segunda-feira, 30 de julho de 2018

DIA MUNDIAL CONTRA O TRÁFICO DOS SERES HUMANOS - 30 DE JULHO DE 2018

Dia Internacional Contra o Tráfico de Seres Humanos - História

O Dia Internacional Contra o Tráfico de Seres homenageia a campanha realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a prevenção e redução dos crimes associados com o tráfico de pessoas. Este dia foi criado pela assembleia Geral das Nações Unidas em 2013. Essa celebração é uma das iniciativas incluídas no "Plano de Ação Global para Combater o Tráfico de Pessoas". Este plano também foi adotado pela assembleia Geral em 2010. O principal objetivo deste dia é aumentar a conscientização em relação à situação das vítimas do tráfico humano. Da mesma forma, procura promover e proteger os direitos das pessoas que estão em tal situação. Este dia é comemorado em 30 de julho de cada ano.

Dia Internacional Contra o Tráfico de Seres Humanos - Fatos  e Citações

  • O tráfico de seres humanos inclui as atividades criminosas que exploram mulheres, crianças e homens. Essas atividades incluem o trabalho e o sexo forçado. Estima-se que mais de 21 milhões de pessoas em todo o mundo são vítimas de tais atividades.
  • Questões relacionadas ao tráfico de pessoas são tratadas pelo Gabinete do Escritório das Nações Unidas contra as Drogas e o Crime (UNODC). Esta entidade apoia os governos dos países membros no que diz respeito ao "Protocolo para Prevenir, Suprimir e Punir o Tráfico".
  • Protocolo para Prevenir, Suprimir e Punir o Tráfico define as atividades que constituem o tráfico de pessoas. Da mesma forma, recomenda as ações que devem se tomadas pelos governos em termos de leis e medidas para prevenir e punir esse crime. O Protocolo dá ênfase especial aos crimes contra mulheres e crianças.
  • Uma das ações mais importantes tomadas no âmbito do Plano de Combate ao Tráfico de Pessoas foi a criação de um fundo para apoio financeiro. Este fundo destina-se a ajudar as mulheres e crianças que são vítimas de tráfico de seres humanos. Governos, empresas e indivíduos em todo o mundo podem contribuir para este fundo.
  • Todos os países devem unir esforços para superar esta ameaça transnacional apoiando e protegendo as vítimas, sem deixar de procurar e punir os criminosos. No Dia Mundial Contra o Tráfico Humano, tomamos a decisão de agir em conjunto em nome da justiça e dignidade para todos. Ban Ki-Moon, Secretário-Geral das Nações Unidas.

Dia Internacional Contra o Tráfico de Seres Humanos - Principais eventos e coisas a fazer

  • Você pode ser parte da causa que promove o Dia Internacional Contra o Tráfico Humano fazendo doações para o fundo de apoio financeiro para as vítimas deste crime. Você pode encontrar informações relacionadas à essas doações no site oficial das Nações Unidas.
  • Participar da campanha "Coração Azul", introduzida em 2010 pela Organização das Nações Unidas. Esta campanha promove o uso de uma fita de azul como um sinal de apoio às dificuldades vividas pelas vítimas de tráfico humano. Esse laço pode ser colocado em forma de coração no peito.
  • Atualmente, o UNODOC possui um site com a campanha #igivehope ou #douesperanca. No site é possível encontrar mais informações sobre as etapas, o programa e como usá-lo em redes sociais.
  • Comprar ou alugar o filme Anjos do Sol (2006). Dirigido por Rudi Lagemann, este filme conta a história de uma menina de doze anos de idade (Maria) e as experiências pelas quais passou após ser vendida por seus pais. É baseado em histórias da vida real que recria o mundo da prostituição infantil no Brasil.
  • Comprar ou alugar o documentário Escravos Invisível(2012). Produzido pela MTV, UNICEF, e o grupo musical Calle 13, este documentário retrata o problema do tráfico de seres humanos através da história de quatro jovens que foram vítimas desse crime nas ruas da América Latina.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue