BANCÁRIOS DO NORTE
VOTEM
N Ã O
amanhã 27 de Novembro de 2018
Salvo erro ou omissão - dado que não consegui ver Links com a história de fundação do SBSI e do SBC) o SBN - Sindicato dos Bancários do Norte (com esta designação desde a década de 70), parece ser o mais antigo Sindicato da Classe Bancária do País.
Não ponho em dúvida que tenham havido (e até que já não existam) outros Sindicatos da Classe, mais antigos. Apenas encontrei com data de 20 de Setembro de 1823 uma Associação de Classe dos Empregados de Bancos e Câmbios criando-se em 1923 a Associação de Classe dos Empregados Bancários do Porto, e mais tarde em 1832 o Sindicato dos Empregados Bancários de Portugal.
É essa última data que consta como a da fundação do actual SBN - Sindicato dos Bancários do Norte.
É sabido que sempre foi apanágio das Direcções de todos eles (e não duvido que todos os outros se possam gabar disso...) lutar acerrimamente e legalmente pelos direitos dos trabalhadores e deveres dos seus representados perante as Entidades Patronais onde exerciam e exercem a sua actividade.
Sei do que falo e como já disse anteriormente noutros Apelos que aqui fiz, nos últimos dias, trabalhei neste Sindicato durante 40 anos (de 1962 a 2002) e além disso é importante que ninguém se esqueça que os SAMS - Serviços de Assistência Médico-Social nasceram no Porto (com o início dos trabalhos de implantação em Setembro de 1975 e início efectivo da Assistência em JANEIRO DE 1976) e foi daqui que sairam muitas propostas (talvez a maioria) relativas aos Estatutos e Regulamento dos SAMS.
Portanto meus Amigos e para terminar, APELO a todos os empregados bancários, por este meio e por toda a rede Social de que faço parte, para que amanhã dia 27 de Novembro de 2018, seja o dia de um rotundo NÃO à nacionalização e consequente desaparecimento do SBN que alguém se lembrou de propor estupidamente (ou interessadamente, sabe-se lá com que fins...)
Com os melhores cumprimentos sindicais do
ANTÓNIO FONSECA
Ex-Funcionário do SBN desde 1962 a 2002 (40 anos) e
co-fundador dos SAMS-Serviços de Assistência Médico- Social,
desde 1976 até 2002.
Sem comentários:
Enviar um comentário