sexta-feira, 25 de maio de 2018

RTP - O ESSENCIAL

Se não conseguir visualizar a newsletter, clique aqui
 25 Maio, 2018 
Partilhar Subscrever
Sérgio Alexandre
Jornalista
Sérgio Alexandre

Bem-vindo

Crise política em Espanha: PSOE apresenta moção de censura ao Governo Rajoy. Coreia do Norte diz que ainda quer cimeira nuclear com os EUA. O parlamento já tem dúvidas sobre Pedro Siza Vieira há pelo menos quatro meses e há outro membro do executivo que terá acumulado funções de governante com as de empresário. Direção do Sporting deve cair daqui a um mês, na Assembleia Geral destitutiva ontem marcada contra a vontade de Bruno de Carvalho. Abre hoje mais uma Feira do Livro de Lisboa – maior e mais confortável, garante a organização.


Nova crise política em Espanha


Nova crise política em Espanha

O Partido Socialista espanhol apresentou uma moção de censura ao governo de Mariano Rajoy. Para que seja aprovada, precisa de, pelo menos, 176 votos favoráveis. A moção de censura foi entregue no dia seguinte ao desfecho judicial do escândalo de corrupção e financiamento ilegal conhecido como o caso Gürtel. A Audiência Nacional de Espanha condenou o ex-tesoureiro do Partido Popular Luis Barcenas a 33 anos de cadeia. O próprio partido, que está no poder em Espanha, foi condenado ao pagamento de 240 mil euros, neste caso que tinha 37 acusados, dos quais apenas oito foram absolvidos.

Coreia do Norte regressa ao tom conciliatório


Coreia do Norte regressa ao tom conciliatório

Continua a dança – que mais parece um baile de máscaras – entre os EUA e a Coreia do Norte. Depois de Donald Trump ter ontem anunciado o pouco ou nada surpreendente cancelamento da cimeira nuclear com Kim Jong-un, o regime norte-coreano fez saber que continua disponível para reatar “a qualquer momento” a perspetiva de um encontro ao mais alto nível entre os dois países.

Parlamento aguarda há quatro meses explicações de Siza Vieira


Parlamento aguarda há quatro meses explicações de Siza Vieira

Público revela esta sexta-feira que o caso da eventual incompatibilidade de Pedro Siza Vieira para exercer um cargo governamental já havia suscitado dúvidas na Assembleia da República em janeiro. Há quatro meses, foi remetido ao ministro-adjunto um pedido de esclarecimentos sobre a natureza das suas funções numa empresa imobiliária por ele criada – pedido a que Siza Vieira ainda não terá respondido, concretiza o jornal. Também hoje, a imprensa noticia que João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e Desporto, terá acumulado durante quase dois anos as funções de governante com a com a gerência de uma empresa pessoal.

Socialistas em Congresso


Socialistas em Congresso

Mais logo, ao início da noite, António Costa vai abrir o XXII Congresso do PS, que decorre até domingo na Batalha. Nesta reunião será, ao que tudo indica, proclamada a continuidade da aposta numa solução governativa parlamentarmente apoiada pela concertação entre os partidos de esquerda. A moção de orientação política que António Costa leva ao Congresso, com o título “Geração 20/30”, contempla e faz propostas divididas por quatro temas principais: o desafio demográfico, as alterações climáticas, a sociedade digital e o combate às desigualdades. Mas o comentador da RTP Ricardo Jorge Pinto lembra que o Congresso poderá não conseguir passar ao lado de alguns “embaraços”.

Cancro da mama. IPO recomenda acompanhamento nos centros de saúde e hospitais


Cancro da mama. IPO recomenda acompanhamento nos centros de saúde e hospitais

O diretor clínico do IPO de Lisboa defende que os utentes que já tiveram cancro na mama há mais de cinco anos possam passar a ser seguidas pelo médico de família e hospitais. As declarações surgem depois de o Diário de Notícias ter revelado esta sexta-feira que o Instituto Português de Oncologia em Lisboa não está a conseguir assegurar mamografias de vigilância a mulheres que tiveram cancro há mais de cinco anos.

Direção do Sporting deve cair daqui a um mês


Direção do Sporting deve cair daqui a um mês

O quotidiano do Sporting continua turbulento e o seu futuro incerto. No take 2 da reunião entre a direção do clube e os órgãos sociais demissionários, ontem à noite, Bruno de Carvalho insistiu na recusa em se afastar da liderança e, em resposta, o presidente da MAG anunciou para 23 de junho um Assembleia Geral destitutiva, com o único propósito de forçar o fim do mandato das cúpulas leoninas. Bruno de Carvalho acusou Jaime Marta Soares de usar a bomba atómica sem necessidade e de, com isso, causar grande dano ao Sporting.

Novas regras de proteção de dados na UE. O que muda para empresas e cidadãos?


Novas regras de proteção de dados na UE. O que muda para empresas e cidadãos?

Não me arrisco grandemente a falhar se supuser que nos últimos dias recebeu dezenas de e-mails de empresas e serviços a pedirem que aceite ou reveja as suas políticas de privacidade. Se ainda não sabe porquê, é por isto: entra hoje em vigor a nova lei europeia que vem alterar a forma como os nossos dados pessoais podem ser usados. Está tudo explicado neste artigo da Andreia Martins.

Abre a 88.ª Feira do Livro de Lisboa


Abre a 88.ª Feira do Livro de Lisboa

A Feira do Livro de Lisboa começa esta sexta-feira. Até dia 13 de junho, os 23 mil metros quadrados este ano dedicados ao evento no Parque Eduardo VII vão fervilhar de movimento. Uma festa de cultura e conhecimento com quase 300 pavilhões, que albergarão para cima de 600 marcas editoriais. E há mais boas notícias: este acontecimento emblemático de Lisboa será mais cómodo para os visitantes, com mais áreas de sombra e espaços de descanso e lazer.



A NÃO PERDER
A Expo98 foi há 20 anos

A Expo98 foi há 20 anos

Já há 20 anos?!… É verdade, o tempo voa. A Expo foi algo de único na história recente do nosso país e, ao contrário do que aconteceu noutras paragens, deixou um legado. Participar na criação ou na representação da Exposição dos Oceanos e na requalificação urbanística da então deteriorada região oriental de Lisboa foram tarefas desempenhadas na primeira pessoa pelos seis entrevistados pelo jornalista da Antena1 José Guerreiro. Aqui fica o convite para ver e ouvir essas conversas.









 
    Facebook .Twitter .Google .Email    
App RTP Notícias, Versão iPhone
App RTP Notícias, Versão Android

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

DIA MUNDIAL DO SORRISO - 28 DE ABRIL DE 2024

  Sorriso 25 línguas Artigo Discussão Ler Editar Ver histórico Ferramentas Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.   Nota:  Para outros sig...

Arquivo do blogue

Seguidores

Pesquisar neste blogue