segunda-feira, 23 de julho de 2018

EXPRESSO DIÁRIO


POR JOSÉ CARDOSO
Editor Adjunto
 
O Presidente que estava a criar uma “polícia paralela”. O jiadista português que está a ser julgado em Espanha. Angola processa Isabel?
Boa tarde,

Em Espanha começou a ser julgado há dias um jiadista português, em cujo computador foram encontradas 65 mil fotos e 96 vídeos de decapitações e armas do Daesh. Este e outros pormenores sobre o extremista, nascido nos Açores e chamado Fábio de Almeida, estão no artigo que o Hugo Franco escreve no Expresso Diário desta segunda-feira.

Presidente Emmanuel Macron está a passar pela pior crise desde que foi eleito, por causa de um escândalo que ameaça tornar-se num “Watergate francês”: é acusado de montar “polícia paralela”, e de abafar o caso. O Daniel Ribeiro conta os pormenores deste caso, que está a fazer tremer o Eliseu.

Em Angola, depois de ter anulado um negócio milionário de Isabel dos Santos – que o Governo do pai tinha aprovado escassos dias antes de sair do poder -, as autoridades admitem processar ambos. O Gustavo Costa, nosso correspondente em Luanda, conta as novidades e relembra os contornos do caso.

Com o futebol em pré-época, analisamos as forças e fraquezas de cada um dos três grandes para a nova temporada. Começamos pelo Futebol Clube do Porto, que o analista de futebol Tiago Teixeira diz que é uma fotocópia do velho FC Porto, ao qual …faltam reforços. Nos próximos dias serão feitas as radiografias do Benfica e do Sporting.

No papel, há um acordo entre Governo e Associação Nacional de Municípios sobre a descentralização. No Parlamento, há leis aprovadas, com o aval de PSD e PS. Mas a dúvida persiste: será desta que a descentralização se torna uma realidade? O presidente da câmara de Gaia, o socialista Eduardo Vítor Rodrigues, falouà Mariana Lima Cunha num erro muito “grosseiro” que “ninguém lhe perdoaria que deixasse passar”.

Sabe quem é Jair Bolsonaro? Entre outras coisas, é apologista da tortura e dos assassinatos extrajudiciais – e, agora, disse que pretende ser o próximo Presidente do Brasil. O Luís M. Faria traça-lhe o perfil.

Na opinião, o Martim Silva evoca isto 2A-7M-27D para afirmar que “Assim se vê a força de Centeno”, o Daniel Oliveira escreve sobre armas desaparecidas, perguntando “Quem tem medo da verdade de Tancos?”, e o Henrique Raposo disserta sobre direitos parentais, fazendo também uma pergunta: “São feministas ou odeiam o “homem”?”

No seu espaço habitual das segundas-feiras, o meu camarada da SIC Reinaldo Serrano escreve sobre um “curioso George”, relembrando quem é e que importância tem na música esse “curioso” senhor que tem por apelido Benson.

Boas leituras e um bom resto de dia, sem polícias paralelas nem erros grosseiros, mas com gente curiosa
Future
 
  
A astronauta “youtuber” que nos mostrou a vida no espaço
Durante os mais de seis meses da sua missão, Cristoforetti fez da vida quotidiana na Estação Espacial Internacional um exercício de divulgação científica que, certamente, inspirou umas quantas vocações que verão a luz no futuro.
ARTIGO PATROCINADO
LER O EXPRESSO DIÁRIO
TERRORISMO
Açoriano julgado em Espanha tinha 65 mil fotos e 96 vídeos de decapitações e armas do Daesh
Jiadista português que está a ser julgado em Espanha arrisca dez anos de prisão. Célula a que pertencia recrutava mulheres para a Síria
“Watergate francês”: Macron acusado de montar “polícia paralela” (e de abafar o caso)
É o escândalo que faz tremer o Eliseu e mergulhou Emmanuel Macron na pior crise desde que foi eleito
FUTEBOL | PRÉ-ÉPOCA Uma análise direta ao assunto: o novo FC Porto está mais fraco
FUTEBOL | PRÉ-ÉPOCA Uma análise direta ao assunto: o novo FC Porto está mais fraco
Martim Silva
2A-7M-27D. Assim se vê a força de Centeno
 
Daniel Oliveira
Quem tem medo da verdade de Tancos?
 
Henrique Raposo
São feministas ou odeiam o “homem”?
 
ANGOLA
Autoridades angolanas admitem "responsabilizar criminalmente" Isabel e José Eduardo dos Santos
PERFIL | JAIR BOLSONARO
O apologista da tortura e dos assassinatos extrajudiciais que quer ser presidente do Brasil

DESCENTRALIZAÇÃO | PRESIDENTE DA CÂMARA DE GAIA
“Ninguém me perdoaria se por solidariedade partidária deixasse passar um erro tão grosseiro”

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue