jovens e adultos.[13] Dez anos depois, no Fórum Mundial de Educação de 2000 realizado em Dakar, no Senegal, os governos membros se comprometeram em alcançar a educação básica para todos até 2015.[14]
As atividades iniciais da UNESCO no campo da cultura incluem, por exemplo, a Campanha da Núbia, lançada em 1960.[15] O objetivo da campanha era para mover o Grande Templo de Abul-Simbel para ele não ser pelo Rio Nilo depois da construção da Barragem de Aswan. Durante a campanha de 20 anos, 22 monumentos e conjuntos arquitetônicos foram realocados. Esta foi a primeira e maior de uma série de campanhas, incluindo o Moenjodaro (no Paquistão), Fes (no Marrocos), Catmandu (no Nepal), Borobudur (na Indonésia) e a Acrópole (na Grécia). O trabalho da Organização sobre o patrimônio levou à adoção, em 1972, da Convenção sobre a Protecção do Património Mundial Cultural e Natural.[16] O Comitê do Patrimônio Mundial foi criado em 1976 e os primeiros sites inscritos na Lista do Patrimônio Mundial em 1978.[17] Desde então, importantes instrumentos jurídicos sobre o patrimônio cultural e diversidade foram adotadas pessoas e paz e amor da UNESCO em 2003,)[18] e 2005.[19]
Uma conferência realizada em 1977.
Uma reunião intergovernamental da UNESCO realizada em Paris em dezembro de 1951 levou à criação do Conselho Europeu para Pesquisas Nucleares (CERN)[20] em 1954.
Uma reunião intergovernamental da UNESCO realizada em Paris em dezembro de 1951 levou à criação do Conselho para Pesquisas Nucleares da UNESCO (CERN) em 1954.[20]
O Programa Arid Zone (1948-1966), é outro exemplo de um projeto importante da UNESCO no campo das ciências naturais.[21] Em 1968, a UNESCO organizou a primeira conferência intergovernamental que visam conciliar o meio ambiente e o desenvolvimento, um problema que continua a ser abordado no campo do desenvolvimento sustentável. O principal resultado da conferência de 1968 foi a criação do Programa da Biosfera.[22]
No campo da comunicação, o livre fluxo de informações tem sido uma prioridade para a UNESCO desde os seus primórdios. Nos anos após a Segunda Guerra Mundial, os esforços foram concentrados na reconstrução e na identificação das necessidades de meios de comunicação ao redor do mundo. A UNESCO começou a organizar a formação e educação para os jornalistas na década de 1950.[23] Em resposta aos apelos para uma "informação do Novo Mundo e pela Ordem no Comunicação" no final de 1970, a UNESCO criou a Comissão Internacional para o Estudo dos Problemas da Comunicação,[24] que produziu o relatório MacBride de 1980 (nomeado após o presidente da Comissão, o Prêmio Nobel da Paz Seán MacBride).[25] Na sequência do relatório MacBride, a UNESCO introduziu a Sociedade da Informação para Todos,[26] o programa às Sociedades do Conhecimento[27] e a criação da Sociedade da Informação em 2003 (Genebra) e em 2005 (Tunis).
Em 2011, a Palestina tornou-se membro da UNESCO após uma votação em que 107 Estados-Membros apoiaram e 14 foram contra.[28][29] As leis aprovadas nos Estados Unidos em 1990 e 1994, significaram que não pode contribuir financeiramente para qualquer organização da ONU que aceita a Palestina como um membro pleno. Como resultado, ele irá retirar o seu financiamento que responde por cerca de 22% do orçamento da UNESCO.[30] Israel também reagiu a admissão da Palestina à UNESCO congelando os bens da UNESCO em Israel e impondo sanções à Autoridade Palestina,[31] alegando que a admissão da Palestina seria prejudicial "para as negociações de paz".[32]
Em 12 de outubro de 2017, os Estados Unidos anunciaram oficialmente a decisão de se retirar da Unesco a partir de 2018. Como justificativa, o governo estadunidense alegou que a retirada se deu por conta da "necessidade de reformas fundamentais na organização e pela continuidade do viés anti-Israel na Unesco".[33] No mesmo dia, o Governo de Israel tomou a mesma decisão e se retirou da Unesco.[34]

Missões e prioridades[editar | editar código-fonte]

Escritória da UNESCO em Brasília.
A missão da UNESCO é contribuir para a "construção da paz", reduzindo a pobreza, promovendo o desenvolvimento sustentável e o diálogo intercultural, através da educaçãociênciascultura, comunicação e informação. A Organização concentra, em particular, duas prioridades globais: a diminuição da taxa de analfabetismo e a igualdade de gênero.[35]
Outras prioridades da Organização incluem a busca da qualidade da educação para todos e da educação continuada, buscando novos desafios éticos e sociais, promovendo a diversidade cultural, construindo sociedades de conhecimento inclusivo através da informação e comunicação.[36]
As metas amplas e objetivos concretos da comunidade internacional - tal como estabelecido nas metas de desenvolvimento acordadas internacionalmente, incluindo as metas de desenvolvimento do milênio - apoiam todas as estratégias e atividades da UNESCO.

Estados membros[editar | editar código-fonte]

Em 2011 a UNESCO contava com 193 Estados-membros e 9 membros associados.[37] Alguns membros não são estados independentes e outros membros têm comitês de organização nacional de alguns dos seus territórios dependentes.[38]
Os estados integrantes da UNESCO são os estados membros das Organização das Nações Unidas (exceto Estados UnidosIsrael e Liechtenstein), Ilhas CookNiue, e o Estado da Palestina.[39][40]

Diretores-gerais da UNESCO[editar | editar código-fonte]

DiretorInício do mandatoFim do mandatoPaís
1Hux-Oxon-72.jpgJulian Huxley19461948Reino Unido
2JAIME TORRES BODET 1902, ESCRITOR, POETA Y POLITICO MEXICANO (13451293993).jpgJaime Torres Bodet19481952México
3John Wilkinson Taylor19521953Estados Unidos
4Luther Evans.jpgLuther Evans19531958Estados Unidos
5Vittorino Veronese19581961Itália
6René Maheu (France), UNESCO Director General (1961-1974).JPGRené Maheu19611974França
7Matar Mbow.jpgAmadou-Mahtar M'Bow19741987Senegal
8Federico Mayor Zaragoza 1-1.jpgFederico Mayor Zaragoza19871999Espanha
9Koichiro Matsuura (UNESCO) (2)- presidenciagovar- 29MAR07.jpgKoichirō Matsuura19992009Japão
10Irina Bokova by Maureen Lynch.jpgIrina Bokova20092017Bulgária
11Audrey Azoulay (cropped).jpgAudrey Azoulay2017atualmenteFrança (com ascendência em Marrocos)

Conferências-gerais da UNESCO[editar | editar código-fonte]

Esta é a lista das conferências-gerais que a Organização realizou desde 1946:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1.  «UNDG Members». United Nations Development Group. Consultado em 8 de agosto de 2011. Arquivado do originalem 11 de maio de 2011
  2.  «Publications Issued by The League of Nations» (PDF). League of Nations. Consultado em 6 de janeiro de 2017
  3. ↑ Ir para:a b «A Chronology of UNESCO 1945-1987» (PDF). UNESCO. Dezembro de 1987. Consultado em 6 de janeiro de 2017
  4. ↑ Ir para:a b «Conference for the Establishment of the United Nations Educational, Scientific and Cultural Orgonization» (PDF). UNESCO. 16 de novembro de 1945. Consultado em 6 de janeiro de 2017
  5.  «General Conference: First Session» (PDF). UNESCO. Dezembro de 1946. Consultado em 6 de janeiro de 2017
  6.  «RECORDS of the General Conference: Eighth Session in Montevideo 1954» (PDF). UNESCO. 1955. Consultado em 6 de janeiro de 2017
  7.  «Statements by Experts on Race Problems» (PDF). UNESCO. 20 de julho de 1950. Consultado em 6 de janeiro de 2017
  8.  «Records of the General Conference: Twentieth Session» (PDF). UNESCO. Novembro de 1978. Consultado em 6 de janeiro de 2017
  9.  «Report by the Director General on the Activities of the Organization» (PDF). UNESCO. Novembro de 1955. Consultado em 6 de janeiro de 2017
  10.  Unesco (1 de janeiro de 1951). The Haiti Pilot Project, Phase One [1947-1949] (em inglês). [S.l.]: UNESCO
  11.  «Report of the Mission to Afghanistan» (PDF). UNESCO. 1952. Consultado em 6 de janeiro de 2017
  12.  «Resolutions Adopted by the General Conference During it's Second Session» (PDF). UNESCO. Dezembro de 1947. Consultado em 6 de janeiro de 2017
  13.  «World Conference on Education for All» (PDF). UNESCO. 9 de março de 1990. Consultado em 6 de janeiro de 2017
  14.  «The Dakar Framework for Action» (PDF). UNESCO. 28 de abril de 2000. Consultado em 6 de janeiro de 2017
  15.  «The International Campaign to Save the Monuments of Nubia» (PDF). UNESCO. 26 de agosto de 1980. Consultado em 6 de janeiro de 2017
  16.  «Resolutions Recommendations» (PDF). UNESCO. Novembro de 1972
  17.  «Intergovernamental Comittee for the Protection of the World Cultural and Natural Heritage» (PDF). UNESCO. Outubro de 1978. Consultado em 6 de janeiro de 2017
  18.  «Records of the General Conference: 32nd Session»(PDF). UNESCO. 17 de outubro de 2003. Consultado em 6 de janeiro de 2017
  19.  «Records of the General Conference: 33rd session»(PDF). UNESCO. 21 de outubro de 2005. Consultado em 6 de janeiro de 2017
  20. ↑ Ir para:a b «Resolutions and Decisions Adopted by the Executive Board at it's Twenty-Sixth Session» (PDF). UNESCO. Julho de 1951. Consultado em 6 de janeiro de 2016
  21.  «Records of the General Conference of UNESCO: Third Session» (PDF). UNESCO. 1948. Consultado em 6 de janeiro de 2017
  22.  «Use and Conservation of the Biosphere» (PDF). UNESCO. 13 de setembro de 1968. Consultado em 6 de janeiro de 2017
  23.  «International Expert Meeting on Professional Training for Journalism» (PDF). UNESCO. Abril de 1956. Consultado em 6 de janeiro de 2017
  24.  «Approved Progamme and Budget for 1977-1978» (PDF). UNESCO. Fevereiro de 1977. Consultado em 6 de janeiro de 2017
  25.  «Many Voices One World» (PDF). International Commission for The Study of Communication Problems. Consultado em 6 de janeiro de 2017
  26.  «UNESCO and an Information Society for All» (PDF). UNESCO. Maio de 1996. Consultado em 6 de janeiro de 2017
  27.  «Ministerial Round Table on "Towards Knowledge Societies"» (PDF). UNESCO. 14 de outubro de 2003. Consultado em 6 de janeiro de 2017
  28.  «General Conference admits Palestine as UNESCO Member». United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. 19 de janeiro de 2012. Consultado em 7 de janeiro de 2017
  29.  Blomfield, Adrian (31 de outubro de 2011). «US withdraws Unesco funding after it accepts Palestinian membership»The Telegraph. Consultado em 31 de outubro de 2011
  30.  Erlanger, Steven; Sayare, Scott (31 de outubro de 2011). «Unesco Approves Full Membership for Palestinians»The New York Times . Consultado em 31 de outubro de 2011
  31.  Ravid, Barak (4 de novembro de 2016). «After UNESCO Vote, Israeli Sanctions on Palestinian Authority Anger U.S.»Haaretz (em inglês)
  32.  «Israel freezes UNESCO funds - CNN». 16 de janeiro de 2013. Consultado em 7 de janeiro de 2017
  33.  G1, ed. (12 de outubro de 2017). «Estados Unidos anunciam saída da Unesco». Consultado em 13 de outubro de 2017
  34.  «Após Estados Unidos, Israel decide se retirar da Unesco». Estado de Minas. 12 de outubro de 2017. Consultado em 12 de outubro de 2017
  35.  «Introducing UNESCO». Unesco.org. Consultado em 8 de agosto de 2011
  36.  «UNESCO. General Conference; 34th; Medium-term Strategy, 2008-2013; 2007» (PDF). Consultado em 8 de agosto de 2011
  37.  «List of UNESCO members and associates». UNESCO. Consultado em 3 de novembro de 2011
  38.  «Summary update on Government progress to become a State Party to the UNESCO International Convention against Doping in Sport» (PDF). WADA. 23 de outubro de 2008. Consultado em 6 de janeiro de 2017
  39.  «State Parties». UNESCO. Consultado em 31 de outubro de 2011
  40.  «Member States of the United Nations». United Nations. Consultado em 31 de outubro de 2011

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