domingo, 2 de dezembro de 2018

POLÍGRAFO - 2 DE DEZEMBRO DE 2018

View this email in your browser

Olá!

Cá estou eu de novo. Esta foi a semana em que o Polígrafo atingiu o seu primeiro milhão de pageviews. Aconteceu apenas 20 dias após o seu lançamento. Vinte dias de grande entusiasmo (nosso e dos leitores, que, com as suas contribuições, têm sido decisivos para enriquecer os conteúdos), que são apenas um preâmbulo musculado do que está para vir - e é muito. Mas enquanto o que aí vem não chega, fique com o que de melhor publicámos esta semana. Espero que goste e que, acima de tudo, continue a seguir-nos em polígrafo.sapo.pt.  
#emnomedaverdade

1
O grande momento parlamentar do ano aconteceu na última quinta-feira, dia da aprovação do OE para 2019. Eu, o Gustavo Sampaio e o André Cabrita-Mendes fizemos o fact-checking do discurso final de António Costa. Uma pequena maratona que nos deu muito gozo e cujo resultado podem ler aqui.
2
A revista Der Spiegel publicou novos documentos sobre o caso da alegada violação que pende sobre Cristiano Ronaldo. Num questionário preparado pelos seus advogados, o futebolista terá admitido que Kathryn Mayorga disse "não" e lhe pediu "várias vezes" para parar. Mas essa resposta foi depois alterada. Ronaldo mentiu?
3
Um texto em que se garante que os deputados portugueses ganham 40 vezes mais do que os seus congéneres espanhóis foi partilhado milhares de vezes em blogues e redes sociais. Fomos ver se é mesmo assim...
4
Wuant, um dos youtubers portugueses mais populares, anunciou que o seu canal no youtube vai acabar (mais do que isso: que a internet vai fechar) por causa de uma lei que está em preparação na UE para regulamentar os direitos de autor. O Polígrafo foi verificar se é mesmo assim e concluiu que o youtuber está a exagerar um pouco.
5
Um post no Facebook com largos milhares de partilhas acusa os deputados do PS, BE, PCP e PAN de terem votado contra a proposta de criação de um complemento para pensões de bombeiros feridos nos incêndios. E compara os rendimentos dos bombeiros aos dos deputados. Verdade ou mentira?
6
O primeiro-ministro anunciou que o Estado português, até ao final do ano, vai pagar os 4,7 mil milhões de euros que restam da dívida ao FMI, no âmbito do programa de resgate iniciado em 2011. Na SIC, o comentador Luís Pedro Nunes sublinhou que foi contraído outro empréstimo para fazer esse pagamento. Foi mesmo assim?
1
Para um momento tão importante, exige-se duplo fact-check: em texto e em vídeo. Podem ver aqui o video-check do discurso de António Costa no dia da votação final do Orçamento do Estado para 2019. 
2
Os leitores do Polígrafo pediram, via WhatsApp, e nós fomos verificar a veracidade de um cartão em que o ex-Presidente Cavaco Silva é apresentado como informador da policia política do Antigo Regime. Sim, adivinharam: a informação - e o cartão - são falsos.
Depois de várias semanas dedicado aos filmes, o nosso cine-checker favorito, Pedro Marta Santos, estreou-se esta semana nas séries. "Escape at Dannemora", protagonizada por Benicio Del Toro, narra a fuga dos prisioneiros da Clinton Correctional Facility. Conclusão do Pedro: no essencial, a série acompanha a cronologia e a verdade factual dos acontecimentos da primeira metade de 2015, mas toma liberdades dramatúrgicas na composição do trio de protagonistas (Matt, Sweat e "Tilly" Mitchell) e nas matizes do seuenvolvimento sentimental e sexual.
1
Não se deve dormir num quarto com plantas?
2
Não devemos comer mais de dois ovos por semana?
Leu, viu ou ouviu uma informação duvidosa? Envie-nos um e-mail, uma mensagem pelo WhatsApp (968213823) ou pelo Telegram (968213936) e nós fazemos o fact-check, que prometemos enviar-lhe 15 minutos antes de este ser posto em linha. Encontre o fact-checker que há em si e junte-se a nós. Consigo na equipa, será muito mais difícil sermos enganados.
#emnome

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue