360º
Dulce Neto, Editora Executiva
Bom dia!
Enquanto dormia...
… os partidos mal dormiam. Faltam dois dias para o fim da campanha e há pouco tempo a perder. Para o PSD que está com 26.1% numa nova sondagem publicada hoje no Negócios e no Correio da Manhã, mas também para o PS. Neste trabalho da Intercampus, o PS está mais longe da maioria absoluta, com 35% das intenções de voto, um número que só o torna dependente do apoio do Bloco — aqui com 8,7% — ou da CDU — com 8% — para formar governo. O PAN (5,6%) volta a ultrapassar o CDS que se fica pelos 4,5% e poderá, se estes números se cumprirem, conseguir mais dois deputados do que Cristas.Já ontem a sondagem diária da Pitagórica para a TVi, Jornal de Notícias e TSF, tinha mostrado os socialistas numa tendência de subida em dois dias consecutivos. Nesta "tracking poll", Costa somava 37,4% e Rio 28,5%. Para além dos socialistas, apenas o PAN e o Chega registavam aumentos, enquanto todos os outros partidos caíam, com o BE a ter o pior valor de sempre desta sondagem, 8,8%, a CDU a descer para 7,4% e o CDS para 4%.
A campanha teve ontem um dos seus momentos altos com os parlamentares a recusarem a discussão de Tancos (mas já lá vamos), num claríssimo sinal de vida da geringonça, como bem salienta Pedro Benevides ao recordar um dia morno que não foi fácil para Assunção Cristas.
- A líder do CDS teve ontem o seu dia horribilis. Porto será sinal de má memória de campanha para a presidente centrista. Primeiro, Rui Moreira demarcou-se de qualquer apoio que disse nunca ter dado. Depois, numa arruada, uma mulher tentou agredir Assunção Cristas num momento tenso que considerou inaceitável.
- Já Rui Rio teve uma quarta-feira monótona em Aveiro mas animou-se a responder a Centeno que recusara debater com o escolhido pelo presidente do PSD: Álvaro Almeida. Talvez seja melhor ”mandar uma carta ao líder do PS para ele dizer quem, do lado do PSD, vai debater com Mário Centeno”, atirou.
- Em Viseu, António Costa voltou a apelar ao voto, embalado por Jorge Coelho que animou o comício e atacou Rui Rio: “Não há cá cavaquistão nenhum”. Isso é “um insulto”, disse o socialista festivaleiro.
- José Manuel Pureza colou o PS à direita em Coimbra. “É a direita e não o povo socialista que vê num BE forte um inimigo a abater”.
- A noite da CDU em Setúbal foi “sem PANpulismos”. Poderia ter sido de Jerónimo de Sousa mas o palco foi mesmo para o deputado e candidato dos Verdes, José Luis Ferreira.
- Na Mini Entrevista (que dura o tempo de beber uma mini), Joacine Katar Moreira desfralda uma das grandes bandeiras do Livre à jornalista Carla Jorge De Carvalho: o combate à violência doméstica.
Entrámos assim no penúltimo dia em que os partidos podem dar o tudo por tudo para convencer eleitores. Ouça aqui no Direto à Campanha como António Costa quer fechar os olhos às sondagens, José Manuel Pureza tem os inimigos do Bloco debaixo de olho, Rui Rio desafia Centeno para duelo político e Rui Moreira dá música a Assunção Cristas.
Em vésperas do juízo sobre os partidos nas urnas, um inquérito vem dizer que metade dos portugueses não confia nos líderes políticos. O grupo de reflexão do Conselho Europeu de Relações Exteriores ouviu mil cidadãos: 64% diz que a corrupção é um “problema significativo”.
Mais informação importante
Não só não se quis perturbar Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa como não foi unânime a decisão de não os ouvir no processo Tancos contrariamente ao que tinha sido dito pela Procuradoria Geral da República. A Sábado teve acesso ao despacho de 30 páginas e dá a razão da recusa: para salvaguardar “a dignidade dos cargos”. Nem o pedido dos investigadores para ouvirem o primeiro-ministro e o Presidente da República nem a recusa foram registadas nos autos como explica Luis Rosa em seis perguntas e respostas.
No dia em que a discussão de Tancos na comissão permanente parlamentar foi atirada pela maioria de esquerda para depois das eleições, ficámos ainda informados de que Azeredo Lopes soube que os autores do furto estavam dispostos a entregar as armas.
Elisa Ferreira foi ontem ouvida no Parlamento e garantiu que se vai abster na Comissão Europeia em assuntos que se possam cruzar com o trabalho do marido na CCDR- Norte e que lutará contra o corte dos fundos estruturais. Hoje veremos se passou no teste.
Depois de apresentar o seu plano para o Brexit, Boris Johnson propôs criar uma zona regulatória comum entre a Irlanda do Norte e a vizinha Irlanda como solução para romper o impasse.
