15 Edifícios Únicos por Frank Gehry
# 1 Museu da cultura popular, Seattle, Washington
Este enorme edifício dá a impressão de que está derretendo no sol de Seattle. A estrutura é coberta por chapas de metal e foi inspirada no estilo musical rock e na energia que gera.
# 2 Fred And Ginger, Praga, República Tcheca
Nomeado após a dupla de dançarinos lendários Fred e Ginger, este edifício também é conhecido como "A dança da casa". Este foi um trabalho muito controverso porque os edifícios estão frente a frente e são muito diferentes dos edifícios das redondezas.
# 3 Centro Lou Ruvo, Las Vegas, Nevada
Este centro para a saúde do cérebro foi nomeado por Lou Ruvo, que perdeu seu pai para a doença de Alzheimer e ajudou a financiar a construção.
# 4 Hotel Marqués De Riscal, Elciego, Espanha
Esta pequena cidade espanhola está em uma região famosa pelo seu vinho, mas este hotel de luxo traz muito mais turistas nos dias de hoje, apresentando algo diferente de qualquer outro lugar.
# 5 Centro Stata, Cambridge, Massachusetts
"O Centro Ray e Maria Stata para Ciências da Computação, Informação e Inteligência" é o nome deste edifício fascinante. Foi projetado para o famoso centro de aprendizagem MIT em 2004.
# 6 Dr. Chau Chak Edifício Wing, Sydney, Austrália
Este foi o primeiro projeto de Gehry na Austrália, concluído em 2015. Esta escola de negócios usou cerca de 320.000 tijolos personalizados para construção.
# 7 Museu de Design Vitra, Weil Am Rhein, Alemanha
O primeiro dos seus edifícios na Europa, este museu mostra peças de design de interiores, mas o próprio edifício recebe a maior parte da atenção. Este também foi o primeiro uso que Gehry fez de formas curvas em seus edifícios.
# 8 Biomuseo, Cidade do Panamá, Panamá
Este edifício pode parecer um monte de barracas coloridas que desabou, mas este é realmente um museu de ecologia. Um projeto inicial para Gehry na América Latina. As cores brilhantes não fazem parte de seu estilo habitual e ainda assim ele escolheu honrar os pedidos dos políticos panamenhos para torná-lo mais colorido e, assim, melhor de se adequar à rica cultura e estilo do Panamá.
# 9 Teatro de Walt Disney, em Los Angeles, Califórnia
Levando 15 anos para ser construído, o Teatro de Walt Disney foi concluído em 2003, custando mais de 1 bilhão de reais. No entanto, críticos e viajantes concordam que valeu tanto a espera quanto a despesa. Tornou-se uma parte essencial da cidade e atraindo muitos turistas para ver este edifício fascinante, que quase parece estar em movimento.
# 10 Guggenheim Bilbao, Bilbao, Espanha
O Guggenheim Bilbao tem um grande propósito - é um museu de arte moderna e contemporânea. No entanto, o edifício em si é parte da arte. Este edifício foi nomeado como uma das obras mais importantes da arquitetura nas últimas décadas e atraiu muitos turistas para a cidade de Bilbao, gerando mais de 600 milhões de reais para as empresas locais. O efeito do edifício foi tão bem sucedido, de fato, que o fenômeno ainda tem um nome - O Efeito Bilbao.
# 11 Edifício Binóculos, Veneza, Los Angeles, Califórnia
Embora seu nome original fosse o edifício Chiat / Day, não demorou muito para as pessoas começarem a se referir a ele como "O edifício dos binóculos". E isso é completamente compreensível. Os gigantescos binóculos, no entanto, não são uma estrutura, mas uma obra de arte de Claes Oldenburg e servem como um acréscimo à própria estrutura.
# 12 Museu de Arte Weisman, em Minneapolis, Minnesota
É raro encontrar uma obra de arte abstrata baseada no mundo físico, mas esta construção fascinante está localizada no campus da Universidade de Minnesota e é uma expressão desse estilo de arte.
# 13 Galeria de arte de Ontário, Toronto, Canadá
Frank Gehry tinha 79 anos em 2008, ano em que finalmente terminou seu primeiro projeto canadense em Toronto, a cidade em que nasceu.
# 14 Fundação Louis Vuitton, Paris, França
A Fundação Louis Vuitton é tanto um museu quanto um centro cultural que fica em Paris. Essa estrutura mestre levou 3.600 painéis de vidro e 19.000 painéis de concreto, praticamente a estrutura necessária para um navio.
# 15 Centro Richard B. Fisher, Annandale-On-Hudson, Nova Iorque
Este centro de aparência metálica foi descrito como a "melhor pequena sala de concertos nos Estados Unidos". Mesmo que pareça bem pequeno na frente, na verdade contém 2 salas e vários estúdios de som de ensaio. O prédio também tem muito verde, construído para exigir o mínimo de energia e não depender de combustíveis fósseis.
Sem comentários:
Enviar um comentário