terça-feira, 16 de outubro de 2018

OBSERVADOR

Foto do autor

Startups

Por Ana Pimentel, Editora de Tecnologia e Startups
capa_newsletter_protecaodados-copy.jpg
“A Europa enfrenta muitos obstáculos à inovação. Alguns são culturais, outros têm a ver com a diferença nas línguas, outros são regulação a mais. Ponho o RGPD neste último exemplo. Faz com que seja mais difícil começar uma empresa, há demasiadas regras, demasiados impostos, demasiadas restrições a trabalhadores e à flexibilidade. Mas a Europa enfrenta também outros desafios em comparação com os EUA, Israel ou a até a China, como a falta de investimento em startups. Acho que a Europa é um local incrível e adoro vir cá, mas não vou apostar que vá ser um líder na inovação. Não tem sido há anos.”
As palavras são de Gary Shapiro, presidente da CES, maior feira de tecnologia do mundo que recebe 180 mil pessoas em Las Vegas, e foram dirigidas ao Manuel Pestana Machado na pré-apresentação de Paris. A entrevista quase relâmpago que o Manuel fez àquele que é um dos nomes mais sonantes da comunidade tecnológica norte-americana teve os minutos suficientes para colocar os dedos em quase todas as feridas europeias: do “problema de primeiro mundo” que é a proteção de dados à diretiva dos direitos de autor que é “terrível e “ridícula”, não faltaram críticas à forma como lidamos com a revolução digital. Sobre a Web Summit de Lisboa, não teve a certeza se sabia o que era, mas depois lá pensou melhor e disse que sim, já “tinha ouvido dizer que na Irlanda era um grande evento”. (Cof, cof)
Precisei de dois parágrafos para vos falar de perspetiva, ou seja, sobre o quão importante é mudarmos o lugar de onde nos vemos. Podia assumir que estou a sofrer de preguiça criativa e que foi mais fácil apoiar-me numa citação, mas vou continuar a esconder alguns dos meus truques atrás deste ecrã de onde vos escrevo — diz que a Internet é boa para sermos flawless, ou seja, para sermos assim para o perfeitinhos. E eu acho sempre que qualquer desculpa é boa para citar a Beyoncé.
Voltando à perspetiva, há outra expressão para dizer o mesmo: termos mundo dentro. E não estou a pedir para comprarem viagens, estou a falar da livre circulação de pessoas, ideias e emoções que todos devíamos ter no sítio onde tomamos decisões e emitimos opiniões: no cérebro.
Quando nos olhamos sempre do mesmo sítio, há realidades que nos escapam. Se hoje decidir não me virar para trás durante o resto do dia, vou jurar que a Rita Tavares não pôs os pés nesta redação. Mas pôs. Eu é que não me mexi, logo não a vi. A capacidade de nos distanciarmos das nossas posições habituais apura-nos o sentido crítico, nem que seja para voltarmos ao nosso lugar ainda mais convictos de que é lá que estamos bem. E isto é válido para Shapiro, para a Europa, para Lisboa e para a Web Summit.
Para mim, também. A minha preguiça criativa acontece porque o Orçamento do Estado só foi entregue ontem à meia-noite e hoje de manhã as novidades para as startups e economia digital já estavam online. Na verdade, dêem-me dois segundos para mudar de sítio e olhar para este email outra vez:
1
2
Com quatro horas de sono, citei-vos a Beyoncé, o Gary Shapiro e ainda fiz um trocadilho com a livre circulação de pessoas e bens na Europa. O que é que era preciso mais?
Muitas e variadas perspetivas para a vossa semana. Até terça!

PITCH

FotografiaORÇAMENTO DO ESTADO

Mais hubs, apoio a startups e à economia digital

Consumers Digital Summit vai realizar-se pela primeira vez em Portugal com apoio do Governo. Há novos Digital Innovation Hubs, um Startup Hub e Estratégia Nacional para o Empreendedorismo é reforçada.
FotografiaSTARTUPS

Americana Salsify abre escritório em Lisboa

Lisboa pode ser uma cidade "cada vez mais cara para viver", assume fundador da startup norte-americana Salsify, mas o "espírito empreendedor" ajudou na escolha que "ninguém pensava".
FotografiaTECNOLOGIA

Projeto do Fundão vence prémio europeu

O prémio europeu RegioStars foi esta terça-feira atribuído ao Centro de Negócios do Fundão, que criou 500 postos de trabalho qualificados.
FotografiaINOVAÇÃO

"Empresas, vocês não vão ter gente para contratar"

Empresários têm de "invadir" escolas e universidades, para que a era digital seja uma oportunidade e não uma ameaça. Estudo Microsoft/EY sobre Inteligência Artificial aponta para atraso em Portugal.
FotografiaENTREVISTA

"Proteção de dados é problema de primeiro mundo" /premium

Em entrevista ao Observador, o responsável pela maior feira de tecnologia do mundo, a CES, questiona a aposta da inovação na Europa e opõe-se ao RGPD e à diretiva de direitos de autor europeia.
FotografiaFACEBOOK

Facebook. Saiba se os seus dados foram copiados

30 milhões de contas foram afetadas pela falha de segurança utilizada por hackers para aceder a dados pessoais. Agora, o Facebook lançou uma ferramenta para saber se a sua informação foi comprometida.
FotografiaPIRATARIA INFORMÁTICA

Facebook. Copiados dados de 29 milhões de contas

O Facebook revelou que o ataque informático à rede social em setembro permitiu que os piratas informáticos tivessem acesso às pesquisas feitas por 29 milhões utilizadores, além de outros dados.
FotografiaGOOGLE

Google recorre da multa recorde imposta pela UE

A 18 de julho, a Comissão Europeia aplicou uma multa com valor recorde de 4,3 mil milhões de euros ao gigante norte-americano Google por abuso de posição no mercado devido ao sistema Android.
FotografiaObservador Lab

ENTRE NO CAMPUS MAIS MODERNO DA EUROPA

O Campus da Nova SBE em Carcavelos é inteiramente financiado pela sociedade civil, e dá corpo a um estilo de vida que todos gostaríamos de ter. Quer participar? Ainda vai a tempo e só precisa de 50€

OPINIÃO

hugo-menino-aguiar_467x467_acf_cropped-200x200.jpeg
Vivemos numa época em que o nosso impacto negativo no mundo está a poucas décadas do ponto de não retorno. Já não é tanto sobre como será o mundo para os nossos netos ou filhos, é ainda antes disso.

RADAR GLOBAL

AGENDA

MAIS SOBRE STARTUPS
Mais pessoas vão gostar da S

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

MURÇA - MUNICIPIO E VILA PORTUGUESA - FERIADO - 8 DE MAIO DE 2024

  Murça 21 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Coordenadas :  41° 24'...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue