Bom dia,
Hoje é sexta-feira mas porque sábado é dia de reflexão e domingo há
eleições europeias, a sua edição semanal do Expresso já está nas bancas (tal como já está nas bancas a
revista especial da Tribuna Expresso dedicada ao campeonato ganho pelo Benfica).
Por isso, esta newsletter matinal tem hoje um formato ligeiramente diferente. Na primeira parte, destaco os principais temas da edição semanal do jornal.
Na segunda parte, retomo a 'normalidade' do Expresso Curto das sextas-feiras, embora numa versão mais curta que o habitual.EXPRESSO SEMANÁRIOPorque acreditamos na democracia e porque acreditamos no jornalismo, temos dado muito destaque no jornal à cobertura da campanha eleitoral das Europeias, que hoje termina.
Além de tudo o que publicamos diariamente no online (e destaco o
dossier multimédia sobre o que se passa nesta campanha nos outros 27 países em que estas eleições se realizam), temos hoje um conjunto muito completo de trabalhos e ângulos no semanário. Que inclui uma sondagem sobre
o que os portugueses pensam da União Europeia, além de reportagens e análises com a campanha dos partidos. Sem esquecer a melhor opinião do país.
Sondagem: 69% dos portugueses não conseguem identificar nem um eurodeputado portuguêsMais de dois terços dos inquiridos admitem não conhecer sequer um dos 21 parlamentares que Portugal tem na Europa. Os portugueses mal sabem, aliás, que vão eleger eurodeputados. Esta é uma sondagem que mostra como somos euro-optimistas, por um lado, mas como andamos mal informados sobre o que se passa na União Europeia.
‘Eurogeringonça’ lá fora, jogo duplo cá dentroComo António Costa anda a negociar com outros líderes europeus para decidir a escolha dos nomes para os cargos internacionais que vão estar em disputa. É uma forma de fintar o PPE, que deverá continuar a ser o maior grupo parlamentar em Bruxelas. Lá fora até já se fala na possibilidade do próprio Costa vir mais tarde a ocupar um cargo internacional.
Subida do mar ameaça 150 mil portuguesesProjeções até 2050 revelam que Setúbal, Faro e Aveiro são as zonas de maior risco. Na próxima semana, investigadores e decisores de todo o mundo debatem em Lisboa a adaptação às alterações climáticas
Reportagem: Um elétrico chamado desastreHeather ficou ferida no mais grave acidente de sempre num elétrico de Lisboa, quando viajava com o filho de 5 anos e a filha bebé. Cinco meses depois, continua em tratamentos em Portugal. Para ajudar a pagar as despesas médicas, a família americana vende bolachas no Príncipe Real
Extrema-direita. Neonazi português organiza concurso de beleza Miss HitlerJoão B. promove propaganda do III Reich nas redes sociais. Página chegou a ser encerrada mas voltou ao ativo. Eis uma história que pode parecer um fait divers mas que revela uma certa banalização do mal que parece ir crescendo um pouco por todo o planeta.
É tempo de desmantelar o FacebookO gigante tornou-se demasiado grande e chegou a hora de o enfrentar. O homem que ajudou Mark Zuckerberg a criar a rede de todas redes pede agora o seu fim. Para salvar a democracia.
Quando Coimbra tocou no CéuA história do dia em que milhares de estudantes jogaram uma final da Taça de Portugal contra o Estado Novo. A equipa da Académica de Coimbra perdeu o jogo mas fez tremer a ditadura. Cinquenta anos depois, Sporting e Futebol Clube do Porto jogam amanhã mais uma final. Ainda sobre este assunto, leia Uma final para quem gosta de tempo extra
Nuno Pinto Jogador do Vitória: “Ir para o tratamento foi como ir para o desconhecido”Jogou os primeiros oito minutos do Vitória de Setúbal-Rio Ave, no sábado passado, na última jornada da Liga. Depois foi substituído, ovacionado e eleito o melhor futebolista em campo pelos adversários. Nuno não jogava desde dezembro, quando lhe foi diagnosticado um linfoma de Hodgkin, que derrotou em dez tratamentos.
O domingo é o segundo melhor dia nas vendas dos supermercadosGrande distribuição confirma a importância do final da semana. PS e CDS não veem motivos para mudar lei. PSD não tem posição definida. PCP e Bloco são pelo encerramento
Entrevista a Daniel Traça, diretor da Nova SBE: “O nosso exemplo não tem paralelo na Europa”Há 40 anos que são diferentes e pioneiros, sustenta Daniel Traça, diretor da Nova School of Business and Economics (Nova SBE), quando questionado sobre a independência desta escola face aos interesses dos privados, que doaram €50 milhões para financiar o novo campus junto ao mar, em Carcavelos. O objetivo passa agora por captar mais alunos, portugueses e estrangeiros.
Sem comentários:
Enviar um comentário