Alexandre Soares dos Santos, o patrão do grupo Jerónimo Martins e presidente da sociedade Francisco Manuel dos Santos, concorda com a visão do presidente da CIP, António Saraiva, sobre o valor do salário mínimo. A economia portuguesa aguenta um salário mínimo acima dos 600 euros? “Sim”, responde o empresário, que entende que as empresas têm capacidade para suportar esse esforço mas diz também ser preciso mais produtividade e menos absentismo.
Chuva engorda lucro da EDP em €200 milhões sem baixar a fatura da luz
A estimativa é da agência Moody's: a chuva deste primeiro semestre vai engordar os resultados das elétricas da Península Ibérica, especialmente as que têm uma elevada capacidade hidroelétrica. EDP e Iberdrola serão as mais beneficiadas e só a primeira deverá este ano ter um ganho adicional de 200 milhões de euros face ao ano passado.
Quando o fair-play entra em jogo
A regra do “fair-play” estreada no Mundial de futebol na Rússia foi decisiva, esta tarde, para definir que seleção, Japão ou Senegal, segue para os oitavos de final. Empatadas na diferença de golos, no número de golos marcados e no resultado direto, foram os dois cartões amarelos a mais exibidos pelos árbitros aos jogadores africanos a determinar a festa dos nipónicos. Daqui a pouco, no final do Inglaterra-Bélgica, a cena pode repetir-se se o jogo terminar empatado.
Direita não quer afetar Orçamento com ISP
Redução do imposto sobre combustíveis vai ser votada em tempo recorde para ter efeitos ainda este ano. Chegou a estar em cima da mesa empurrar a questão até janeiro de 2019, de maneira a contornar possíveis problemas constitucionais, mas o CDS conseguiu obrigar o Parlamento a tomar uma decisão final ainda antes das férias de verão, a 18 de julho. Direita trabalha numa alternativa que não mexa com o Orçamento – nem seja travada por problemas de constitucionalidade.
D. António Marto, o cardeal que quer fazer avançar a reforma da Igreja
O bispo de Leiria-Fátima é, desde esta quinta-feira, cardeal da Igreja. O Papa Francisco escolheu-o, assim como a mais 58 cardeais, que estão a mudar o perfil da cúpula católica. Há uma revolução silenciosa. O próximo Conclave que for chamado a escolher o sucessor do Papa argentino já conta com quase metade dos eleitores por ele escolhidos. E D. António Marto quer, tal como Francisco, “uma Igreja mais evangélica, menos burocrática”, “mais próxima das pessoas, mais acolhedora.
Líderes devolvem ao Eurogrupo uma discussão marcada por divisões
O último esboço de conclusões da reunião desta sexta-feira da Cimeira Europeia não faz referência direta à necessidade de criação de um Orçamento para a zona euro, o que revela as divergências que existem sobre o tema. Mas a questão é importante para países como Portugal, França, Espanha e Grécia, que não querem deixar morrer o assunto e pretendem devolvê-lo aos ministros das Finanças.
Escolha de Trump para juiz do Supremo Tribunal vai acender rastilho de “desequilíbrio” e “conflito” na sociedade
O juiz Anthony Kennedy, nomeado por Ronald Reagan há três décadas, está de saída do Supremo Tribunal dos EUA. Com o juiz de 81 anos sairá também aquilo a que se convencionou chamar o ‘swing vote’. O Presidente Donald Trump deverá nomear um substituto em breve, mais conservador, o que poderá abrir uma brecha “perigosa” entre o sentimento da sociedade e a composição do Supremo. Já se fala em retrocesso da legislação sobre o aborto e ao nível dos direitos da comunidade LGBT.
Além das rubricas Cinema à 5ª, Boa Cama Boa Mesa e Automóveis, pode ainda ler as colunas de opinião assinadas por Ricardo Costa, Daniel Oliveira e Henrique Raposo.
Boas leituras.
Sem comentários:
Enviar um comentário