segunda-feira, 3 de junho de 2019

poligrafo

View this email in your browser

Viva, boa tarde!

Já foi votar? Não? Então vá, que ainda tem tempo. A democracia precisa da sua ajuda. Instalou-se a ideia perigosa de que a Europa das liberdades como a conhecemos é um dado adquirido. Não é. Os movimentos populistas, inimigos da liberdade de circulação e de expressão, estão a ganhar espaço, como tudo indica que os resultados destas eleições provarão. Eles, os críticos do sistema, mobilizam-se - nas urnas e nas redes sociais, território onde não têm pudor em disseminar fake news. E nós, os defensores da democracia, estamos cada vez mais passivos. Isto pode acabar mal. Dito isto, acrescento apenas que a semana que hoje termina foi, aqui no Polígrafo, muito marcada pelas Europeias. Amanhã completamos o ciclo, com a emissão do Polígrafo SIC. Mas houve mais, muito mais do que Europeias, nas nossas páginas. Ora veja lá...
Até para a semana!
#emnomedaverdade

1
Esta foi uma semana pródiga em polémicas. Uma delas: Marisa Matias acusou Nuno Melo, no debate realizado na RTP, de ter votado contra a diretiva dos plásticos que foi aprovada no Parlamento Europeu em outubro de 2018. O centrista reagiu energicamente, garantindo que aprovou a medida. Perante afirmações tão contraditórias, o Polígrafo foi ver quem tem razão.
2
André Ventura, o homem de todas as polémicas, colocou (ou alguém da sua campanha colocou por ele) ontem um post no Facebook em que o líder da coligação Basta surge consternado em frente a um monumento às vitimas de Pedrógão. Num dia em que a lei proíbe qualquer tipo de ação de propaganda política, André Ventura cometeu uma ilegalidade? Ainda a propósito de André Ventura: o candidato defendeu "campos de castração química para pedófilos"?
3
Uma grande reportagem da Agência Pública que vale a pena ler, sobre o "linchamento virtual" de que têm sido vítimas os influenciadores brasileiros de direita por parte de radicais bolsonaristas que não se conformam com o facto de nem toda a direita ter aderido à sua causa. Vale tudo - até ameaças de violação.
4
Pedro Marques, cabeça de lista do PS às eleições europeias, acusou o Partido Popular Europeu de querer montar uma espécie de "polícia de choque" nas zonas costeiras da União Europeia, para travar a entrada de refugiados e migrantes. Será?
5
A Organização Mundial da Saúde considera a informação anti-vacinas uma das 10 maiores ameaças à saúde pública. Não é para menos: os movimentos anti-vacinas crescem todos os dias. Sobretudo na internet. Veja as quatromaiores fake news colocadas a circular sobre o assunto.
1
A dívida pública continua a aumentar desde 2015, ano em que o Partido Socialista assumiu o Governo? Rui Rio diz que sim. Veja a resposta no vídeo-check que fizemos sobre o assunto.
pergunta: "Sunny não é uma canção dos Boney M.? A resposta: O tema foi interpretado por vozes carismáticas, como Frank Sinatra, James Brown, Stevie Wonder ou Marvin Gaye e gravado por diversos outros cantores e bandas. Pela Europa, foi a versão dos Boney M. que vingou - mas quem será o seu verdadeiro autor? Leiam o João Paulo Vieira, que ele explica...
Leu, viu ou ouviu uma informação duvidosa? Envie-nos um e-mail, uma mensagem pelo WhatsApp (968213823) ou pelo Telegram (968213936) e nós fazemos o fact-check, que prometemos enviar-lhe 15 minutos antes de este ser posto em linha. Encontre o fact-checker que há em si e junte-se a nós.Consigo na equipa, será muito mais difícil sermos enganados.
#emnomedaverdade
Copyright © Polígrafo All rights reserve

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue