segunda-feira, 11 de junho de 2018

1195
11 JUN 2018
Paulo Luís de Castro
POR PAULO LUÍS DE CASTRO
 
Uma, duas, três, quatro, cinco rescisões no Sporting, €100 milhões em risco
De equipa mais representada na seleção nacional que está na Rússia, o Sporting arrisca-se agora a ficar sem qualquer jogador nos 23 de Fernando Santos. Aos pedidos de rescisão anteriores de Rui Patrício e Daniel Podence, juntaram-se esta segunda-feira os casos de Gelson Martins, William Carvalho e Bruno Fernandes, já entregues à Federação Portuguesa de Futebol, Liga de Clubes e Sindicato de Jogadores Profissionais. O francês Jérémy Mathieu e o holandês Bas Dost poderão ser os próximos a exigir a saída de Alvalade.
Cimeira Kim/Trump: um tem tudo a ganhar, outro nem tanto
Na cidade-Estado de Singapura, às primeiras horas desta madrugada, os Presidentes da Coreia do Norte e dos Estados Unidos da América sentar-se-ão para um encontro histórico, que corre o risco de se transformar numa ratoeira para o segundo. Saiba porquê num texto dividido em dez pontos.
Quatro leituras de uma mesma imagem
A frase de Confúcio “uma imagem vale mais do que mil palavras” aplica-se ao instantâneo recolhido por Jesco Denzel e publicado no Twitter oficial de Angela Merkel, durante a mais recente cimeira do G7. Sentado e de braços cruzados, o Presidente Trump parece olhar com arrogância para a chanceler alemã (em primeiro plano), ladeada por outros altos dirigentes das mais importantes economias mundiais, que parece enfrentá-lo como porta-voz dos demais. A imagem correu mundo, tornou-se viral, e pedimos a três conhecedores de fotografia (uma professora de fotografia e cultura, um artista e professor, e um fotojornalista do Expresso) que a comentassem. Falámos ainda com um veterano diplomata conhecedor dos meandros deste tipo de eventos. A cimeira propriamente dita é também alvo de análise nesta edição, após Trump ter conseguido que terminasse em fiasco, com a sua recusa em assinar o texto final.
Processo de Pedrógão já tem dez arguidos mas só um deles é político
José Graça era vice-presidente da Câmara de Pedrógão Grande quando o grande incêndio de 17 de junho de 2017 queimou 50 mil hectares de terra e floresta e matou 66 pessoas. Está indiciado pelo crime de homicídio por negligência, porque enquanto responsável autárquico com o pelouro do Ambiente, da Agricultura e das Florestas foi entendido pelo procurador público que tinha responsabilidades na limpeza e manutenção das matas e florestas. É, por enquanto, o único titular de um cargo político a figurar na lista de dez arguidos do processo judicial que deverá estar à beira do fim e de uma acusação.
Mexia desafia chineses a revelar quanto pagarão em dividendos na EDP
A administração da EDP quer que a China Three Gorges diga claramente o que podem esperar os acionistas da elétrica em matéria de dividendos, caso a recente oferta pública de aquisição seja bem-sucedida. Na proposta apresentada os chineses são cautelosos quanto à futura remuneração de quem decida não vender as suas ações, o que indicia que dificilmente poderão contar com grandes subidas dos seus dividendos. António Mexia, presidente executivo da EDP, quer tudo bem explicado.
Bruno Vieira Amaral escreve sobre o rei da terra batida 
Um dia depois da 11ª vitória de Rafael Nadal na terra batida de Paris, o escritor Bruno Vieira Amaral explica por que razão o tenista espanhol “tornou Roland Garros o seu campo de treinos, a coutada onde recebe anualmente os aspirantes e lhes aplica corretivos impiedosos que eles são obrigados a aceitar com o prazer masoquista do discípulo perante o mestre”.
Ou a Icelandair avança ou privatização da SATA fica deserta
O grupo Icelandair, o único candidato à privatização de 49% da SATA Internacional, deverá esclarecer esta semana – ao que tudo indica esta terça-feira – se avança ou não com uma proposta vinculativa. Se não o fizer, o processo de privatização daquela subsidiária da companhia aérea açoriana ficará sem candidatos. Processo tem levantado dúvidas à Comissão de Trabalhadores, que acusa a administração de “má gestão”.
Boas leituras.
publicidade
Publicidade
LER O EXPRESSO DIÁRIO
FUTEBOL
Nova vaga de rescisões no Sporting deixa €100 milhões em risco
William, Gelson e Bruno Fernandes apresentaram esta segunda-feira a rescisão de contrato. Juntam-se a Rui Patrício e Podence
COREIA DO NORTE / EUA Dez razões pelas quais a cimeira de Singapura corre o risco de se transformar numa ratoeira para o presidente dos EUA
COREIA DO NORTE / EUA Dez razões pelas quais a cimeira de Singapura corre o risco de se transformar numa ratoeira para o presidente dos EUA
O estilo – ou, para os metafísicos entre vós, a alma – pode mais que os joelhos
POR BRUNO VIEIRA AMARAL
Martim Silva
Mundial de Futebol, a vitória das democracias liberais
 
Daniel Oliveira
Bourdain, a vida que eu invejei
 
Henrique Raposo
E se África for o futuro?
 
OPA
Mexia desafia chineses a assumir compromisso sobre dividendos na EDP
INCÊNDIOS
Processo de Pedrógão já tem dez arguidos. Só um tem um cargo político
PRIMAVERA SOUND | PORTO
O sábado de chuva em que nos tornámos farrapos emocionais: Moullinex faz a crítica ao já mítico concerto de Nick Cave
ECONOMIA
Indústria da construção precisa pelo menos de 50 mil trabalhadores. Emigração e reposição geracional afligem
CIMEIRA DO G7
Comércio mundial. “Inversão histórica” no G7 poderá ter “consequências sérias e perigosas”

VIDAS QUASE ESQUECIDAS
Antónia Rodrigues, “o terror dos mouros”

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

Seguidores

Pesquisar neste blogue