Inovação
Por Edgar Caetano, Jornalista
Esta é a newsletter mensal do Observador sobre Inovação. Temos encontro marcado na última segunda-feira de cada mês para lhe falar de como ela nos dá novos horizontes. Bem-vindo.
Ilustração: Raquel Martins
“Um telemóvel que custa 500 dólares? Sem teclado físico? Não há qualquer hipótese de o iPhone vir a ganhar uma quota de mercado significativa”. Este vaticínio, que se revelaria, obviamente, erradíssimo, saiu da boca de Steve Ballmer, o ex-presidente executivo da Microsoft, em 2007. O iPhone, da Apple, tornou-se, como sabemos, um dos produtos mais rentáveis de sempre — continua a não ter teclado físico e já não custa 500 dólares: custa 1.000.
Nunca saberemos se Ballmer realmente pensava que o iPhone estaria condenado ou se estaria, apenas, a tentar defender a sua “dama” (sendo que a sua “dama” era um sistema operativo Windows Mobile instalado em telemóveis Motorola que custavam 99 dólares). Mas a declaração de Ballmer ficou na história como um exemplo de como é difícil, por vezes, perceber quais vão ser as inovações capazes de virar um setor de pantanas, criando novos campeões e chutando para a valeta (ou quase) incumbentes que se achavam eternos.
Um dos trabalhos mais completos que se fazem anualmente é o “Disruptive Innovations“, elaborado pelos analistas do Citi. O relatório é feito a pensar em empresários e investidores — que estão sempre obrigados a estar um passo à frente — e tira partido do facto de os analistas que acompanham as empresas estarem em posição privilegiada para saber onde estão as oportunidades (e, também, os perigos).
Por isso, pelo terceiro ano consecutivo, trago-lhe um resumo anotado da lista das inovações que, segundo o Citi, estão à beira de atingir “o ponto de inflexão: da adoção acelerada”. Terá sido achado o elixir da juventude? Serão as baterias sólidas a tecnologia capaz de desbloquear os avanços nos carros elétricos? O negócio das imobiliárias poderá estar prestes a sofrer uma mudança paradigmática? Saiba a resposta a estas e outras questões no texto em destaque nesta edição da newsletter Inovação.
Obrigado por nos ler.
HORIZONTES
LISBOA
Lisboa entre finalistas para Capital da Inovação
A capital portuguesa é uma das 12 finalistas ao prémio iCapital -- Capital Europeia da Inovação -- do Horizonte 2020, cujo vencedor será anunciado na Web Summit a 6 de novembro.
MARCAS
A cerâmica portuguesa é tendência, diz o Guardian
Descritas como "êxito de culto", as cerâmicas portuguesas estão aparentemente na moda um pouco por todo o mundo e a culpa é do estilo de decoração, que se assemelha ao "das nossas avós".
INVESTIMENTO
10 inovações disruptivas que estão a mudar o mundo /premium
Na saúde, nas telecomunicações e nos transportes, o mundo está a mudar diante dos nossos olhos. Na nova edição de "Disruptive Innovations", o banco de investimento Citi espreita o que aí vem.
ELÉTRICOS
Eléctrico que carrega ao sol já tem 6.795 reservas
A Sono Motors vai lançar já no próximo ano um carro eléctrico com uma autonomia razoável, um preço acessível e a vantagem de recarregar baterias com células fotovoltaicas integradas na carroçaria.
SEAT
Empregados permitem à Seat poupar 12,6 milhões
Em 2017, a marca espanhola poupou quase 13 milhões de euros, graças às ideias dos seus empregados. É no ouvir que está o ganho, mas quem propõe novas soluções também recebe por isso. Um bom exemplo.
ESPAÇO
Cientistas portugueses premiados com prémio Gruber
Lançada em 2009 pela Agência Espacial Europeia, a sonda Planck, cuja missão terminou em 2012, permitiu recolher dados da radiação cósmica de fundo o Universo com uma precisão sem precedentes.
AUTISMO
Descoberta proteína essencial para o autismo
A investigação estudou como os defeitos na proteína CPEB4 podem fazer com que o desenvolvimento de 200 genes se desregule, o que aumenta a suscetibilidade ao autismo.
STARTUPS
De um iPhone usado a vendas para 10 países/premium
José tem 22 anos. Aos 16 comprou um iPhone e vendeu-o com lucro. Nasceu a Forall Phones. Em 2017, abriu a 1ª loja. Agora? Vende para 10 países e prepara lojas em Espanha, Polónia e China.
VIDEOJOGOS
O futuro trará "novas tecnologias nos videojogos"
Chegou há dias ao PlayStation VR mais um exclusivo: "The Persistence", um jogo de terror passado no espaço. Conversámos com um dos seus criadores, Alex Barnes, designer no estúdio Firesprite.
OPINIÃO
Quando uma tecnologia já apresenta um "use-case" com gatos fofinhos, sabemos que veio para ficar. O mundo vai mudar, mais uma vez.
O QUE VEM AÍ
MARCADOR
LIVRO DO MÊS
Mais pessoas vão gostar da newsletter Inovação.
Sem comentários:
Enviar um comentário