terça-feira, 4 de setembro de 2018

EXPRESSO DIÁRIO

1265
03 SET 2018
Paulo Luís de Castro
POR PAULO LUÍS DE CASTRO
Jornalista
 
Já quase ninguém trabalha com horário normal. E o sexo dos portugueses em números
Boa tarde.
“O seu trabalho”, é este o nome da nova rubrica de emprego que estreamos esta segunda-feira no Expresso Diário, onde daremos todas as semanas notícias, análise e reportagem sobre temas de emprego e carreira, sem esquecer dicas úteis para gerir o seu percurso profissional. Neste primeiro artigo, a Sónia M. Lourenço assinala que em Portugal já quase ninguém trabalha com um horário normal. De facto, mais de três quartos dos trabalhadores por conta de outrem encontram-se abrangidos por uma modalidade flexível no que respeita à organização do tempo laboral. E em sectores como a construção já são quase 85% do total.
Durante a semana, em todos os dias úteis entram em Lisboa 370 mil carros. Apesar de muitos cidadãos residentes na Grande Lisboa acederem à capital usando comboio e metro, o peso de circulação automóvel tem aumentado. A autoestrada A1 é a mais utilizada, logo seguida pela A2, A5, IC19, A8 e A12. Veja todos os números consultados pelo Vítor Andrade.
Uma das soluções alternativas para combater este flagelo pode passar pela diminuição do preço dos passes sociais, tema que fez a manchete da edição impressa do último Expresso. A proposta que está sobre a mesa é a de que os cidadãos dos 18 municípios da área metropolitana passem a pagar 30 euros de passe para circularem dentro da cidade e um máximo de 40 euros para se movimentarem em toda a Grande Lisboa. Se Mário Centeno deixar e António Costa quiser, Fernando Medina e os demais autarcas da metrópole lisboeta podem ter uma prenda de Natal antecipada para dar aos seus munícipes-eleitores. Só que essa solução custa 65 milhões de euros anuais ao Orçamento do Estado.
A rentrée depois das férias não se aplica apenas à classe política e a série 2:59 está também de volta ao Expresso Diário, com um tema quiçá mais apelativo nesta fase do ano: sexo. Sabe em que idade os portugueses se sentem no auge do seu desempenho sexual? E quais os medos na cama deles e delas? E sabia que apesar de todas as campanhas informativas a maioria dos jovens não usa preservativo? A propósito do Dia Mundial da Saúde Sexual, que se assinala esta terça-feira, o Bernardo Mendonça e a sexóloga Marta Crawford fazem um retrato dos portugueses na intimidade. Jornalismo de dados em dois minutos e 59 segundos.
Não anda fácil a vida de Emmanuel Macronem França, 16 meses passados sobre a subida ao Palácio do Eliseu. Uma semana depois da demissão, em direto numa rádio e sem qualquer aviso prévio, do ministro de Estado e do Ambiente Nicolas Hulot, o Presidente ainda não conseguiu substitui-lo. Tentou cativar Daniel Cohn-Bendit, outra grande figura mediática do movimento ecologista francês e europeu, mas este recusou. A gestão desta dossiê tem sido catastrófica e, conforme escreve desde Paris o nosso correspondente Daniel Ribeiro, a remodelação governamental anunciada para esta terça-feira acontece numa altura em que parece tremido que o Governo consiga levar por diante uma reforma fiscal para impor a retenção na fonte do IRS, programada para entrar em vigor já em janeiro.
Numa entrevista dada à nossa correspondente na Madeira, Marta Caires, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesasestima que tenham regressado da Venezuela, nos últimos anos, entre 4500 e 5500 portugueses e luso-descendentes, a maior parte dos quais de fixou na ilha. José Luís Carneiro nota que em virtude da chegada de cada vez mais famílias pode surgir um acréscimo nos indicadores oficiais, associado a novas inscrições nos sistemas de ensino, de emprego e de segurança social.
incêndio que destruiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, deixou “a cultura brasileira e o Brasil de luto”, como refere um comunicado do ministro da tutela. O espaço detinha um dos maiores acervos histórico e científico do país, com cerca de 20 milhões de peças. Sem que se saiba ainda a verdadeira dimensão da tragédia ou a sua causa, várias manifestações de protesto contra os cortes orçamentais que afetaram o museu fundado há 200 anos pelo rei D. João VI estão convocadas para esta segunda-feira, conforme relatam a Christiana Martins e o Helder C. Martins.
Na Opinião de hoje, Martim Silva escreve sobre o sucessor de António Costa no PS, Henrique Raposo recupera o caso Monica Lewinsky para falar das mulheres humilhadas pelo ex-Presidente Clinton e Daniel Oliveiradefende a não recondução da procuradora-geral da República Joana Marques Vidal.
Boas leituras.
Future
 
  
A tecnologia dos super-heróis da Marvel no mundo real
O mais surpreendente no trabalho de Perception não é o que se vê no ecrã, mas sim o que foi transferido para o mundo real através de várias colaborações com diferentes empresas - as ideias e desenhos de Perception foram colocadas em prática na indústria automobilística, da segurança, visualização de dados ou mesmo na engenharia aeroespacial.
ARTIGO PATROCINADO
publicidade
Publicidade
LER O EXPRESSO DIÁRIO
Saiba por onde entram 370 mil carros todos os dias em Lisboa
Saiba por onde entram 370 mil carros todos os dias em Lisboa
TRABALHO
Já quase ninguém trabalha com horário normal em Portugal
EM VÁRIAS MODALIDADES Mais de três quartos dos trabalhadores por conta de outrem têm um horário de trabalho flexível. E em sectores como a construção já são quase 85% do total
MUSEU NACIONAL O incêndio que está a revoltar o Brasil
MUSEU NACIONAL O incêndio que está a revoltar o Brasil
Martim Silva
A entrevista que mostra quem Costa escolheu para lhe suceder
 
Daniel Oliveira
Reconduzir Joana Marques Vidal põe em causa a independência da justiça
 
Henrique Raposo
Ama a Mulher, maltrata mulheres
 
TRANSPORTES PÚBLICOS
Medina quer, Centeno avalia, Costa decide: como passes mais baratos em Lisboa podem reduzir o peso dos carros
FRANÇA
A máquina Emmanuel Macron avariou-se. E esta terça-feira há remodelação do Governo
2:59 PARA EXPLICAR O MUNDO
Como vamos de sexo?
DICAS DE POUPANÇA
Contas de Serviços Mínimos Bancários: bancos dão informações erradas aos clientes
MERCADOS
Setembro, uma rentrée de alto risco

JOSÉ LUÍS CARNEIRO
“O bem-estar da comunidade luso-venezuelana é uma questão nacional”

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue