sábado, 9 de fevereiro de 2019

POLIGRAFO

View this email in your browser

Olá de novo!

Na semana que ficou marcada pela chegada ao Parlamento do relatório final da auditoria feita à gestão da Caixa Geral de Depósitos (CGD), verificámos as declarações explosivas (como é seu timbre, aliás) da eurodeputada Ana Gomes sobre Luís Filipe Vieira e as suas supostas dívidas a um banco cuja saúde já viu melhores (mas também piores) dias. Quem também já viu dias mais luminosos foi a ministra da Saúde, Marta Temido, que decidiu citar o Marquês de Pombal numa entrevista televisiva, incendiando, com a sua declaração, as sempre sensíveis redes sociais. Quanto a nós, Polígrafo, continuamos com o boletim clínico limpo, apesar da crise de crescimento em curso - mas sobre essa falaremos nos próximos dias. Por agora fique com uma amostra do que fizemos esta semana, que não dispensa a consulta do site, do nosso Instagram (onde estão todos os video-checks) e da nossa página no Facebook.
Até para a semana!

#emnomedaverdade

1
Ana Gomes publicou um tweet em que questiona a razão pela qual Luís Filipe Vieira e a sua família não são responsabilizados pelos empréstimos milionários contraídos - "e nunca pagos" - na Caixa Geral de Depósitos. Foi um desabafo pouco refletido da eurodeputada na semana em que chegou ao Parlamento o relatório final sobre a auditoria às contas do banco público, ou o teor do tweet corresponde à verdade dos factos?
2
Ao referir-se à forma como deve ser penalizado o erro médico, a ministra da Saúde terá dito, na RTP3, que o que é necessário nessas situações é "enterrar os mortos e tratar dos vivos". A alegada "insensibilidade" de Marta Temido chocou as redes sociais. Mas será que a titular da pasta da Saúde é também a titular destas palavras?
3
Train surfing. Já ouviu falar? Aqui no Polígrafo não sabíamos nada sobre o tema até termos visto um vídeo publicado no Facebook que mostra um jovem agarrado à parte traseira de um comboio em movimento, na linha de Sintra, alegadamente a viajar para a gare do Oriente. As perguntas que as imagens nos suscitaram: o episódio é real ou resultado de uma manipulação? É um caso isolado ou é um desafio viral em voga em território nacional?
4
Alegadamente tirada num campo de concentração nazi, uma fotografia de uma caixa cheia de anéis de casamento de judeus foi posta a circular nas redes sociais. Mas qual é o seu grau de veracidade?
5
João Paulo Vieira, o primeiro "music-checker" português, tenta responder (ou melhor: responde) a uma pergunta: "Step On" é mesmo uma canção dos Happy Mondays?
1
Mamadou Ba, o assessor do Bloco de Esquerda que esteve no centro da polémica provocada pela divulgação das imagens de violência no bairro da Jamaica, lançou, em 2016, uma petição pública em que denuncia o racismo da sociedade portuguesa e defende o fim da PSP e da GNR? Fomos Fomos ver...
2
Muitas vezes alvo de chacota por causa das suas propostas "fora da caixa", o PAN foi na semana que passou pretexto para mais especulação,nomeadamente nas redes sociais. Afinal, o partido de André Silva defendeu ou não o fim da utilização de cães na caça?
3
É ou não verdade que há 40 anos, quando se aprovou a lei que criou o Serviço Nacional de Saúde, PSD votou contra? Ao afirmar, na TVI, que foi o PSD que "criou" o SNS, Manuela Ferreira Leite lançou a dúvida. Este vídeoacaba com ela.
"Correio de Droga" narra a história real de um veterano da Segunda Guerra Mundial que aos 76 anos decidiu dedicar-se ao tráfico de droga. A adaptação feita por Clint Eastwood é feita de enormes "liberdades criativas"em relação à verdade dos factos, garante o nosso cine-checker Pedro Marta Santos.
Arrancar um cabelo branco faz nascer mais sete?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue