A Expedição de Australianos e Neozelandes na Antártica em 1911
F. Bickerton olhando para a paisagem perto da Baía de Commonwealth, circa 1912
Caverna de gelo esculpida pelo mar próximo à Baía de Commonwealth, circa 1912
Naufrágio do 'Gratidão', Ilha Macquarie, 1911
Uma formação de gelo parecida com um cogumelo, 1912
A Expedição Antártica Australásia começou em 2 de dezembro de 2011, quando o navio Newfoundland, o Aurora, partiu para a Ilha Macquarie com 31 homens a bordo. Eles foram escolhidos a dedo em universidades na Austrália e na Nova Zelândia para conduzir pesquisas sobre o continente congelado.
Uma torrente radiante iluminada pelo sol da meia-noite, circa 1912
Aeronave Air-tractor, circa 1912
Huskies puxando trenó, circa 1912
Harold Hamilton buscando macro plânctons do oceano no navio Aurora, circa 1912
Cinco dos 31 homens a bordo desembarcaram e montaram uma base na Ilha Macquarie para que as comunicações de rádio pudessem ser transmitidas entre ela e a ilha australiana de Hobart. A base de pesquisa e comunicação de rádio que foi fundada por esses cinco homens ainda existe até hoje.
Arthur Sawyer e um filhote de elefante-marinho, circa 1912
Harold Hamilton e o esqueleto de um elefante-marinho, circa 1912
O navio Aurora atravessa placas de gelo no Mar de d'Urville, dezembro de 1913
Membros da Expedição Antártica Australásia na cozinha, circa 1912
O próximo passo era estabelecer mais duas bases no próprio continente Antártico - a Base Principal na Baía da Commonwealth e a Base Ocidental na Terra da Rainha Maria. O estabelecimento das duas bases foi liderado por Douglas Mawson e Frank Wild, de Yorkshire, que também fazia parte da expedição.
Frank Hurley lavando filmes cinematográficos do "Aurora", circa 1912
Começando a jornada de exploração; "As Grutas", circa 1912
Wild e Wations em sacos de dormir durange a viagem de trenó, circa 1912
Mawson descansa ao lado do trenó durante a primeira viagem na Terra Adélia, circa 1912
Cerca de 18 dos 31 homens da expedição passaram o inverno de 1912 na Baía de Commonwealth, e sete deles, incluindo Mawson, permaneceram no inverno de 1913 após uma terrível tragédia.
Mertz saindo da cabana pelo alçapão no telhado da varanda, circa 1912
Um cachorrinho na Antártica após uma nevasca, circa 1912
Pinguins-de-adélia cobertos de gelo após uma nevasca no Cabo Denison, circa 1912
Pinguim-de-adélia coberto de gelo, circa 1912
Mawson e dois outros homens, Xavier Mertz e Belgrave Ninnis, partiram em uma viagem de trenó ao interior da Antártica em novembro de 1912 para mapear territórios inexplorados, mas dois dos homens nunca conseguiram chegar à base.
Corborões protegendo a ninhada, Ilha de Macquarie, circa 1912
Os cães Basilisk e Ginger na base central, circa 1912
Máscara de gelo, C.T. Madigan, circa 1912
Bob Bage e J. Hunter a 100 quilômetros ao sul
Enquanto atravessavam o terreno implacável, Ninnis estava perdido quando caiu em uma fenda, levando um trenó com a maioria dos suprimentos. Mawson e Mertz tiveram que comer os cães do trenó para sobreviver.
Bage na entrada do Observatório Astronômico, Antártica, 1911-1914
Elefantes-marinhos jovens na praia, Ilha de Macquarie, Antártica, 1911-1914
Elefanta-marinha na Ilha de Macquarie, Antártica, 1911-1914
Pinguins-reis, Antártica, 1911-1914
Mertz também pereceu no deserto gelado graças a uma combinação de esgotamento físico, fome e o que muitos acreditam ser a toxicidade da vitamina A por comer o fígado dos cães. Mawson teve que viajar sozinho por mais de 160 quilômetros para a base com muito pouca comida depois de ter perdido o seu trenó com alimentos e espécimes geológicos.
Pinguim-macaroni, Antártica, 1911-1914
Foca-de-weddell na geleira Shackeleton Ice Shelf, Antártica, 1911-1914
Descarregando os cães na Base Ocidental, fevereiro de 1912
Inverno na Terra da Rainha Maria, 1911-1914
Ele chegou de volta à Base Principal em 8 de fevereiro de 1913, apenas algumas horas depois que a maioria dos membros da expedição partiu para casa no navio Aurora. Felizmente, seis voluntários ficaram para trás para procurar Mawson e os outros homens desaparecidos. Eles acabaram ficando por mais um ano.
Uma espécie de veneza de focas, 1911-1914
Pinguim-macaroni, 1911-1912
Descarregando suplementos no Cabo Denison, 1911-1914
Madigan no trilho e Mawson saindo do trilho do navio Aurora, 1911-1914
Mawson escreveu sobre sua experiência angustiante em seu livro, Home of the Blizzard, e recebeu o título de cavaleiro por suas realizações. Seus esforços de exploração contribuíram com mais conhecimento geográfico da Antártica do que qualquer outro realizado durante a Era Heróica.
Com o equipamento de trenó completo no planalto, 1911-1914
Retrato do grupo de expedição, 1911-1914
O navio Aurora visto da caverna da geleria Mertz, Baía de Commonwealth, dezembro de 1913
O Cabo Denison durante uma nevasca; para atravessá-la, era preciso usar crampons, machados com ponta e botas especiais, e mesmo assim o caminho era difícil e poderia ser muito perigoso.
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