segunda-feira, 18 de março de 2019

OBSERVADOR


Enquanto dormia...
Um jovem de 18 anos está hoje em tribunal por divulgar em direto as imagens do ataque terrorista à mesquita na Nova Zelândia. Além disso, o adolescente terá ainda publicado uma fotografia da mesquita com a legenda “alvo atingido”.

O dono da loja que vendeu armas ao autor do atentado diz que a polícia verificou a encomenda. A primeira-ministra neo-zelandesa anunciou a aprovação de uma nova lei das armas para breve.

O número de mortos no atentado subiu para 50. Há ainda 34 feridos hospitalizados, sendo que 12 estão em estado grave.

A Polícia Judiciária portuguesa está a investigar a visita do autor dos ataques ao Convento de Cristo, em Tomar. Mas afinal que histórias esconde o Convento de Cristo para atrair o atirador da Nova Zelândia? A origem do convento está ligada à presença da Ordem dos Templários na Península Ibérica, responsável por expulsar os muçulmanos da Europa.


Mais informação importante

Abusos sexuais na Igreja? “Eu serei o primeiro a ir à polícia”, diz o arcebispo de Évora em entrevista ao Observador. D. Francisco Senra Coelho afirma ainda que o povo de Deus sentiu-se "criminosamente traído" e defende tolerância zero.

A Conferência Episcopal Portuguesa recebeu o cardeal Seán O’Malley, arcebispo de Boston e presidente da Comissão Pontifícia para a Proteção dos Menores. O Observador publica um excerto do  seu mais recente livro, "Procura-se amigos e lavadores de pés", apresentado há dias aos bispos portugueses — o capítulo que O’Malley dedica à problemática da proteção dos menores na Igreja.

António Costa está em queda na mais recente sondagem publicada: tanto a avaliação do primeiro-ministro como as expectativas no Governo baixam para novos mínimos. Mesmo assim, o PS fica à frente nas legislativas, com 36,3% (ou seja, longe da maioria absoluta). O estudo de opinião é do Negócios e do CM.

Rui Rio admite fazer uma queixa à Comissão Nacional de Eleições se o Governo continuar a inaugurar em "campanha pelo PS". O líder do PSD acusa o primeiro-ministro de inaugurar "duas e três vezes a mesma coisa".

O Banco Montepio já pagou quase 1 milhão de euros em honorários de advogados para defender Tomás Correia. A notícia é do Público.

Os hospitais vão poder contratar profissionais de saúde sem autorização do Governo para substituir saídas definitivas ou temporárias. Só há uma exceção: os médicos.

Jerónimo de Sousa recusa dizer se a Coreia do Norte é ou não uma democracia. Numa entrevista ao site Polígrafo, embrulhou-se na resposta, dizendo: "O que é a democracia? Primeiro tínhamos de discutir o que é a democracia". Então, está bem.

O Benfica venceu ontem o Moreirense por 4-0 e, na crónica do jogo, a Mariana Fernandes escreve sobre "Samaris e a nova vida de um grego que já agrada a troianos".

Vamos ver o que dizem os números: desde que Bruno Lage assumiu o comando técnico do Benfica, a equipa já goleou por cinco vezes e leva 39 golos marcados contra oito sofridos.

No futebol feminino, o Atlético-Barcelona passou a ser o jogo entre clubes com mais público de sempre. No total, 60.739 mil espectadores estiveram este fim de semana a assistir ao jogo decisivo do campeonato nacional feminino espanhol. O Barcelona venceu por 2-0.


Os nossos Especiais

“A partir da violação tornei-me a sua presa e ele passou a seduzir-me e a encantar-me.” A viúva de Pablo Escobar explica, em entrevista à Cátia Bruno, que vivia "seduzida" pelo narcotraficante e pede perdão às vítimas. Agora, 25 anos depois, conta como ele a violou aos 14 anos — e espera servir de exemplo a outras mulheres.


A nossa Opinião

Helena Garrido escreve "O medo do Montepio e dos devedores do Novo Banco": "Na última semana ficámos a saber que a Associação Mutualista Montepio Geral consegue obrigar o Governo a mudar leis. E que não se enfrentam devedores do Novo Banco por medo".

Luís Rosa escreve "O Adolfo, a Direita e os negócios": "Muitos políticos gostam de ter uma vida dupla entre o exercício da política e a defesa dos interesse privados das empresas que os contratam. Mesquita Nunes não conseguiu resistir a esse apelo".

João Carlos Espada escreve "O Antigo Regime e a Revolução": "A 'Carta aos Europeus' do Presidente Macron revela o equívoco fundamental que ameaça o projecto europeu: o estéril conflito entre Antigo Regime e Revolução, parafraseando Alexis de Tocqueville".

José Ribeiro e Castro escreve sobre Augusto Cid em "Um herói civil": "Não tinha espada, nem pistola ou punhal. A única arma que esgrimia era o lápis ou a caneta de tinta da China. De mãos nuas, teve a serenidade e a fortaleza diante dos desafios, a rectidão de propósito".


Notícias surpreendentes

Roger Waters, ex-vocalista dos Pink Floyd e ativista das causas de esquerda, escreveu a Conan Osiris a pedir-lhe que boicote a Eurovisão em Israel. O músico português ainda não lhe respondeu.

“Pequenas Cadeiras Vermelhas” é o último romance de Edna O’Brien. O nosso crítico João Pedro Vala escreve que o livro explica como a autora "parece muito mais talhada para ser uma escritora da impotência do que uma porta-voz da indignação".

Nuno Baltazar despediu-se do Portugal Fashion, enquanto Micaela Oliveira fez a festa com filhas de craques de futebol. No final do terceiro dia de desfiles, foram os Manéis a dar uma lição de moda. O Mauro Gonçalves conta todos os detalhes. (E, no street style, temos looks que são uma vénia ao talento nacional.)

A TVI estreou ontem um novo reality show. Chama-se “Começar do Zero”, põe adultos a andar despidos pela rua e surge uma semana depois de "Quem Quer Casar Com o Meu Filho?". Já provocou polémica.

Piet-Hein Bakker, o homem que trouxe para Portugal o "Big Brother", o reality show mais famoso de sempre, desdramatiza tudo isto. Em entrevista ao Bruno Horta, diz que "os reality shows não são para educar o povo" e que tudo o que vemos na televisão é apenas entretenimento.

O documentário sobre o desaparecimento de Madeleine McCann que estreou há dias na Netflix recebeu muitas críticas dos britânicos. "Manipulador", por exemplo. Ou "falhanço moral".

O Dia do Pai é já amanhã e eu sei que o mais provável é estar sem ideias para presentes. Por isso, a Maria Ramos Silva juntou uma lista com 27 boas soluções.

Quer passar a receber newsletters do Observador pelo WhatsApp com as últimas notícias? Claro que sim, não é? Então basta vir aqui e receberá as edições especiais da 360º (de manhã) e da Hora de Fecho (à tarde). Só precisa de ler e aceitar a política de privacidade, abrir a aplicação do WhatsApp no seu telemóvel e guardar o contacto que lhe aparece como “Observador”. Por último, envie a mensagem que surgiu no visor e que foi pré-definida por nós.

Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições. 
Até já!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

DIA EUROPEU DA PREVENÇÃO RODOVIÁRIA - 9 DE MAIO DE 2024

  Prevenção Rodoviária Portuguesa Adicionar línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia ...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue