Segurança de computadores
Cibersegurança é o termo que designa o conjunto de meios e tecnologias que visam proteger, de danos e intrusão ilícita, programas, computadores, redes e dados. Também conhecida como segurança do ciberespaço, a cibersegurança tem se tornado uma preocupação para muitas pessoas e nações. Os riscos a que os utilizadores de sistemas informatizados se submetem aumentam diariamente e políticas de segurança apropriadas são necessárias. Muitos governos estão investindo pesadamente na pesquisa e aquisição de novas tecnologias de segurança da informação em virtude do crescimento da presença de dispositivos computacionais interconectados e, por consequência, do aumento dos riscos associados a esse crescimento. Os chamados ciberataques são responsáveis por sérias consequências a empresas, pessoas e países. Existem três aspectos importantes em cibersegurança, a saber: Integridade, Confidencialidade e Disponibilidade.
Índice
Conceitos de cibersegurança[editar | editar código-fonte]
Os debates em torno da cibersegurança, assim como a conhecemos, intensificaram-se em meados dos anos 1990 nos Estados Unidos, se espalhando para outros países desenvolvidos e se manifestando em políticas de segurança em uma variedade de formas. Tais debates são produto da Revolução da informação ou Terceira Revolução Industrial, onde se observa a presença das tecnologias da informação e comunicação em larga escala, envolvidas em vários aspectos da atividade humana. A criação de incentivos para motivar todas as partes da economia da Internet a fazer investimentos apropriados em segurança requer medidas técnicas e políticas públicas cuidadosamente equilibradas para aumentar a segurança sem criar barreiras à inovação, ao crescimento econômico e ao fluxo livre de informações.
Os diversos conceitos de cibersegurança habitualmente incorporam as seguintes definições:
- Conjunto de atividades e outras medidas, técnicas ou não-técnicas, que visam proteger computadores, redes de computadores, hardware e software relacionados.
- O grau de proteção resultante da aplicação dessas atividades e medidas.
- A pesquisa e análise que visam implementar essas atividades e melhorar sua qualidade.
Aspectos de cibersegurança[editar | editar código-fonte]
A cibersegurança possui três aspectos muito importantes: Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade. Além desses, outros dois aspectos também estão sendo postos em discussão: a Legitimidade e a Autenticidade.
Confidencialidade[editar | editar código-fonte]
Significa que nenhum acesso a informação deve ser provido a sistemas ou utilizadores não-autorizados. Em outras palavras, apenas utilizadores e sistemas com os privilégios adequados (entidades legítimas) podem ter acesso a informação. A norma ISSO-17799 define confidencialidade como sendo a garantia de que a informação seja acessível apenas àqueles autorizados a ter acesso. Graças às técnicas de criptografia moderna, por exemplo, a confidencialidade já é uma realidade. Com a garantia da confidencialidade, terceiros que obtenham a informação entre um remetente e um destinatário não serão capazes de extrair conteúdo compreensível da mesma.
Integridade[editar | editar código-fonte]
Aspecto que se preocupa com a confiança que pode ser depositada em uma informação obtida. A informação não pode ser modificada por partes não-autorizadas. A integridade é quebrada quando partes não-autorizadas modificam a informação. A quebra da integridade de uma informação pode ser feita a partir da alteração do conteúdo da informação ou a partir da alteração das estruturas que fornecem suporte ao armazenamento do conteúdo. A integridade é dependente da confidencialidade, pois se alguma informação confidencial for perdida, os mecanismos de integridade podem ser desativados. A confidencialidade é dependente da integridade, pois se a integridade de um sistema for perdida, os mecanismos que controlam a confidencialidade não são mais confiáveis.
Disponibilidade[editar | editar código-fonte]
O objetivo da disponibilidade é garantir o acesso de utilizadores autorizados a um determinado serviço ou recurso, assim que forem requisitados.
Principais tipos de ciberataques[editar | editar código-fonte]
Os ciberataques surgiram com o objetivo de desestruturar sistemas que controlam serviços essenciais à vida de pessoas ou aos recursos de uma organização. Os serviços financeiros e administrativos estão entre os alvos mais visados por este tipo de ataque. Redes bancárias, ministérios, redes de comunicações, redes de distribuição de energia e água e redes de direção de tráfego aéreo controladas por computadores são prováveis alvos. Entre os principais tipos de ciberataques, podemos citar: ataque de negação de serviço (DoS), malwares, ataques em redes sociais, botnets e Zombies e scarewares.
Negação de Serviço (DoS)[editar | editar código-fonte]
Refere-se ao ataque que impede ou prejudica a funcionalidade de redes, sistemas ou aplicações, esgotando seus recursos. Portanto, a negação de serviço não é um ataque de invasão e sim de sobrecarga. O atacante pode também obstruir o meio de comunicação existente entre os clientes e o sistema, prejudicando a comunicação. Os alvos dos ataques de negação de serviço incluem, além dos alvos finais, máquinas que servem como agentes de ataque (Zombies).
Malwares[editar | editar código-fonte]
Spywares, vírus de computador e worms são considerados malwares. Os malwares são popularmente conhecidos por se espalhar rapidamente em e-mails e programas de mensagens instantâneas, além de infectar websites.
Ataques em Redes Sociais[editar | editar código-fonte]
As redes sociais constituem alvo frequente de ataques por comportar um grande volume de utilizadores e dados pessoais. O roubo de identidade é um dos objetivos desse tipo de ataque. Ataques de spam através de redes sociais cresceram bastante entre abril e junho de 2011.
Botnets e zombies[editar | editar código-fonte]
Botnets são uma coleção de agentes de software (bots) que comprometem máquinas com o objetivo de capturar informações e enviá-las para um cliente específico. As máquinas infectadas recebem o nome de Zombies.
Scarewares[editar | editar código-fonte]
Programas que são vendidos ou divulgados como proteção para um computador, mas que na verdade são criados para infectá-lo. O software de segurança adquirido pode deixar de alertar sobre possíveis vírus na sua existência, ou fazer alertas falsos.
Breve histórico de ciberataques[editar | editar código-fonte]
Os primeiros ataques de negação de serviço surgiram em meados da década de 90. Em 1996, hackers já exploravam falhas existentes no protocolo da Internet mais utilizado, o TCP/IP, para investir em ataques. Em 2000, vários sites robustos de multinacionais como eBay, Yahoo, Amazon e CNN sofreram ataques de negação de serviço, resultando em uma perda de aproximadamente 1,7 milhões de dólares. Em 2007, uma série de ataques contra a Estônia afetou de forma grave os sites do primeiro-ministro estoniano, bancos e sites de menor tráfego. Os hackers utilizaram vários computadores como zombies e enviaram uma grande demanda de mensagens a uma taxa de envio muito alta aos sites alvo. Alguns pesquisadores acreditaram que este seria o começo de uma guerra cibernética e especularam que os russos teriam sido os autores dos ataques. Em julho de 2009, sites financeiros e de mídia foram atacados nos Estados Unidos e na Coreia do Sul. Em janeiro de 2010, a Google reportou que os ataques contra a sua estrutura corporativa (dezembro de 2009), que levou ao roubo de propriedade intelectual da empresa, originaram-se na China. Em setembro de 2010, a usina nuclear de Natanz, no Irã, foi alvo de ataques do worm Stuxnet, um dos malwares mais avançados que se tem conhecimento. Em novembro de 2010, o governo dos Estados Unidos admitiu que parte do seu tráfego na Internet foi desviado para China por um período de aproximadamente 18 minutos. Os chineses negaram a acusação. Em 2011, foi descoberta uma série contínua de ataques cibernéticos, iniciada em meados de 2006, contra governos e organizações como as Nações Unidas. Em maio de 2012, um vírus denominado Flame foi descoberto e pode ser considerado um dos mais avançados da história da computação. Em junho de 2012, pesquisadores da fabricante de antivírus Kapersky Lab confirmaram uma ligação entre o Flame e o Stuxnet. O Flame, no entanto, não tem o objetivo de destruir sistemas, mas apenas capturar dados.
O Stuxnet[editar | editar código-fonte]
Segundo uma reportagem de junho de 2012 do jornal americano The New York Times foram os Estados Unidos e Israel os responsáveis pelo Stuxnet. O ciberataque foi projetado para impedir que o Irã produza armas nucleares e para isso o ataque foi feito à usina nuclear iraniana de Natanz. Esse ataque, somado ao ataque do Flame, pode ser considerado como começo de uma possível ciberguerra, o que preocupa autoridades de todo o mundo.
Operação Aurora[editar | editar código-fonte]
A Operação Aurora foi uma série de ataques realizados em meados de 2009 que se aproveitou de uma falha de segurança do navegador Internet Explorer. Os ataques visavam o roubo de informação online e controle sem autorização de sistemas informatizados. Mais de 30 empresas americanas sofreram ataques, como a Adobe e a Google. Em janeiro de 2010, a empresa Google relatou que foi vítima dos ciberataques, originados na China. Em seu blog, a empresa ainda confirmou que várias contas de utilizadores do Gmail da Europa, Estados Unidos e China foram acessadas por terceiros, ressaltando que tais invasões não se aproveitaram de alguma falha de segurança da empresa, mas sim consequência de golpes de pishing e malwares.
Antimalware Day[editar | editar código-fonte]
O Antimalware Day[1] é comemorado no dia 3 de novembro de cada ano. Esta é uma data que foi estabelecida em 2017 pela empresa de segurança ESET com o objetivo de destacar o trabalho realizado por pesquisadores que se desempenham no campo da segurança da informação. É também um momento para lembrar a importância de estar protegido em um mundo que é cada vez mais influenciado pelo rápido desenvolvimento da tecnologia. A data escolhida homenageia Frederick Cohen, na época um estudante da Universidade do Sul da Califórnia, que em 3 de novembro de 1983 apresentou um protótipo de um programa malicioso em um seminário sobre segurança da computação para seu professor Len Adleman, que ajudou a nomeá-lo como “vírus de computador”.
Padrões de cibersegurança[editar | editar código-fonte]
Padrões de cibersegurança são padrões de segurança utilizados por organizações para minimizar o número de ciberataques. Os padrões ISO27002, SoGP, NERC, NIST, ISO15408, RFC2196 e ISA99 são alguns dos mais importantes padrões conhecidos.
Políticas de cibersegurança[editar | editar código-fonte]
Uma política de cibersegurança define as diretrizes referentes à segurança da informação em uma instituição ou governo. Com uma política de cibersegurança, o governo ou instituição firma um compromisso com a segurança de seus dados. Tais diretrizes devem ser registradas em forma de um documento sucinto, de fácil entendimento. Os mecanismos de segurança são responsáveis por forçar a utilização das políticas de segurança. O uso de um mecanismo de segurança só é efetivo se existir uma clara política de segurança. Utilizadores, equipes e gerentes devem estar atentos quanto à política de segurança adotada em sua empresa, bem com as obrigações que devem ter para seguir essa política.
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