quinta-feira, 27 de junho de 2019

SETE DORMENTES NA CAVERNA - LENDA CRISTÃ E ISLÂMICA - 27 DE JUNHO DE 2019




Galeão Caligráfico (Metropolitan Museum of Art)

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O Galeão
Metropolitan Museum of Art tem em sua colecção um exemplo de caligrafia islâmica datando de meados do século 18. Atribuída a um calígrafo do Império Otomano, a obra retrata um navio da Marinha Otomana. O navio está inscrito com os nomes dos Sete Dormentes, um grupo de homens que estavam protegidos pelo Deus Abraâmico, susceptíveis de conferir uma bênção de protecção do navio.[1]

Descrição[editar | editar código-fonte]

Antecedente[editar | editar código-fonte]

Caligrafia teve uma longa e célebre história no Mundo Islâmico.[2] Enquanto esta forma de arte foi mais comummente reservada para a escrita ou inscrições, algumas obras de arte foram inteiramente feitas usando a caligrafia. Conhecidas como "caligráficos", estas imagens exibiam uma série de assuntos. Um tema em concreto foi a navegação, com caligráficos de navios, sendo algo especialmente popular no Império Otomano. Alguns praticantes do sufismo anexaram um grau de importância mística destas obras de arte, que foram exibidas dentro do ritual de espaços. Uma semelhante forma de arte —Escrita Pictórica— também foi predominante na Pérsia.[3]

Galeão Caligráfico[editar | editar código-fonte]

O Galeão do Met é feito em tinta-e-ouro no papel. A imagem desenhada de um navio neste caligráfico é um Galeão, um grande navio de guerra muito usado pelos impérios espanhóis e portugueses durante a idade de ouro da navegação e da globalização através dos descobrimentos.[4] Devido à Marinha Otomana frequentemente encontrar os grandes navios espanhóis no Mediterrâneo, a marinha do império começou a construiu um grande número de galeões para combater a ameaça espanhola. Assim, o caligráfico do Met provavelmente foi criado em homenagem ao início do funcionamento dos novos galeões para a Marinha Otomana. Um exemplo de um caligráfico semelhante, representando um navio século 17, está na colecção do Museu do Palácio Topkapi, em Istambul, Turquia.[1][5]
O criador do caligráfico inscreveu caracteres que representam a história dos Sete Dormentes (Ashab al-Kahf, em árabe), um grupo de sete homens aos quais foi dado refúgio em uma caverna por Deus; tem sido postulado que tal inscrição trabalhada foi concebida para proteger o navio de danos, assim como Deus protegeu os sete dormentes.[1] Além disso, a Marinha Otomana foi dedicada aos Sete Dormentes, cujos nomes podem ser vistos no casco e convés do galeão.[1]

Referências

  1. ↑ Ir para:a b c d «metmuseum.org»www.metmuseum.org. Consultado em 1 de novembro de 2018
  2.  «The Art of Arabic Calligraphy, a brief history»
  3.  Blair, Sheila S. Islamic Calligraphy. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2006. pp. 449–56, 506–8, 558–59, ill. fig. 10.15.
  4.  Little, Benerson (2010). "Spanish Galleons and Portuguese Carracks". Pirate Hunting: The Fight Against Pirates, Privateers, and Sea Raiders from Antiquity to the Present. Washington, DC: Potomac. p. 145. ISBN 978-1-59797-291-8.
  5.  Ekhtiar, Maryam, Sheila R. Canby, Navina Haidar, and Priscilla P. Soucek, ed. Masterpieces from the Department of Islamic Art in The Metropolitan Museum of Art. 1st ed. New York: The Metropolitan Museum of Art, 2011. no. 206, pp. 296–97, ill. p. 297.




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