O jovem baleado nos protestos de Hong-Kong vai ser indiciado por duas acusações de agressão a agentes da autoridade. Polícia disparou quando Tsang Chi-kin o atingiu com um objeto de metal. Adolescente foi operado e está estável.
EUA tencionam impor tarifas à União Europeia a partir de 18 de Outubro". Organização Mundial do Comércio autorizou taxas de até 7 mil milhões de euros.
O Benfica perdeu ontem com o Zenit (1-3) numa partida em que Bruno Lage trouxe velas, pôs flores e fez o jantar para conseguir as pazes, mas faltou sal como escreve Bruno Roseiro na crónica sobre o jogo. Luis Filipe Vieira disse-se envergonhado e frustrado. Pizzi está a abrandar e Lage, que assumiu a derrota, está a sofrer com isso, escreve Mariana Fernandes.
O Flamengo empatou (com três golos anulados) com o Grémio nas meias da Libertadores. Jesus ganhou a guerra tática mas não bastou para vencer.
Hoje é dia de estreias no cinema e Eurico de Barros escolheu três filmes para ver esta semana: um sobre as escritoras Virginia Woolf e Vita Sackville-West, um documentário português e "Joker", de Todd Phillips, com Joaquin Phoenix.
Os nossos Especiais
A história do homem que foi à PSP pedir para ser preso para não abusar de crianças é a manchete desta manhã do Observador. O relato deixou os agentes perplexos: L. foi à PSP explicar que tem um desejo incontrolável de abusar de crianças. Disse que nunca o fez, mas avisou: ia estar com crianças e podia não resistir.
Edgar Pêra: o homem com a câmara de filmar. A propósito da estreia de "Caminhos Magnétykos", o realizador português fala sobre Branquinho da Fonseca, conta-nos histórias de terror e como um arquivo em breve vai dar novos frutos, agora na BD.
A Rádio Observador
Já passou muita coisa pela Rádio Observador, que pode agora ouvir aqui:
- No Contra-Corrente, José Manuel Fernandes lembra como Lisboa mudou há 50 anos com a chegada da Fundação Calouste Gulbenkian;
- Miguel Pinheiro escolhe Elisa Ferreira, Rui Moreira e António Costa como o Bom, o Mau e o Vilão;
- Filomena Martins leva-nos para outros lados do planeta com o Jet Lag: hoje diz-nos como Fidel Castro traiu Che Guevara;
- No Zoom, Paulo Ferreira interroga-se: em Tancos a Justiça é mesmo cega?
- Pedro Sousa comenta a derrota do Benfica no Vamos à Bola;
- Alberto Gonçalves analisa como o furacão Lorenzo varreu Tancos da campanha no Ideias Feitas.
- Em Porque Sim Não É Resposta, Eduardo Sá responde à questão: Escola e pais estão em campos opostos?
- Rui Ramos e João Miguel Tavares contam quando começaram as preocupações com o ambiente e falam de uma mina no Bugio em E o Resto é Historia;
- Nas Conversas de Fim de Tarde esteve a atriz Joana Pais de Brito, que já deve ter visto a imitar Cristina Ferreira ou Ana Malhoa nos Donos Disto Tudo na RTP.
José Manuel Fernandes escreve “A geringonça já era. O que é que vem aí?”: "Costa já sabe duas coisas: que não vai ter maioria absoluta e que não quer governar pendurado no Bloco. Mas pode acontecer que a sua derrota seja de novo a sua vitória, permitindo-lhe governar com Rio”.Alexandre Homem Cristo escreve “Eu voto PaF”: “Onde os partidos à direita falharam, saibam os seus eleitores estar à altura: votando PSD, CDS ou Iniciativa Liberal, porque somente um projecto comum devolverá as maiorias parlamentares à direita”.
Paulo Tunhas escreve “O primeiro-ministro do primeiro-ministro”: “É este homem íntegro, incapaz, apesar da sua consabida habilidade, de qualquer jogo político que não se paute por uma incontida exigência moral, que agora vai a votos com a ambição de maioria absoluta”.
Notícias surpreendentes
Melinda Gates anunciou num artigo de opinião um investimento de cerca de mil milhões de dólares para promover a igualdade de género em empresas que pretendam "moldar políticas e perspetivas".
Ana Moura desenhou uma coleção de joias que chega agora às lojas: brincos rainha à filigrana, passando por cobras e dragões, não são para passar despercebidas. Veja as imagens.
Um avião bombardeiro da II Guerra Mundial caiu enquanto tentava aterrar no aeroporto internacional de Bradley, no estado norte-americano do Connecticut, ferindo pelo menos seis pessoas.
Nasa publica sons peculiares de sismos detetados em Marte. São tão suaves que quase não se percebem. Geólogos descobriram que o planeta pode ser mais parecido à Lua do que à Terra.
Aconteça o que acontecer, vá visitando o site do Observador ou ouvindo desde já a emissão da Rádio Observador, clicando aqui. E saiba também como funciona o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium, agora disponível via Google
Até já!
Sem comentários:
Enviar um comentário